Duvidas de primeira viagem!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Teco

Member
Joined
Aug 5, 2015
Messages
13
Reaction score
1
Amigos, bom dia!
Fiz minha primeira brassagem no sábado, dia das bruxas, mas agora tenho algumas duvidas de primeira viagem!!

1º Pretendo, assim que a fermentação terminar, utilizar a gelatina no próprio fermentador e deixar mais alguns dias maturando! Tudo bem esta correto?

2º Minha intenção é engarrafar direto do balde fermentador, mas para isso teria que fazer o priming na garrafa, minha duvida é...quantos ml de açúcar invertido devo utilizar por litro?

No kit que comprei já veio o pote de açúcar invertido, que deveria ser misturado na cerveja antes de engarrafar. Como estou querendo engarrafar diretamente do fermentador não poderia agitar a cerveja para misturar o açúcar invertido, desta forma estou querendo fazer o priming na garrafa.
 

Attachments

  • IMG_20151031_131632398[1].jpg
    IMG_20151031_131632398[1].jpg
    156.1 KB · Views: 90
Quando a fermentação primária acabar, deixar mais alguns dias para a fermentação secundária e depois fazer o cold crash antes de engarrafar. É interessante reler o tópico fixo de fermentação. A discussão maior fica na maturação, se esta deve ser feita antes ou depois de engarrafar.

Quanto ao priming na garrafa, depende do estilo e a carbonatação deseja. O cálculo é um pouco mais complicado, pois considera-se uma utilização de açúcar em g/l e este terá que ser diluído em água.

Exemplo:

Para 5 litros de cerveja com um priming de 6g/l.

Açúcar: 5l x 6g/l = 30 gramas de açúcar
Diluição do Açúcar= 100 ml de água

Ferver a mistura por 5 minutos

Medir o volume final: 110 ml (exemplo)
Concentração da calda: 30g/110ml (volume medido) = 0,272g/ml

Para garrafa de 600ml= 6g/l x 0,6l = 3,6g de açúcar por garrafa
Então volume de calda a adicionar em cada garrafa = 3,6g / 0,272g/ml = 13,2ml por garrafa de 600ml

Outra forma:

Para 5 litros de cerveja com um priming de 6g/l

Açúcar: 5l x 6g/l = 30 gramas
Diluição do Açucar= 100 ml de água

Ferver a mistura por 5 minutos

Medir o volume final: 110 ml (exemplo)
Concentração por litro= 110ml/5l = 22ml/l

Para garrafas de 600ml = 22x0,6 = 13,2ml

Pode usar açúcar normal no priming.

Espero ter ajudado.
 
Valeu Pablo!

De acordo com sua formula devo utilizar +/- 13 ml por garrafa de 600ml, como estou prevendo aproximadamente 17 litros para esta leva os cálculos devem ser estes:

Açúcar: 17l x 6g = 102 gramas de açúcar
Água: 300 ml

Volume pós fervura = 300 ml
Concentração = 102g/300ml = 0,34 g/ml

Garrafa 600 ml = 6g/l x 0,6 g = 3,6g/garrafa
(Calda p/garrafa = 3,6g / 0,34 g/ml) = 10,58 ml p/ garrafa


Caso queira fazer uma concentração maior, em apenas 200 ml de água, volume da calda cairia para 7 ml p/ garrafa. Certo?

Quanto a utilizar a gelatina no fermentador, descansar a cerveja por 2/3 dias e engarrafar a partir do próprio fermentador, tudo bem? Você já viu ou ouviu alguém executar desta forma?

Acho que vou precisar de mais um balde para maturação!
 
Valeu Pablo!

De acordo com sua formula devo utilizar +/- 13 ml por garrafa de 600ml, como estou prevendo aproximadamente 17 litros para esta leva os cálculos devem ser estes:

Açúcar: 17l x 6g = 102 gramas de açúcar
Água: 300 ml

Volume pós fervura = 300 ml
Concentração = 102g/300ml = 0,34 g/ml

Garrafa 600 ml = 6g/l x 0,6 g = 3,6g/garrafa
(Calda p/garrafa = 3,6g / 0,34 g/ml) = 10,58 ml p/ garrafa


Caso queira fazer uma concentração maior, em apenas 200 ml de água, volume da calda cairia para 7 ml p/ garrafa. Certo?

Quanto a utilizar a gelatina no fermentador, descansar a cerveja por 2/3 dias e engarrafar a partir do próprio fermentador, tudo bem? Você já viu ou ouviu alguém executar desta forma?

Acho que vou precisar de mais um balde para maturação!


