Duvidas sobre compra de fogareiro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvarofisica

Well-Known Member
Joined
Nov 5, 2018
Messages
60
Reaction score
22
Location
vitoria - ES
Boa Tarde,

Sou iniciante e fiz a minha primeira brassagem neste sábado (10/11/18) de 20l pelo método BIAB e tudo correu bem exceto que demorou 2 horas para atingir a temperatura de mostura e 3 horas para iniciar a fervura que não foi intensa como imagino que deveria ser.

Usei um fogareiro de alta pressão desses simples e estou pensando em trocar para um de alumínio fundido do tipo "caga fogo"
mas procurando no mercado livre encontrei vários vendedores com variados tamanhos e marcas.

Alguém aqui usa um desses para a brassagem poderia me indicar um modelo ou, se for permitido pelas regras, um vendedor de confiança?

Agradeço antecipadamente.
 
O Caga fogo para 20 litros eu acho muito forte, ele ferve com pressão pacas o meu caldeirao de 50 que é um barril de chopp....
 
Pode usar na boa o caga fogo. Minha produção é BIAB de 20L com uns 33L iniciais.
Sempre usei o caga fogo. Aquele modelo basicão fundido.

Se achar que tá com muita pressão, é só fechar um pouco a vazão.
 
Pensei nisso mas o problema é que faço a brassagem em um terraço que não possui instalação elétrica para tomadas
Teria que usar uma extensão e fico com receio

O teu problema pode ter sido causado devido a perda de temperatura para o ambiente e não por falta de potencia.
Esse local tem muito vento? Você utiliza algum revestimento térmico nas panelas?
 
O teu problema pode ter sido causado devido a perda de temperatura para o ambiente e não por falta de potencia.
Esse local tem muito vento? Você utiliza algum revestimento térmico nas panelas?

É bem ventilado e não usei nada de proteção.
Pensando nesta possibilidade vale a pena uma segunda tentativa com esse fogareiro usando algum tipo de corta vento.

Conhece algum isolante que eu possa enrolar a panela sem risco de fogo?
 
Boa Tarde,

Sou iniciante e fiz a minha primeira brassagem neste sábado (10/11/18) de 20l pelo método BIAB e tudo correu bem exceto que demorou 2 horas para atingir a temperatura de mostura e 3 horas para iniciar a fervura que não foi intensa como imagino que deveria ser.

Usei um fogareiro de alta pressão desses simples e estou pensando em trocar para um de alumínio fundido do tipo "caga fogo"
mas procurando no mercado livre encontrei vários vendedores com variados tamanhos e marcas.

Alguém aqui usa um desses para a brassagem poderia me indicar um modelo ou, se for permitido pelas regras, um vendedor de confiança?

Agradeço antecipadamente.


Tenho um caga-fogo desses do Mercado Livre, muito bom, ferve rapidamente o caldeirão de 45 litros. Pode comprar sem medo.
Comprei desse cara aqui ... https://produto.mercadolivre.com.br...io-caga-fogo-cerveja-artesanal-_JM?quantity=1
 
Muito obrigado a todos que ajudaram.

Vou tentar uma segunda brassagem usando algum tipo de proteção contra o vento e dissipação de calor pra ver se aproveito o mesmo fogareiro que já comprei.
se não der certo parto pra esse fogareiro que o mestrekame indicou.
 
Muito obrigado a todos que ajudaram.

Vou tentar uma segunda brassagem usando algum tipo de proteção contra o vento e dissipação de calor pra ver se aproveito o mesmo fogareiro que já comprei.
se não der certo parto pra esse fogareiro que o mestrekame indicou.
Vento é um problemão. Vc pode colocar a proteção de modo que o vento incida diretamente sobre ela, mas ela criará o efeito do "vácuo" que perturbará o fogo também. Com vento a eficiência cai muito. A melhor solução é ambiente bem mais fechado que um terraço, mais fechado possível para não sofrer a interferência de ventos (mesmo que seja mínima).
Para 20 litros a maioria dos fogareiros de alta pressão faz um bom trabalho. Esse seu tempo bem exagerado realmente é o vento.
 
Com certeza é ventilação. Eu faço BIAB em caldeirão de 32 litros com o fogareiro de 4 caulins (ver anexo) e funciona perfeitamente. Pra atingir 70 graus demora +/- 40 minutos e depois mais uns 20 minutos para atingir fervura.
 

Attachments

  • Fogareiro.jpg
    Fogareiro.jpg
    14.9 KB · Views: 12
Como mencionado pelo amigo acima, ia recomendar um de 4 caulins.
Uso para aquecer minha água de lavagem e aguenta até uns 40L tranquilo.
 

Latest posts

Back
Top