Duvida Primeira Cerveja logo uma Pilsen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nathan15br1

Member
Joined
Nov 29, 2015
Messages
21
Reaction score
1
Ola a todos, quero começar nesse mundo de cervejeiro, e escolhi uma pilsen como primeira cerveja apesar de todos falarem que eh dificil kkkk... espero ajuda de vcs a receita abaixo foi a que escolhi... o que vcs me dizem dela... pretendo fazer so metade... ja comprei todos os ingredientes segundo onde li eh uma pilsen suave;...

O ingredientes abaixo relacionados são chegar a um volume final de mosto em torno de 19 a 20 litros:
 10 + 23 litros de água filtrada e sem cloro com pH entre 5 e 6.
 3,2 kg de malte Pilsen
 440gr de malte Carapils
 8 gr de lúpulo Hallertau Magnum
 10 gr de lúpulo Tettnang Tetnager
 1 gr de Whirfloc pó (clareador de mosto)
 1 pacote de levedura Fermento S-23 tipo Lager (11gr)
 
Como está seu controle de temperatura ? Para fazer uma lager, controle de temperatura é imprescindível.
 
Como está seu controle de temperatura ? Para fazer uma lager, controle de temperatura é imprescindível.

Olá amigo estou tentando arrumar uma geladeira velha. Qual controlador de temperatura bom e barato VC recomenda.. Pra fazer meia receita eh dividir por 2 correto... Muito obrigado
 
Eu uso um TIC17 RGTi, da Full Gauge.

Em tese, pode-se dividir por dois mesmo, mas é bom tomar cuidado com a quantidade de lúpulo. Recomendo usar um software cervejeiro para esses cálculos, tipo o beersmith.
 
A fermentacao é sempre o principal em uma cerveja. Isso é ainda mais verdade em uma pilsen. Se vc nao possui geladeira nem controlador de temperatura, nao seria melhor comecar pelas ales? Nelas, muitos defeitos nao sao percebidos por iniciantes e o resultado final, para vc, pode ser melhor.
 
Olá amigo estou tentando arrumar uma geladeira velha. Qual controlador de temperatura bom e barato VC recomenda.. Pra fazer meia receita eh dividir por 2 correto... Muito obrigado

Não é tão linear assim! No BeerSmith tem um botão de "scale" para fazer redimensionar a receita. Mas para fazer isso, recomendo que vc crie um profile com o seu equipamento dentro do BeerSmith mesmo (já fiz levas que não ficaram legais por conta disso, dimensionou tudo errado)

Pessoal mais uma dúvida posso fermentar 10 l fermentador de 20l ou 30l?

Pode sim.
 
Pessoal pelo que andei lendo parece que 11 gramas do fermento eu pouco p 20l o que vcs me dizem.
 
Pessoal pelo que andei lendo parece que 11 gramas do fermento eu pouco p 20l o que vcs me dizem.

Sim, muito pouco pra uma lager. 4x menos do que o indicado, na verdade. Dê uma lida nos tópicos fixos da área de fermentação, talvez te ajude com essas duvidas.

Abraço
 
ola pessoal andei usando o beersmith a receita ficou assim o que vc acham.. ela ta masi para uma standar americam lager

Standard American Lager (1 B) Type: All Grain
Batch Size: 19,00 l
Boil Size: 21,65 l
Boil Time: 60 min End of Boil Vol: 19,76 l Final Bottling Vol: 18,50 l Fermentation: Lager, Two Stage
Est Original Gravity: 1,043 SG Est Final Gravity: 1,008 SG
Estimated Alcohol by Vol: 4,5 %
Bitterness: 12,5 IBUs Est Color: 3,6 SRM

Pilsen 20l Efficiency: 65,00 % Est Mash Efficiency: 65,0 %

Ingredients Amt Name Type # %/IBU
3,60 kg Pilsner (2 Row) Ger (2,0 SRM) Grain 1 87,8 %
0,50 kg Cara-Pils (2,0 SRM) Grain 2 12,2 %
5,00 g Hallertau Magnum [14,00 %] - Boil 60,0 min Hop 3 10,4 IBUs
1,00 Items Whirlfloc Tablet (Boil 15,0 mins) Fining 4
5,00 g Tettnang (Tettnang Tettnager) [4,00 %] - Boil 15,0 min Hop 5 1,5 IBUs
5,00 g Tettnang (Tettnang Tettnager) [4,00 %] - Boil 5,0 min Hop 6 0,6 IBUs
1,0 pkg SafLager West European Lager (DCL/Fermentis #S-23) [23,66 ml]
 
Eu abaixaria um pouco a eficiência, de 65% para uns 55%. Vai aumentar um pouco a quantidade de matéria prima.
 
Pq abaixar tanto a eficiência? Sempre consegui mais de 60, e atualmente está em 70-72%, isso que é tudo manual...

Abs

Fabio
 

Latest posts

Back
Top