Duvida sobre IPA com dryhop

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jorge1470

Well-Known Member
Joined
May 31, 2018
Messages
57
Reaction score
12
Location
Taquara RS
Estou querendo fazer e vender ipas com dryhop, forte aroma, quero saber em média quanto tempo ela mantem minimo 50% do aroma engarrafado? Tipo, sera que com 3meses ela ainda manteria 50% do aroma?
 
Depende de muita coisa... Seu processo a quente, seu processo a frio, sua fermentação, sua maturação, técnica de DH, quantidade de lúpulo pro DH, método de carbonatação, método de engarrafamento, conservação das garrafas, etc, etc e etc... Não existe uma resposta categórica.
 
Depende de muita coisa... Seu processo a quente, seu processo a frio, sua fermentação, sua maturação, técnica de DH, quantidade de lúpulo pro DH, método de carbonatação, método de engarrafamento, conservação das garrafas, etc, etc e etc... Não existe uma resposta categórica.
Quero uma resposta de experiência vivida... é só dizer, fiz uma com dryhop e tomei depois de 3meses e einda tinha aroma bem legal. respostas deste tipo sem fatores influenciadores. não sei se entendeu
 
Faço 50litros mensais, tomo quase tudo, vendo uns 15litros, é um perigo que vou tirar MAPA, cada um que aparece...
 
Bem, vc falou que ia fazer pra vender... Portanto precisa de MAPA.

Se seus amigos vão rachar os custos com vc, não dá pra advinhar isso da frase sua... rsrsrs



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Estou querendo fazer e vender ipas com dryhop, forte aroma, quero saber em média quanto tempo ela mantem minimo 50% do aroma engarrafado? Tipo, sera que com 3meses ela ainda manteria 50% do aroma?
Se alguém puder tirar essa dúvida, se alguém que tenha feito uma ipa com dryhop e tomou alguma depois de 3meses e puder relatar a experiência fico agradecido, se eu vou vender ou dar ai é outro detalhe. kkkkk. coloco o mapa do meu estado no rotulo e ta valendo kkkkk, brincadeiras a parte, mas se puderem relatar a experiência...
 
Meus amigos sempre querem comprar algumas garrafas, nem por isso vou tirar mapa tambem.... Tem gente que é muito invocada por pouca coisa, sempre vendo umas 20 garrafas e praticamente pago minha produção...
 
Sobre o DryHopping, é bastante volátil, perde fácil com o tempo, mas nada que vai comprometer sua cerveja
 
Quero uma resposta de experiência vivida... é só dizer, fiz uma com dryhop e tomei depois de 3meses e einda tinha aroma bem legal. respostas deste tipo sem fatores influenciadores. não sei se entendeu

Fiz uma american IPA e depois de 1 mês ainda tinha aroma.

Meu amigo, não existe nada nesse cosmo que não tenha fatores influenciadores. Tenha um processo podre e faça um dryhop com 100g/L e seu aroma será uma decepção em bem pouco tempo.
 
Ficando no tema, não na treta,

Faço normalmente APAs com até 45 IBUs por não ser fã de extremos como os as IPA e sim dos lúpulos. Aposto cada vez mais em late hopping, off-flame, e somente arredondo com o DH (2~4g/l). Envaso com primming e com 3 meses não tenho perdas significativas nem em sabor ou aroma.

Fiz a quase 1 ano uma NEIPA com generosos 20g/l dentro do mesmo esquema (foi desta experiência que mudei radicalmente meu esquema de lupulagem dos tradicionais 60/30/15 para LH/FO/DH na fermentação). Dela só pude reclamar de sujeira no fundo. É muito difícil na escala doméstica sem carbonatação forçada evitar os restos de lúpulo na garrafa nestas quantidades. Mas o sabor e aroma eram o que eu buscava, então passei a usar estas técnicas para todas as cervejas em que o lúpulo deveria brilhar.

Não posso relatar como ficam além de 3 meses, pois meus lotes nunca ultrapassam em muito desta marca, a não ser as de guarda que já produzi e algumas belgians strong ale e stouts. Nas escuras o tempo é um amigo querido, mas agora estou fugindo do tópico.
 
Last edited:
Digo, fazer cerveja para vender, tirar os custos da sua eu concordo plenamente. Agora, fazer produção em alta escala....
 
