Duvida - Bibloco ou Tribloco 30L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

saskuat

Well-Known Member
Joined
Mar 30, 2017
Messages
75
Reaction score
52
Pessoal, enfim terminei de comprar meus equipamentos e vou começar a brassar.
Tenho as seguintes panelas e to em duvida de como começar.
1x N28 de 15 litros (lavagem), 1x N32 de 22 litros, 1x N36 de 32 litros.
Gostaria de fazer levas perto de 30 litros.
A duvida é:
Bibloco: Caldeirao n32 como cesto de grãos dentro da n36 e a de 15 litros como lavagem, ou;
Tribloco: mostura na n32 com fundo falso e fervo na n36 com a de 15 litros para lavagem.
Lembrando que ja tenho bomba 15rm pra circulação, resistencias de 1.5, 2 e 3kw, espaço para mim não é problema também.

A principal duvida é se a panela de 22L aguenta mosturar 5-7kg de malte para produzir proximo dos 30L
Qual configuraçao fica mais facil um upgrade para produção de 50L futuramente?
 
Cara, se tiver espaço na sua residência, vai de 3 panelas separadas. Operacionalmente é muito eficiente. Mas suas panelas não estão bem dimensionadas para 30 litros finais sem diluição.
Na verdade seria algo em torno de 27-28L, entao acho que a panela de 32L aguenta na fervura ne.
Minha duvida maior é se o caldeirao de 22L aguenta a mostura ja que em media vai uns 5-7kg de malte e se perde cerca de 1,5x a quantidade de malte em agua. Teria q fazer uma lavagem de uns 15 ne? Ai fica inviavel
 
Last edited:
Na verdade seria algo em torno de 27-28L, entao acho que a panela de 32L aguenta na fervura ne.
Minha duvida maior é se o caldeirao de 22L aguenta a mostura ja que em media vai uns 5-7kg de malte e se perde cerca de 1,5x a quantidade de malte em agua. Teria q fazer uma lavagem de uns 15 ne? Ai fica inviavel
Honestamente, estou achando muito apertado mostura e fervura. Mesmo com a absorção dos grãos, deve ficar apertado.
Quantos litros vc pretende enviar para o fermentador? Qual o volume máximo do fermentador?
Instala o brewfather.
 
Rapaz, caso quisesse 30l finais eu usaria uma panela de 45 litros na fervura. Essa de 32l dá para usar na mostura, mas se for fazer high gravity já complica um pouco.
Se fosse fazer 50l finais usaria 45l para mostura e 65l para fervura. No mais, vá na do Addyson, instale o brewfather ou beersmith e faça simulações.
 
Honestamente, estou achando muito apertado mostura e fervura. Mesmo com a absorção dos grãos, deve ficar apertado.
Quantos litros vc pretende enviar para o fermentador? Qual o volume máximo do fermentador?
Instala o brewfather.
Rapaz, caso quisesse 30l finais eu usaria uma panela de 45 litros na fervura. Essa de 32l dá para usar na mostura, mas se for fazer high gravity já complica um pouco.
Se fosse fazer 50l finais usaria 45l para mostura e 65l para fervura. No mais, vá na do Addyson, instale o brewfather ou beersmith e faça simulações.

É, assisti uns videos do Jamal e pelo que vi vou conseguir 20-23L finais.
Fermentador eu nao comprei ainda, ia comprar bombona ou balde de 30L.
Da agua total desconsidero ai uns 5L que é absorvido no malte entao teria uns 28L pré fervura, o que daria pra fazer de boa na panela de 32.

1632938090212.png
 
É, assisti uns videos do Jamal e pelo que vi vou conseguir 20-23L finais.
Fermentador eu nao comprei ainda, ia comprar bombona ou balde de 30L.
Da agua total desconsidero ai uns 5L que é absorvido no malte entao teria uns 28L pré fervura, o que daria pra fazer de boa na panela de 32.

View attachment 127220
Cara, vai ficar apertado. Como vc já tem as panelas, faz uma mostura de teste. Fervura agita e costuma subir quando coloca o lúpulo (igual leite fervendo).
Fermentador tem que ter, no mínimo, 20% de headspace. Já quase explodi um numa RIS.
 
Back
Top