Duvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fisiowilliam

Well-Known Member
Joined
Aug 6, 2014
Messages
70
Reaction score
5
Boa noite, acabei de tentar fazer minha primeira cerveja, um kit de American Pale Ale, de 5 litros da loja Lamas.... E surgiram algumas duvidas.... Fiz uma rampa de 68 graus e mesmo depois de 1h e 15 minutos ainda dava positivo o teste do iodo, não fiz com o densimetro e refratometro, pois, ainda não tenho... Teria que ter deixado mais tempo, no manual que veio junto com o kit dizia 1 hora.
Durante a circulação do mosto, meu kit é a spagueteira que usa o pano, o liquido demorava muito para passar pelos grãos, isso é normal?
Durante a fervura vi que diminuiu muito o volume do liquido, devido a evaporação e o liquido ficou escuro, é normal ?
Ultima, depois que coloquei no fermentador, fui transporta-lo e derrubei um pouco do alcool 70% que estava no airlock dentro do fermentador, o que pode acontecer? Pode ter estragada toda esta minha primeira cerva?
Obrigado a todos desde ja.
 
Mais uma!!! rsrsrsr
Qto tempo demora, em média, para o airlock dar sinal de vida?
Terminei ontem por voltas das 1:00h e hoje as 6:30h, quado sai para o trabalho, dei uma olhadinha e nenhum sinal de vida, sera que o alcool que derramei la dentro (coisa de menos da metade do que estava no airlock) pode ser o responsável?
A temperatura esta noite girou por volta dos 16 graus.... o fermento que utilizei foi o US 05, que veio no kit.
 
Olá FisioWilliam,

Penso que pelo tempo usado na mostura (75 minutos) você deve ter conseguido converter quase todo o amido, mesmo que o iodo não mostre isso (também apanho um pouco com ele).

Mas vale ressaltar que pela temperatura usada (limite superior de 68C) você terá uma menor atenuação que pode resultar em uma cerveja com mais corpo ("adocicada"). Dê uma olhada neste link: http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/brassagem-avancada/

Sobre o álcool derramado do airlock, acho que você não terá problemas. Já aconteceu algumas vezes comigo e tudo normal!

Qual temperatura estava o mosto quando você colocou o fermento ontem de noite? Qual foi a técnica de resfriamento utilizada?

Abs,
 
Olá FisioWilliam,

Penso que pelo tempo usado na mostura (75 minutos) você deve ter conseguido converter quase todo o amido, mesmo que o iodo não mostre isso (também apanho um pouco com ele).

Mas vale ressaltar que pela temperatura usada (limite superior de 68C) você terá uma menor atenuação que pode resultar em uma cerveja com mais corpo ("adocicada"). Dê uma olhada neste link: http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/brassagem-avancada/

Sobre o álcool derramado do airlock, acho que você não terá problemas. Já aconteceu algumas vezes comigo e tudo normal!

Qual temperatura estava o mosto quando você colocou o fermento ontem de noite? Qual foi a técnica de resfriamento utilizada?

Abs,

Ola amigo... a tecnica de resfriamento foi banho maria, como meu kit é pequeno (5 litros) consegui, na própria pia da cozinha, encher de gelo e colocar a panela dentro, acredito que tenha demorado uns 10/15 minutos para chegar aos 28º.
O mosto estava a cerca de 28º graus (estava com 2 termometros, o que veio no kit marcava 28º e um digital que comprei que marcava 29,5º), antes de colocar o fermento no mosto, fervi 50ml de agua, esperei chegar aos 28º e coloquei o fermento que ficou por cerca de 25 minutos, depois misturei esta agua com fermento no mosto.
Valeu por enquanto!!!!
 
Boa noite, acabei de tentar fazer minha primeira cerveja, um kit de American Pale Ale, de 5 litros da loja Lamas.... E surgiram algumas duvidas.... Fiz uma rampa de 68 graus e mesmo depois de 1h e 15 minutos ainda dava positivo o teste do iodo, não fiz com o densimetro e refratometro, pois, ainda não tenho... Teria que ter deixado mais tempo, no manual que veio junto com o kit dizia 1 hora.
Durante a circulação do mosto, meu kit é a spagueteira que usa o pano, o liquido demorava muito para passar pelos grãos, isso é normal?
Durante a fervura vi que diminuiu muito o volume do liquido, devido a evaporação e o liquido ficou escuro, é normal ?
Ultima, depois que coloquei no fermentador, fui transporta-lo e derrubei um pouco do alcool 70% que estava no airlock dentro do fermentador, o que pode acontecer? Pode ter estragada toda esta minha primeira cerva?
Obrigado a todos desde ja.
O teste do iodo pode ter dado negativo por pegar mosto com pedaços sólidos demais na hora de fazer o teste.

Mais um motivo pelo qual eu faço mosturação de 1h30 e nunca faço teste do iodo.