Quero uma resposta de experiência vivida... é só dizer, fiz uma com dryhop e tomei depois de 3meses e einda tinha aroma bem legal. respostas deste tipo sem fatores influenciadores. não sei se entendeu

Jorge, é difícil dizer quanto tempo dura. Já tomei cervejas que com 6 meses o lúpulo e o DH ainda estavam bem marcantes e outras que com 2-3 semanas já havia perdido os aromas.
Vai depender muito dos insumos, das suas técnicas e principalmente de como envasa e armazena as garrafas. Acho que vale lembrar que oxigênio e calor detonam muito rápido com o aroma do lúpulo.
Nas minhas, de for geral, 2-3 meses ainda está bem nítido, apos esse tempo dá para perceber as perdas.

Casado
 
Discordo, depende do volume e da forma que esta vendendo, no google tem varias informações sobre isso.

Desculpe prolongar o Off-Topic.
Mjay, venda de qualquer cerveja, independente de volume ou da forma da venda precisa de registro. Se você achou alguma informação no google que não seja essa ela está errada.
Acho que isso vale um tópico próprio até para quem tem intenção de se profissionalizar.
ps. Se fala muito do MAPA, mas essa é uma das etapas mais simples do processo, as outras licenças envolvidas podem ser bem mais complicadas de conseguir. Vamos parar de demonizar o MAPA!

Casado
 
Como disseram, não é uma regra que com x meses o aroma se perde em x%.
Toda brassagem que faço guardo uma garrafa para tomar nas festas de final de ano, então já tomei IPA com 12 meses. Mas guardadas em geladeira. E o aroma estava muito bom ainda (mas mais fraco, claro).
Então são 'n' fatores... Se usar lúpulo velho, se acontecer oxigenação, se você for pasteurizar, armazenamento, enfim...
O resumo da ópera é que só vc poderá saber isso.

Calcule quanto tempo suas levas ficarão guardadas e de que maneira, e então faça uma brassagem e guarde algumas amostras, e quando der o tempo estimado de estoque das suas cervejas faça outra brassagem e compare.
 
Ficando no tema, não na treta,

Faço normalmente APAs com até 45 IBUs por não ser fã de extremos como os as IPA e sim dos lúpulos. Aposto cada vez mais em late hopping, off-flame, e somente arredondo com o DH (2~4g/l). Envaso com primming e com 3 meses não tenho perdas significativas nem em sabor ou aroma.

Fiz a quase 1 ano uma NEIPA com generosos 20g/l dentro do mesmo esquema (foi desta experiência que mudei radicalmente meu esquema de lupulagem dos tradicionais 60/30/15 para LH/FO/DH na fermentação). Dela só pude reclamar de sujeira no fundo. É muito difícil na escala doméstica sem carbonatação forçada evitar os restos de lúpulo na garrafa nestas quantidades. Mas o sabor e aroma eram o que eu buscava, então passei a usar estas técnicas para todas as cervejas em que o lúpulo deveria brilhar.

Não posso relatar como ficam além de 3 meses, pois meus lotes nunca ultrapassam em muito desta marca, a não ser as de guarda que já produzi e algumas belgians strong ale e stouts. Nas escuras o tempo é um amigo querido, mas agora estou fugindo do tópico.

Amigo,
Você poderia descrever quais os passos que utiliza nas técnicas que citou (LH/FO/DH)?[/QUOTE]
 
Last edited:
Amigo,
Você poderia descrever quais os passos que utiliza nas técnicas que citou (LH/FO/DH)?
[/QUOTE]

Também fiquei curioso.

Vou fazer uma IPA amanha, penso em fazer a primeira adição de lupulo first wort hopping depois so nos 15,10 minutos finais da fervura depois zero minuto, dryhop metade fim da fermentação outra metade dryhop maturação.
 
Amigo,
Você poderia descrever quais os passos que utiliza nas técnicas que citou (LH/FO/DH)?
[/QUOTE]
Vamos lá,

nada muito especial:

Quando tenho um amargor maior, uso um lúpulo de alto teor de AA para um FWH (first worth hopping), colocando alguma carga de amargor;

depois normalmente adição em 0 min, caso queira mais amargor. Ai ou aguardo uns 5~10 min ou inicio o resfriamento para uns 80ºC.
Aqui mais uma adição, agora para aroma e sabor, por volta de 2~3g/l, se quero mais aromas, esfrio mais para a adição, para reduzir a evaporação dos óleos;
Depois tudo para o fermentador (esfriando para menos de 30ºC).
No final da fermentação ou na secundária/maturação química, com uma temperatura mais alta (20~25ºC) jogo os lúpulos direto na cerveja, sem nunca troca de fermentador.
4-5 dias antes do envase, 0ºC.
Depois uma trasfega para o balde de envase e garrafa.
 
