Duvida Pitch rate: WE X brewers friend e infomaçoes desencontradas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NegoBrew

Member
Joined
Feb 1, 2018
Messages
18
Reaction score
3
Ola cervejeiros,

Vou direto ao ponto:

Li o post do Guenter sobre o pitch rate e me informei atraves de outras fontes e ainda tenho algumas duvidas, que seguem:

Vou fazer uma Belgian blond ale
OG: 1064
volume de mosto no fermentador: 11L
Levedura: T-58
perfil no brewersfriend: 0.75 ale

1) discrepancia entre as informaçoes da WE e da calculadora do brewers friend

WE informa que existem 6 bilhoes de celulas viaveis por grama, enquanto na calculadora do brewersfriend consta um numero 3X maior(!!!!), ou seja, 18 bi/g.

O que fazer?

Seguindo o quantitativo do brewersfriend eu estaria dentro do pitch rate necessario para esta OG e volume, com 1 pacote de T-58.

Seguindo o informado pela WE eu estaria em under pitch com apenas 1 pacote, e precisaria ou de mais levedura ou de starter.

Claro que depois vamos considerar data de fabricaçao e etc etc etc. Mas ja de partida, uma diferença desse nivel muda(e muito) as coisas.

2) Vejo que comunmente o pessoal inocula 1 pacote de levedura para levas de 20L. Estou fazendo uma leva de 11L, para envasar 10L, e o brewers friend me calcula 1 pacote para este volume(o beersmith tbém).

Pensei em inocular meio pacote, mas...to na duvida. Sera por conta da OG 1064 que a quantidade de levedura aumenta?

Se alguém puder ajudar, agradeço!

Saude!
 
Para sua OG e seu volume eu inocularia sem pestanejar 1 pacote inteiro.

Essa onda de usar 1 pacote para 20L de mosto, independente da OG, é um grande equívoco, por aqui (de acordo com longos debates pautados na literatura) o pessoal costuma utilizar o padrão de "pro brewer 0,75 ale" ou "pro brewer 1.0 ale" (milhões de células/ml/grau plato), e é claro, esse target pitch rate vai depender do estilo da breja entre outras coisas.
 
Concordo com o JuniorBolzani.

Não use meio pacote de fermento pra 11 lts pra essa OG 1064

Use um pacote inteiro.
 
Concordo com o JuniorBolzani.

Não use meio pacote de fermento pra 11 lts pra essa OG 1064

Use um pacote inteiro.

Concordo. Até porque acho que abrir um pacote, usar metade, e guardar metade pra próxima leva, pode diminuir a viabilidade da levedura que vc vai guardar aberta.

Porém eu também tenho uma duvida muito grande de quantas celular por grama devemos considerar quando calculando o pitch rate.
A calculadora do brewers friend sugere 10 bi/g, vc falou ai que a WE considera 6bi/g, a fermentos também indica isso no datasheet das leveduras dele...
 
Galera,

Obrigado a todos aí pelas dicas.
Brassagem finalizada. Inoculei 1 pacote como vocês sugeriram. Agora quero tirar algumas outras dúvidas:

Tive 2 problemas durante a brassagem:

1) No mash out tive um problema de leitura no termômetro e a temperatura chegou a 90°c(!!!). Fiz a recirculação nessa temperatura e depois o sparge com agua a 78°c.

Li que isso pode gerar adsteingência à breja. Só isso ou algo mais pode dar merda?

2) Meu resfriamento levou 1h pra chegar na casa dos 30°c. Passei pro fermentador, esperei mais 1h baixar pra 28°c e inoculei a levedura que ja estava hidratada havia horas na temperatura ambiente(por volta dos 30°c)

Pode ter dado alguma merda pela demora no resfriamento ou temperatura de inoculação?

Cervejeiro de primeira brassagem. No mais foi tudo ok.

Valeu moçada!



Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Back
Top