Duvida com Blow off

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala galera, blz?

Estou fermentando uma IPA em um galão de 20L com uma mangueira de blow off por cima.. Usei fermento Nottingham e tem 7 dias que está fermentando, e antes de 4h depois de inocular o fermento o blow off ja estava borbulhando!
O negocio é que no 5º dia eu medi a densidade e hj no 7º dia medi de novo e parece não ter abaixado mais (uso refratometro e a leitura fica meio imprecisa)... Aí eu taquei o DH pra começar a fazer a secundaria... Mas assim que eu abri, joguei o lúpulo e fechei, o blow off começou a borbulhar de novo e agora ta soltando bolhas a cada 20s (vale falar que antes ainda soltava umas bolhas em tempos maiores)....
Que q pega? Terminou ou não a fermentação? pq q ta borbulhando? o meu aroma do DH vai embora com esses gases? se não parar de borbulhar posso prosseguir normal com 3 dias de secundaria e depois cold crash?
 
Vc estava fermentando a qual temperatura? Depois vc subiu um pouco para secundária e começou novamente, atenuou o esperado? Uma vez aconteceu comigo terminou com a fg um pouco acima do esperado quando eu subi para secundária voltou novamente a borbulhar. Pois assim no final da fermentação a cinética é bem lenta o que falta atenuar é bem pouca coisa mesmo. Ao aumentar temperatura vc acelerou um pouco a fermentação o que acabou dando para ver. Vai perder um pouco de aroma sim, mas por estar mais devagar creio que não de muita diferença quantos gramas/ litro no DH? Espera parrar de borbulhar dai conta 3 dias, uma dica para o refratômetro, tira uma amostra de 10 ou 5 ml eu uso uma tampinha de xarope, mas o legal seria um tubo de ensaio. E deixa dentro da geladeira por un 10 a 30 min pq ai sedimenta a turbidez e a leitura fica mais precisa e menos borrada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Vc estava fermentando a qual temperatura? Depois vc subiu um pouco para secundária e começou novamente, atenuou o esperado? Uma vez aconteceu comigo terminou com a fg um pouco acima do esperado quando eu subi para secundária voltou novamente a borbulhar. Pois assim no final da fermentação a cinética é bem lenta o que falta atenuar é bem pouca coisa mesmo. Ao aumentar temperatura vc acelerou um pouco a fermentação o que acabou dando para ver. Vai perder um pouco de aroma sim, mas por estar mais devagar creio que não de muita diferença quantos gramas/ litro no DH? Espera parrar de borbulhar dai conta 3 dias, uma dica para o refratômetro, tira uma amostra de 10 ou 5 ml eu uso uma tampinha de xarope, mas o legal seria um tubo de ensaio. E deixa dentro da geladeira por un 10 a 30 min pq ai sedimenta a turbidez e a leitura fica mais precisa e menos borrada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Entao... Estava fermentando a 18º, mas não começou a borbulhar depois de aumentar a temperatura (20º agora), começou LOGO que eu vedei o fermentador de novo... aí não parou mais!
ja tinha atenuado o esperado (1.011 pela calculadora do brewers friend).
DH com 4g/l... O negocio de esperar parar de borbulhar e esperar mais 3 dias e dps fazer o cold crash é que eu fiz o DH jogando o lúpulo la, to com medo de ficar muito tempo e ficar com o tal aroma de grama...

Valeu pela dica do refratometro, vou testar da próxima vez!
 
Acho que vale a pena ler o tópico fixo sobre fermentação.
Muita coisa pode ter acontecido.. mas na minha opinião o que vai dizer se está ou não atenuando ainda é a medição de densidade.
Ao jogar o DH talvez vc tenha balançado o balde e lançou CO2..

Eu daria o tempo da secundária tirando amostras a cada 2 dias pra sentir o aroma e medir a densidade. Se tudo ocorrer bem, clarificação em seguida.

Abraxxxx

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
Acho que vale a pena ler o tópico fixo sobre fermentação.
Muita coisa pode ter acontecido.. mas na minha opinião o que vai dizer se está ou não atenuando ainda é a medição de densidade.
Ao jogar o DH talvez vc tenha balançado o balde e lançou CO2..

Eu daria o tempo da secundária tirando amostras a cada 2 dias pra sentir o aroma e medir a densidade. Se tudo ocorrer bem, clarificação em seguida.

Abraxxxx

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

É, pode ser isso mesmo.. Até por que ta fermentando por volta de 17L, com um headspace de mais ou menos 3L, então pode ser que qualquer CO2 que desprenda do liquido já força a bolha pra fora...

Quando der o tempo que eu estimei para a secundaria vou medir de novo a densidade e ver se mudou.. se tiver mudado deixo mais uns 2 dias e meço de novo até ficar estável, e ja passo pro cold crash!!

Valeu!!
 
É, pode ser isso mesmo.. Até por que ta fermentando por volta de 17L, com um headspace de mais ou menos 3L, então pode ser que qualquer CO2 que desprenda do liquido já força a bolha pra fora...

Quando der o tempo que eu estimei para a secundaria vou medir de novo a densidade e ver se mudou.. se tiver mudado deixo mais uns 2 dias e meço de novo até ficar estável, e ja passo pro cold crash!!

Valeu!!
Boa!!

Posta aqui depois pra gente saber o que que deu!!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
Boa!!

Posta aqui depois pra gente saber o que que deu!!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

Eu medi a densidade depois de 2 dias e nao tinha mudado, aí fiz uma secundaria por 4 dias, depois cold crash perto de 0º por 7 dias. Tudo tranquilo... acho que isso do blow off ficar borbulhando não tinha nada a ver!
Depois primming na garrafa com 6g/l de açúcar. Ontem, com 7 dias de carbonatação resolvi abrir uma pra ver como estava.

Ficou bem aromatica, com um sabor pronunciado cítrico e um amargor BEM presente. Uma verdadeira IPA, bem gostosa.

O unico problema foi que mesmo com 7 dias de cold crash a turgidez ficou muuuito alta!! Será que é porque eu usei 10% de malte trigo, ou a levedura Nottingham? Ou será que pra não ficar turva assim só com gelatina? (não curti usar gelatina pq achei que tirou quase todo o aroma da minha ultima ipa)

segue foto dela:
 

Attachments

  • IPA.png
    IPA.png
    287.6 KB · Views: 45
Leandro, a turbidez alta deve ser por conta do dry hopping junto da levedura.

Eu nunca fiz dry hopping, sempre tento resolver tudo até o final da fervura (e também nunca fiz IPA/APA), mas você pode tentar aplicar a gelatina e só então fazer o dry hopping para não perder aroma. De repente alguém pode contar já se tentou fazer esse "malabarismo". :fro:
 
Velho, realmente está turva, mas tá linda! Fiquei afinzao de tomar haha

A turbidez pode ser várias coisas: fermento, DH, malte, água..

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
Back
Top