Duplo Dry Hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 27, 2016
Messages
18
Reaction score
2
Pessoal,

Estou com dúvidas no processo de duplo dry hopping.

Li o post do Guenther sobre fazer o DH em duas etapas para conseguir mais aroma, porém, para isso devo adicionar a primeira quantidade de lúpulos aguardas os dias e depois separo esses lupulos (ou transfega) para então adicionar o restante?

Ou adiciono tudo no mesmo balde, seja direto ou hopbag? um em cima do outro.

OBS: Minhas levas são de 10 litros com maturação em balde.
 
Vamos lá
Eu faço em duas etapas, adiciono com hop Bag na primeira etapa, deixo 4 dias e removo o hop bag, depois adiciono na segunda etapa diretamente e deixo 4 dias, após abaixo a temperatura.
Estou pensando em adicionar a primeira sem o hop Bag, após 3 ou 4 dias adicionar a segunda parte e aguardar mais 4 dias.
 
Obrigado pelo retorno.
Bom, fiz o seguinte: adicionei 50 gr de lúpulo direto no balde por 5 dias, depois coloquei 22 gr de lupulo no hop bag no mesmo balde por mais 4 dias. Tirei o hopbag e iniciei o cold crash a zero grau por tres dias. Farei transfega e priming para iniciar o envase. Depois te conto como ficou.
Abç
 
Quando fiz a transfega pensando no envase, a cerveja estava muito turva. Então decidi, fiz transfega, clarificação com gelatina e priming junto (teste) deixei a zero grau por dois 24 horas. Ficou linda, límpida. Envasei nas garrafas e aguardei a carbonatação de 7 dias.
Resultado:
A cerveja escureceu (desconfio de oxidação) e perdeu todo o aroma...
Com 7 dias estava até legal, mas depois perdeu tudo...
Bebi mas está longe do que eu pretendia.
 
Pessoal,

Estou com dúvidas no processo de duplo dry hopping.

Li o post do Guenther sobre fazer o DH em duas etapas para conseguir mais aroma, porém, para isso devo adicionar a primeira quantidade de lúpulos aguardas os dias e depois separo esses lupulos (ou transfega) para então adicionar o restante?

Ou adiciono tudo no mesmo balde, seja direto ou hopbag? um em cima do outro.

OBS: Minhas levas são de 10 litros com maturação em balde.
Na realidade vc pode fazer da forma que quiser.... trasfegando ou não entre os Dry Hoppings, é gosto pessoal.

Vejo como vantagem o Duplo DH quando vou usar uma quantidade muito grande, então coloco a metade ou 1/3 primeiro, aguardo alguns dias, tipo, 3, depois coloco mais, e assim vai.

Isso faz com que cada adição fique mais "livre" na cerveja, diluindo melhor os óleos. Se colocar uma quantidade absurda de uma vez só, e não puder agitar a cerveja todos os dias, ele pode criar uma massa no fundo e diminuir a diluição.

É isso... nada demais... sem regras "perfeitas", o importante é entender pra que serve, o objetivo. Quando faço DH com quantidades normais, 3 a 4g de lúpulo por litro.. faço um só, não vejo pq fazer duplo. Quando começo a pensar em 6g/L ou mais, aí sim.

Abraço,
 
Mas e essa perda de aroma, a cor que escureceu e o sabor também mudou. Vc acha que pode ser mesmo oxidação?

Obrigado pela ajuda Guenther.
 
Mas e essa perda de aroma, a cor que escureceu e o sabor também mudou. Vc acha que pode ser mesmo oxidação?

Obrigado pela ajuda Guenther.

Oxidação não escurece a cerveja.
A única coisa que dá a sensação de que ela "escureceu" é o fato de toda a levedura ter se decantado, pois quando está em suspensão a aparência é leitosa/esbranquiçada.

Outra coisa...diferentes copos podem dar a sensação de que a cerveja está mais escura do que antes.

[ ]´s
 
Oxidação não escurece a cerveja.
A única coisa que dá a sensação de que ela "escureceu" é o fato de toda a levedura ter se decantado, pois quando está em suspensão a aparência é leitosa/esbranquiçada.

Outra coisa...diferentes copos podem dar a sensação de que a cerveja está mais escura do que antes.

[ ]´s

Não concordo. Infelizmente não achei nenhum artigo científico que fale sobre oxidação e mudança de cor na cerveja (por mais que de alguma forma eu tenha certeza de que tenha lido isso em algum lugar).

Você tem algum artigo ou experimento que comprove isso? Esse é um tópico que muito me interessa!

