Duvidas: fermentação no galão de água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Boa tarde galera,

Depois que eu adquiri uma geladeirinha pra controlar a temperatura da fermentação, eu vi que o balde fermentador não cabe dentro dela, porem, o galo de agua de 20l cabe na pinta! A partir dai, se tornou necessário que eu utilizasse ele como fermentador (ja li varias coisas sobre isso e ja vi que é tranquilo de fazer), mas fiquei com umas duvidas.

1 - Na hora recolher amostras durante a fermentação para medir a densidade, eu vou ter que abrir a tampa dele (aquela de silicone) e pegar umas gotas com uma pipeta. Essa abertura pode comprometer minha cerveja? digo isso por risco de contaminação, contato com oxigênio ou qlqr outra coisa.

2 - pretendo fazer fermentação, maturação, DH, clarificação com gelatina tudo no mesmo galão, fazendo transferencia apenas na hora de fazer primming e envase. Algum problema com isso?

3 - To achando muito caro o auto sifão (80 conto) então pretendo fazer da seguinte maneira: encher uma mangueira com solução de iodofor, colocar uma extremidade dela dentro do galão, quando abaixar a outra o iodofor vai sair e começar a puxar a cerveja. a duvida é, o contato da cerveja com um pouco de iodofor vai estragar minha cerveja, deixar gosto ou cheiro? (tenha em mente que só após todo o iodofor sair e começar a sair só cerveja que eu passo a mangueira pra dentro do balde)

Valeu pessoal!
 
1 - Vc só tem que tomar os devidos cuidados com a sanitização. Sanitize tudo. Mãos, borda do fermentador(galão), pipeta, etc.
Agora, o galão vai estar cheio até a boca pra vc conseguir enfiar a pipeta e coletar o liquido? E se o rendimento for baixo? Já pensou que o galão não vai estar sempre cheio até na tampa(nem pode)? Talvez fique um pouco sem jeito pra coletar a cerveja com uma pipeta. Mas enfim, seguindo tudo isso, não consigo ver nenhum problema em simplesmente abrir o galão.
Outra coisa. Vai medir com refratômetro né? Não se esqueça de fazer a correção.

2 - Tranquilo, eu faço assim.

3 - Tranquilo. Cuidado pra não fazer sujeira, hehehe.
 
1 - Vc só tem que tomar os devidos cuidados com a sanitização. Sanitize tudo. Mãos, borda do fermentador(galão), pipeta, etc.
Agora, o galão vai estar cheio até a boca pra vc conseguir enfiar a pipeta e coletar o liquido? E se o rendimento for baixo? Já pensou que o galão não vai estar sempre cheio até na tampa(nem pode)? Talvez fique um pouco sem jeito pra coletar a cerveja com uma pipeta. Mas enfim, seguindo tudo isso, não consigo ver nenhum problema em simplesmente abrir o galão.
Outra coisa. Vai medir com refratômetro né? Não se esqueça de fazer a correção.

Fala Chrys, obrigado pelas dicas.

Cara, a principio vou utilizar refratometro sim, ja utilizei, fiz as correções e depois medi com densímetro pra tirar a prova, bateu bem próximo (+- 0.001).
Eu estava querendo utilizar como pipeta qualquer tubo, ou ate um canudinho de plástico mesmo (sanitizado, claro), só mergulho ele na cerveja e tampo a outra extremidade com o dedo.. ja dá pra tirar umas gotinhas... espero que sempre tenha cerveja ate próximo da boca, tipo o da foto. mas eu vou utilizar uma mangueira mergulhada em um pote com sanitizante ao invés de airlock, senão não cabe na geladeira.
 

Attachments

  • Captura de Tela 2017-09-04 às 18.30.19.png
    Captura de Tela 2017-09-04 às 18.30.19.png
    148.1 KB · Views: 60
Amigo um sifão no Aliexpress custa 5 reais, comprei um que acabou de chegar, muito bom por sinal.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Amigo um sifão no Aliexpress custa 5 reais, comprei um que acabou de chegar, muito bom por sinal.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Aí eu vi vantagem!!!
Tem como me passar o link?
Abraço
 
Back
Top