Duvidas sobre a Lavagem do Fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luisdelamonica

Well-Known Member
Joined
Sep 12, 2015
Messages
55
Reaction score
9
Pessoal, boa noite!

Na semana passada fiz a lavagem do fermento de uma cerva que engarrafei. Usei 2 pacotes hidratados de US-05 em uma leva de 24 litros de uma APA com 10% de trigo maltado, com OG de 1.050 e deu 1.010 de FG.
Fiz a lavagem como vi em um outro post aqui do forum.
Minha dúvida é com relação ao seguinte: Por conter Malte de Trigo Claro, se, durante a lavagem eu tenha levado junto muita proteína. As vezes posso estar achando que tenha conseguido aquela quantia significativa, mas na verdade tenha somente um pequeno percentual de levedura e a maior parte só de proteína.
Tem uma consistência bem compacta, tá tudo muito bem "grudado". Virei o vidro um pouco de lado e demorou pra sair do lugar aquela lama.
Seguem algumas fotos do vidro e do Erlenmayer que armazenei.
Peço que analisem e vejam se esta tudo correto.
Vlw
uploadfromtaptalk1454638547168.jpguploadfromtaptalk1454638556803.jpguploadfromtaptalk1454638568358.jpguploadfromtaptalk1454638589125.jpguploadfromtaptalk1454638601567.jpg
 
Me parece levedura pura. Quando faço lavagem e reaproveitamento o aspecto que procuro é esse mesmo.
 
Me parece levedura pura. Quando faço lavagem e reaproveitamento o aspecto que procuro é esse mesmo.
Que bom..
fiquei preocupado em estar guardando só proteínas coaguladas [emoji23] ....
Obrigado pela resposta, Kbid
 
Parece bem limpa a levedura.

Normalmente a proteína e a levedura morta tem uma cor marrom-escura, elas tendem a ser eliminadas no processo de lavagem.

A levedura boa que se obtém tem cor bege/branca e adquire um aspecto mais compacto depois de decantar.

Abraço
 
Parece bem limpa a levedura.

Normalmente a proteína e a levedura morta tem uma cor marrom-escura, elas tendem a ser eliminadas no processo de lavagem.

A levedura boa que se obtém tem cor bege/branca e adquire um aspecto mais compacto depois de decantar.

Abraço
Opa, valeu Tiago...
Eu imaginei que neste caso, por conter trigo maltado, pudesse ser mais claro que o normal e o o trub ficasse lá normalmente marrom esverdeado....
É a primeira vez q utilizei trigo em uma receita por isso fiquei na dúvida, mas pelo jeito ficou legal a lavagem...
Valeu
 
Estou no mesmo impasse. Segue a foto. Do que eu recolhi do final da lama do fermentador cônico ( a parte que ficou acima )
b67aa2a50c8467b3956032df05277cb2.jpg

Só que no meu caso depois de sacudir quase nada do fica em suspensão, então acredito que a parte que não se mistura seja trub. Correto?
979b0b65b96d1d775ca72abdb8acc662.jpg
 
Estou no mesmo impasse. Segue a foto. Do que eu recolhi do final da lama do fermentador cônico ( a parte que ficou acima )
b67aa2a50c8467b3956032df05277cb2.jpg

Só que no meu caso depois de sacudir quase nada do fica em suspensão, então acredito que a parte que não se mistura seja trub. Correto?
979b0b65b96d1d775ca72abdb8acc662.jpg
Fez a lavagem seguindo certinho os passos, fabiobrum?

Tá bem limpo essa amostra.... parecida com a minha
 
Rateei, não postei a foto da parte que lavei. O que está na foto é a lama da parte superior do fermentador cônico. Fiz como indicaram para lavagem com a parte do meio é praticamente não ficou nada de levedura. Para não jogar toda a lama fora, e por estar bem limpa, acabei guardando essa parte superior para ver no que vai dar.
 
Back
Top