Vamos lá,

nada muito especial:

Quando tenho um amargor maior, uso um lúpulo de alto teor de AA para um FWH (first worth hopping), colocando alguma carga de amargor;

depois normalmente adição em 0 min, caso queira mais amargor. Ai ou aguardo uns 5~10 min ou inicio o resfriamento para uns 80ºC.
Aqui mais uma adição, agora para aroma e sabor, por volta de 2~3g/l, se quero mais aromas, esfrio mais para a adição, para reduzir a evaporação dos óleos;
Depois tudo para o fermentador (esfriando para menos de 30ºC).
No final da fermentação ou na secundária/maturação química, com uma temperatura mais alta (20~25ºC) jogo os lúpulos direto na cerveja, sem nunca troca de fermentador.
4-5 dias antes do envase, 0ºC.
Depois uma trasfega para o balde de envase e garrafa.

Perfeito. Praticamente o processo que utilizei nas minhas IPAs. Só tem que tomar cuidado com o FWH, pois apesar de terem cálculos que ajustam o IBU, ainda não é muito confiável visto que você pode ter variações de equipamento que influenciarão no tempo de isomerização do AA a partir de quando o lúpulo é adicionado.

No geral, o aroma marcante fica no prazo que o pessoal falou, 2-3 meses.
 
Desculpe prolongar o Off-Topic.
Mjay, venda de qualquer cerveja, independente de volume ou da forma da venda precisa de registro. Se você achou alguma informação no google que não seja essa ela está errada.
Acho que isso vale um tópico próprio até para quem tem intenção de se profissionalizar.
ps. Se fala muito do MAPA, mas essa é uma das etapas mais simples do processo, as outras licenças envolvidas podem ser bem mais complicadas de conseguir. Vamos parar de demonizar o MAPA!

Casado
Acho que o primeiro la em cima ja fugiu do topico feio por que o amigo não perguntou sobre como legalizar uma cervejaria, perguntou sobre um simples dry hop! Agora, pelo amor de Deus, vai tirar o mapa constituir uma firma pagar contador pra vender cerveja pros amigos? Faça-me um favor, a garrafa vai ter que custar 500,00 não é? Vamos nos ater a duvida do tópico .
 
Acho que o primeiro la em cima ja fugiu do topico feio por que o amigo não perguntou sobre como legalizar uma cervejaria, perguntou sobre um simples dry hop! Agora, pelo amor de Deus, vai tirar o mapa constituir uma firma pagar contador pra vender cerveja pros amigos? Faça-me um favor, a garrafa vai ter que custar 500,00 não é? Vamos nos ater a duvida do tópico .

Ricardo,
Não estou entendo no mérito se é ético ou se devia ou não devia regularizar para vender. Não tenho intenção de julgar nenhum homebrewer aqui por vender cerveja sem registo. Respondia a titulo de informar ao colega que, não á forma legal de vender cerveja caseira, e caso ele tenha visto isso em algum lugar a informação não é correta.

Se a pessoa vai vender pros amigos ou colocar no mercado sem registro já são outros 500, não cabe a mim julgar isso.

Abraços
Casado
 
Creio que a conservação do aroma vai depender muito da temperatura em que sua cerveja for conservada. Se vc mantiver refrigerada dura mais... Acima de 30ºC dura bem pouco.
Agora quanto a questão de "vendeu tem que ter MAPA"... pela lei sim... pronto, matamos o aspecto legal. Agora... continuemos pelo mesmo viés: A galera que compra um equipamento, usa e depois de fazer um upgrade... quer "desapegar" do equipamento antigo... aqui mesmo no forum. A pergunta é a seguinte: Emitem Nota fiscal de venda... mesmo que seja uma NF Avulsa? Claro que não... então, são tão "criminosos" quanto... Não sou a favor de fazer cerveja para venda comercial em pequena, media ou grande escala sem fiscalização sanitária (não estou dizendo que concordo com a legislação vigente). Mas... vender para os amigos pra diluir os custos (entenda: acabar com amigo bicão/fila breja) eu não vejo problema algum e, em nenhum outro ramo que não seja o cervejeiro, isso sei caracterizaria como atividade comercial... portanto passivel de cnpj e tributação, etc.
Acho muito purismo
Edited:
PS.: Nunca vendi sequer 1ml da minha cerveja.
 
Back
Top