Abraço,
 
Cara,

Quanto ao Alcool, é pouco pra estragar a cerveja, nem esquente.
Quanto ao teste do Iodo, também acho que nao reflete bem, 1h15 é um tempo bom.

Agora, pra parte da perda por evaporação, você fez a lavagem dos grãos? Geralmente nessa etapa, se adiciona um pouco mais de água justamente pra compensar esta perda.

Abs
 
Hoje, o movimento do fermentador esta bem lento, esta correto?
Sera que ja esta acabando a fermentação ou ocorre esta diminuição mesmo?
 
William, também sou iniciante mas como você não teve resposta ainda vou me meter na história.

Como é a sua primeira é a coisa mais normal ficar ansioso sobre "Será que está dando certo? Será que isso é normal? Será que estragou?". Uma coisa que estou aprendendo com esse novo hobby é ter paciência... Infelizmente muitas respostas só serão dadas pelo tempo hehe E como o Guenther sempre diz, não tente corrigir o que você não tem certeza que está errado, pois aí sim pode ficar errado mesmo! Aprendi do pior jeito!!

Pelo que você falou entendo que você esteja fermentando em temperatura ambiente, então na próxima se você conseguir resfriar mais o mosto antes de inocular pode ser interessante (lembre de resfriar o fermento também). A própria fermentação vai gerar calor, e especialmente nos primeiros dias de fermentação a temperatura muito alta pode gerar sabores indesejados. Deixando a temperatura inicial mais baixa ajuda a amenizar isso.

Sobre os tempos, nunca tem regra, cada caso vai ser um caso... Mas parece tudo certo, está quase fechando três dias, a temperatura não deve ter ficado tão baixa, deve estar diminuindo a atividade sim. Se você tiver paciência procure deixar um tempo maior maturando, especialmente se a temperatura da fermentação foi mais elevada. Se tiver uma torneira no fermentador pode ir provando pra acompanhar as alterações no sabor e decidir quando "chega de maturar".

Mas é isso cara, espero ter ajudado. Não sei muito ainda mas boa vontade não falta ;)
 
Hoje, o movimento do fermentador esta bem lento, esta correto?
Sera que ja esta acabando a fermentação ou ocorre esta diminuição mesmo?

É normal, está acabando a fase principal. Agora é importante subir aos poucos a temperatura, pra estender o máximo essa fase e não deixar açucares residuais, e também para reabsorção dos off-flavors (próxima fase, estacionária) ocorrer mais rapida e efetivamente.

Abç
 
Valeu amigos.... realmente a ansiedade para ver se esta dando certo é muita..rsrsrsr....
Hoje fiquei dando uma olhada no fermentador... esta borbulhando, mas coisa de 1 bolha por minuto...rsrsrs... minha esposa até brincou comigo... " você esta olhando mais para esta cerveja do que para mim...." rsrsrsr
Vou "tentar" relaxar e ver o que vai dar... amanha vou fazer outra leva, para aproveitar a outra metade do saquinho de fermento...
Na receita original que veio do lamas estava 1kg de malte pilsen + 0,250 kg de carared.... como não tenho o carared estou pensando em colocar o Munick, red ou carafa 3... qual deles seria melhor para substituir o carared? Sera que posso colocar um pouco de aveia tb? rsrsrsr
Valeu a todos por enquanto...
 
Valeu amigos.... realmente a ansiedade para ver se esta dando certo é muita..rsrsrsr....
Hoje fiquei dando uma olhada no fermentador... esta borbulhando, mas coisa de 1 bolha por minuto...rsrsrs... minha esposa até brincou comigo... " você esta olhando mais para esta cerveja do que para mim...." rsrsrsr
Vou "tentar" relaxar e ver o que vai dar... amanha vou fazer outra leva, para aproveitar a outra metade do saquinho de fermento...
Na receita original que veio do lamas estava 1kg de malte pilsen + 0,250 kg de carared.... como não tenho o carared estou pensando em colocar o Munick, red ou carafa 3... qual deles seria melhor para substituir o carared? Sera que posso colocar um pouco de aveia tb? rsrsrsr
Valeu a todos por enquanto...

Nossa, mas isso é 25% de carared, é muita coisa...

Esse malte red é o que? não conheço...
Munich é uma boa opção pra usar nessa proporção, vai ficar diferente, mas legal.
Se for usar aveia use pouco pra começar, 5% é bom.
 
Ola... amanha ira fazer 7 dias que a minha primeira APA estara fermentando... observando veja que o airlock ainda esta borbulhando, muito pouco, cerca de uma bolha a cada 2 minutos... como não tenho o densimetro e o refratometro, eu posso ao inves de deixar 7 dias (como esta no manual do kit) deixar cerca de 10 dias e depois levar para a geladeira por mais 10?
 
