Duvida com temperaturas de cozimento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rodrigaor

Active Member
Joined
Mar 20, 2020
Messages
26
Reaction score
9
Location
Alter do Chão, Pará
Olá amigos e amigas!
me peguei numa duvida aqui. Existe uma temperatura desejada no cozimento, no momento da adição dos lupulos? 100ºC? 90? Isso faz diferença, além da quantia de agua final ou nos óleos que o lupulo libera? Alguém tem alguma boa prática pra me recomendar?
Obrigado!
 
Olá amigos e amigas!
me peguei numa duvida aqui. Existe uma temperatura desejada no cozimento, no momento da adição dos lupulos? 100ºC? 90? Isso faz diferença, além da quantia de agua final ou nos óleos que o lupulo libera? Alguém tem alguma boa prática pra me recomendar?
Obrigado!

é dificil falar de temperatura de fervura, pq varia de acordo com a altitude, a quantidade de sais/açucares no mosto.

e a fervura desejada depende tbm da receita, uma cerveja escura a fervura deve ser tao intensa qto possivel por exemplo.

mas no geral se ta fervendo então vai funcionar e com o tempo vc vai ajustando com base na quantidade de mosto antes e depois da fervura que vc obteve e/ou queria.
 
Pelo que venho lendo o que dá diferença na cerveja é o tempo de contato do lupulo. Por exemplo o First Wort Hopping, que é a adição antes da fervura, ele proporciona maior amargor pois o tempo é maior de contato.
Levo isso em consideração nas adições, não levo a temperatura.
 
Last edited:
Olá amigos e amigas!
me peguei numa duvida aqui. Existe uma temperatura desejada no cozimento, no momento da adição dos lupulos? 100ºC? 90? Isso faz diferença, além da quantia de agua final ou nos óleos que o lupulo libera? Alguém tem alguma boa prática pra me recomendar?
Obrigado!

Rodrigo, boa tarde!

Depende bastante do que você está querendo dizer com: óleos que o lúpulo libera. Se for amargor, basicamente ele vem dos ácidos alfa que são isomerizados e se tornam solúveis no líquido a partir de cerca de 80°C. Portanto, ao terminar o mashing e iniciar o aumento da temperatura para a fervura, a partir dos 80°C, se tive lúpulo já na tina, seus ácidos começarão a se solubilizar.

Porém, se estiver falando dos óleos como linalool; geraniol; myrcene e etc, estes podem ser inseridos de formas diferentes, como no processo de dry hopping.

Sugiro dar uma lida nos seguintes tópicos:

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/dry-hopping-da-sabor.414507/post-5178264https://www.homebrewtalk.com.br/thr...-sabor-de-lúpulo-nas-ipas.408949/post-5134394
Qualquer coisa estamos aqui.

Att.,

Luis
 
Back
Top