Pode usar gelatina, maturar, tudo no mesmo balde, incluindo fiz isso esse final de semana e ficou limpinha. Só não usa mesmo balde pra misturar primming depois pq aí mistura tudo de novo (como já disse que não vai fazer isso então tranquilo).
 
1º Pretendo, assim que a fermentação terminar, utilizar a gelatina no próprio fermentador e deixar mais alguns dias maturando! Tudo bem esta correto?

Depois de um cold crash (tu que vai definir quanto tempo...) coloca gelatina e espera 48 - 72 horas. Se não tiver outro balde pra trasfega volta pra panela (sem aerar), retira a lama, limpa o fundo do fermentador e volta a ceva pro fermentador... Mistura o priming e ai tu engarrafa sem preocupação de estar levando lama junto pra garrafa nem colocar mais açucar em uma garrafa que em outra.
 
Depois de um cold crash (tu que vai definir quanto tempo...) coloca gelatina e espera 48 - 72 horas. Se não tiver outro balde pra trasfega volta pra panela (sem aerar), retira a lama, limpa o fundo do fermentador e volta a ceva pro fermentador... Mistura o priming e ai tu engarrafa sem preocupação de estar levando lama junto pra garrafa nem colocar mais açucar em uma garrafa que em outra.

Nesse caso, pra que passar pra panela e voltar pro fermentador depois? Pq não misturar o primming direto na panela e engarrafar dali mesmo.
 
Nesse caso, pra que passar pra panela e voltar pro fermentador depois? Pq não misturar o primming direto na panela e engarrafar dali mesmo.

Tu colocou gelatina pra clarificar, certo? Ela ajuda a carregar toda a turbidez suspensa na cerveja, levedura, proteinas, pro fundo do fermentador. Se tu colocar o priming e mexer vai ressuspender tudo novamente. Se tu engarrafar e adicionar o priming nas garrafas pode ter niveis de carbonatação diferentes nelas, pela diferença do priming, sem contar que as ultimas garrafas vão ficar com bastante sedimento...

Por experiencia própria, sifonar é melhor do que tirar pela torneira para trasfega, levanta menos sedimentos
 
Tu colocou gelatina pra clarificar, certo? Ela ajuda a carregar toda a turbidez suspensa na cerveja, levedura, proteinas, pro fundo do fermentador. Se tu colocar o priming e mexer vai ressuspender tudo novamente. Se tu engarrafar e adicionar o priming nas garrafas pode ter niveis de carbonatação diferentes nelas, pela diferença do priming, sem contar que as ultimas garrafas vão ficar com bastante sedimento...

Por experiencia própria, sifonar é melhor do que tirar pela torneira para trasfega, levanta menos sedimentos

Acho que não entendeu o que falei. Não disse pra misturar o primming no balde, disse pra misturar na panela.

Ao invés de fazer balde -> panela -> balde + primming -> garrafa

fazer balde -> panela + primming -> garrafa
 
Acho que não entendeu o que falei. Não disse pra misturar o primming no balde, disse pra misturar na panela.

Ao invés de fazer balde -> panela -> balde + primming -> garrafa

fazer balde -> panela + primming -> garrafa


Ah entendi, foi mal.
Bom, meu tubo de enchimento de garrafas não encaixaria na torneira da panela.
 
Tu colocou gelatina pra clarificar, certo? Ela ajuda a carregar toda a turbidez suspensa na cerveja, levedura, proteinas, pro fundo do fermentador. Se tu colocar o priming e mexer vai ressuspender tudo novamente. Se tu engarrafar e adicionar o priming nas garrafas pode ter niveis de carbonatação diferentes nelas, pela diferença do priming, sem contar que as ultimas garrafas vão ficar com bastante sedimento...

Por experiencia própria, sifonar é melhor do que tirar pela torneira para trasfega, levanta menos sedimentos

Pessoal, achei que com a formula que o Pablo passou, acima, ficaria com uma quantidade de priming bem homogênea!
E com a menor movimentação possível, manter no balde, teria uma menor quantidade de sedimentos sendo transferidos para as garrafas!

Errei??

Vou utilizar aquela válvula que tem sensor na ponta para encher as garrafas....
 
Já fiz o procedimento da gelatina conforme tópico aqui do fórum, adicionando a gelatina no próprio fermentador.
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833

Como venho fazendo levas menores, optei pelo priming na garrafa com seringa e tenho bastante cuidado com os volumes que coloco para manter a homogeneidade. Se fizesse levas maiores certamente faria o priming no balde ou panela.

Fazer a "calda" mais concentrada pode levar a variações maiores na adição, venho tentando manter ~10ml para cada 600ml.
 

Latest posts

Back
Top