Ola... amanha ira fazer 7 dias que a minha primeira APA estara fermentando... observando veja que o airlock ainda esta borbulhando, muito pouco, cerca de uma bolha a cada 2 minutos... como não tenho o densimetro e o refratometro, eu posso ao inves de deixar 7 dias (como esta no manual do kit) deixar cerca de 10 dias e depois levar para a geladeira por mais 10?

Não siga essas instruções de dias do manual!

De preferência, agora que está no final da fermentação, levante a temperatura, pra acelerar a reabsorção dos off-flavors e terminar o processo. Pode botar lá pros 23 sem problema. Deixa assim por uns dias mesmo após terminar de borbulhar, porque ainda tem atividade. Só depois baixar a temperatura.

Abç
 
Tiago, deixa eu me intrometer um pouco e tirar uma dúvida.
Este processo de aumentar a temperatura e depois baixar, é feita com o fermento ainda dentro do fermentador? Ou você troca o recipiente, retirando o fermento, para iniciar a maturação?
 
Tiago, deixa eu me intrometer um pouco e tirar uma dúvida.
Este processo de aumentar a temperatura e depois baixar, é feita com o fermento ainda dentro do fermentador? Ou você troca o recipiente, retirando o fermento, para iniciar a maturação?

Sempre no fermentador, a cerveja só sai de cima do fermento pra ir pra garrafa/barril.

A idéia de aumentar a temperatura é fazer justamente o fermento trabalhar mais, porque no final da fermentação ele quer mesmo é acabar logo e descansar, então a gente dá esse "incentivo" pra ele terminar o serviço.

Baixar a temperatura é o contrario, é fazer ele descer lá pro fundo pra gente poder levar pra garrafa uma cerveja mais limpa, trocar de recipiente induz à oxidação da cerveja e não ajuda nesse processo.

Abraço
 
Tiago, então para eu levar para geladeira eu não preciso tirar a cerveja para outro fermentador deixando a parte final para jogar fora...?
 
Tiago, então para eu levar para geladeira eu não preciso tirar a cerveja para outro fermentador deixando a parte final para jogar fora...?

Não, pode manter no mesmo fermentador sem problemas.
 
Ok... após a fermentação, ao iniciar a maturação, qdo for colocar na geladeira, eu coloco com ou sem o airlock? se for sem o airlock, eu tenho que tampar o furo onde se encaixa o airlock?
 
Ok... após a fermentação, ao iniciar a maturação, qdo for colocar na geladeira, eu coloco com ou sem o airlock? se for sem o airlock, eu tenho que tampar o furo onde se encaixa o airlock?

Cara, tanto faz... como o volume vai diminuir por causa da temperatura o balde vai tender a sugar ar, então caso vc use um airlock tipo mangueira imersa em sanitizante, retire.

Caso use airlock tipo S normal vai perceber borbulhando pra dentro, no sentido contrário. Mesmo entrando ar não tem problema porque o CO2 é mais pesado e vai se manter acima da cerveja, protegendo ela.

Abraço
 
Voltei correndo para o livro do John Palmer, e li que ele também recomenda utilizar apenas um fermentador, principalmente para as Ales. Talvez foi o que faltou para minha Strong Gold Ale. Porem este tempo não deve ser maior que 3 semanas, pois inicia-se o processo de autolise da levedura.
Está correto?
 
Voltei correndo para o livro do John Palmer, e li que ele também recomenda utilizar apenas um fermentador, principalmente para as Ales. Talvez foi o que faltou para minha Strong Gold Ale. Porem este tempo não deve ser maior que 3 semanas, pois inicia-se o processo de autolise da levedura.
Está correto?

Sob as condições normais não, é possível deixar a cerveja um bom tempo em cima da levedura sem problemas.

O livro do John Palmer que está disponível em portugues é primeira edição, naquela época ele recomendava fazer transferencia pra um segundo recipiente depois de alguns dias, hoje em dia ele recomenda o contrário. Isso porque a qualidade das leveduras naquela época era muito precária e o processo de autólise ocorria devido à isso.

Hoje em dia não se faz mais isso, porque além de vc estar praticando algo inútil, que é tirar parte da levedura que tá trabalhando pra vc, vc está introduzindo algum oxigênio junto, o que acelera o processo de degradação da cerveja.
 
Já esqueci de retirar o airlock quando fiz a trasfega (que fazia e não faço mais) e óbvio, ao abrir a torneira o álcool 70º foi chupado para dentro do Balde. Pensei: tá 110% sanitizado.

Não sei se você usa controlador de temperatura TIC 17 na geladeira... se o faz, coloque o termostato grudado no balde fermentador e use um isolante térmico. Isopor...etc. A temperatura da geladeira é uma coisa, dentro do balde é outra!

TAMPE O FURO DO AIRLOCK. Não custa nada!
 
Back
Top