Duvida Baixa Eficiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gkruga

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2014
Messages
59
Reaction score
4
Olá pessoal.
Seguinte, fiz uma hop weiss 40 litros nesse final de semana e me deparei com um problema. A receita eu comprei pronta da bode em curitiba, e eles montaram a receita segundo uma eficiência de 75%. Seguindo disso, fiz as seguintes etapas.
- Tenho o moinho Guzzo em casa, moi bem fino, tantoq ue dificultou um pouco da filtração, mas também tem o detalhe de ser de trigo né.
- Fiz as rampas de temperatura, a lavagem com agua a 80 e tudo mais.
- Levei pra fervura e fiz a medição da densidade pré-boil como chamam, a estimada era de 1038 e deu 1039.
- até ai tudo bem, fiz uma hora de fervura ( pouco intensa) e no final da receita fiquei 1041, ja corrigidos com a tabela de temperatura.

Diante desses detalhes, pensei as seguintes conclusões e duvidas:
1) A mosturação foi adequada, retirou o necessário e a densidade estava correta neste momento.
2) se a estava correto até aí o probloema foi na fervura, e sendo assim teria que aumentar a quantidade de grãos e ajeitar o equipamento para uma eficiencia menor?
3) meu gás estava pela metade e o que eu percebi que ela fica gelado, por fora, teria que colocar ele em alguma bacia e trocar a agua para fazer ele continuar com uma boa pressão e não enfraquecer e me dar uma fervura mais intensa? ( meu fogao é industrial, de alta pressão)
4)essa foi a segunda receita que a densidade ficou abaixo do esperado, na anterior eu achei que foi problematica pq não coloquei a panela no centro da boca no fogão, visto agora esse não foi o problema.

Enfim, espero que me ajudem.
Att,
 
@gkruga Se a densidade e o volume pré-fervura bateram, então o problema é evaporação insuficiente por causa da fervura fraca.
 
@paulo o que eu posso fazer pra corrigir isso? Tem algo que eu possa fazer no bujao de gás? Ou aumentar os grãos? Ou tentar colocar em duas chamas?
 
@paulo o que eu posso fazer pra corrigir isso? Tem algo que eu possa fazer no bujao de gás? Ou aumentar os grãos? Ou tentar colocar em duas chamas?

Colocar em duas chamas parece uma boa ideia. Independende da questão da densidade, você precisa de uma fervura vigorosa para volatilizar compostos indesejados e obter uma boa utilização do lúpulo. Além disso, a fervura forte também contribui para a limpidez da cerveja, pois promove a precipitação de certas proteínas.
 
Back
Top