Obrigado.
 
Não concordo. Infelizmente não achei nenhum artigo científico que fale sobre oxidação e mudança de cor na cerveja (por mais que de alguma forma eu tenha certeza de que tenha lido isso em algum lugar).

Você tem algum artigo ou experimento que comprove isso? Esse é um tópico que muito me interessa!

Obrigado.

Cara, por experiência pessoal de tomar algumas brejas oxidadas mesmo. Nenhuma estava mais escura.

Pega uma Brahma velha mesmo, se é que você ainda beba, rs...já bebi várias com gosto de papelão molhado e a cor era a mesma.

Dei uma pesquisada aqui agora e não encontrei nada dizendo que escurece...
 
Não concordo. Infelizmente não achei nenhum artigo científico que fale sobre oxidação e mudança de cor na cerveja (por mais que de alguma forma eu tenha certeza de que tenha lido isso em algum lugar).

Você tem algum artigo ou experimento que comprove isso? Esse é um tópico que muito me interessa!

Obrigado.

Olha, nesse artigo até fala que o oxigênio afeta a cor, mas isso durante a fervura...

https://byo.com/mead/item/487-control-beer-color-tips-from-the-pros
 
Pois é, li esse artigo hoje enquanto estava na minha procura de mais informações. Pode ser que meu subconsciente associou pois praticamente quase tudo que oxida muda de cor, mas realmente nao achei nada que comprove. Chegando em casa vou dar uma pesquisada nos meus livros para ver se acho algo mais.

@Guenther alguma experiência no assunto?
 
Oxidação não escurece a cerveja.
A única coisa que dá a sensação de que ela "escureceu" é o fato de toda a levedura ter se decantado, pois quando está em suspensão a aparência é leitosa/esbranquiçada.

Outra coisa...diferentes copos podem dar a sensação de que a cerveja está mais escura do que antes.

[ ]´s

Cara, não foi isso. A cerva ficou muito límpida, transparente, mesmo no envase, não tinha tanta levedura no fundo e copo, só usei o mesmo, a diferença de cor do antes e depois é absurda.

Se não foi oxidação, o que pode ser então? E a perda de aroma?
 
Não concordo. Infelizmente não achei nenhum artigo científico que fale sobre oxidação e mudança de cor na cerveja (por mais que de alguma forma eu tenha certeza de que tenha lido isso em algum lugar).

Você tem algum artigo ou experimento que comprove isso? Esse é um tópico que muito me interessa!

Obrigado.

Resto de sanitizante nas garrafas (Biofor) por não secar direito, pode provocar isso?
Afinal o iodo é um agente oxidante também.
 
Li um artigo científico que falava que taninos oxidados escurecem o mosto, mas no caso o mesmo estava falando ainda na oxidação a quente, na mosturação e fervura.
 
Oxidação não escurece a cerveja.
A única coisa que dá a sensação de que ela "escureceu" é o fato de toda a levedura ter se decantado, pois quando está em suspensão a aparência é leitosa/esbranquiçada.

Outra coisa...diferentes copos podem dar a sensação de que a cerveja está mais escura do que antes.

[ ]´s

Sim, pode escurecer.
 
Sim, pode escurecer.
Pessoal, sobre escurecer, sim.... mas depende da quantidade de taninos extraída (sempre há.... às vezes mais, às vezes menos), e do nível de oxidação.

Exemplo, corte um pedaço de uma maça.... e olhe no outro dia. Pq vcs acham que ela ficou escura?
 
http://brulosophy.com/2016/12/19/po...normal-vs-high-oxidation-exbeeriment-results/


Tem esse experimento do Brulosophy, que eles testam os níveis de oxidação. Surpreendentemente, as amostras não tiveram impacto visual. Talvez um teste extraindo mais taninos e injetando oxigênio mataria a pau.

Já tive cervejas que escureceram, mas todas muito lupuladas, sempre atribui aos ácidos e óleos do lúpulo, mas a cerveja do experimento era lupulada (~6gr litro) também e não houve alteração.
 
Pessoal, sobre escurecer, sim.... mas depende da quantidade de taninos extraída (sempre há.... às vezes mais, às vezes menos), e do nível de oxidação.

Exemplo, corte um pedaço de uma maça.... e olhe no outro dia. Pq vcs acham que ela ficou escura?

Depois do seu exemplo da maça, fui dar uma pesquisada e ela escurece por possuir polifenóis: http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/por-que-a-maca-escurece-logo-depois-de-cortada/

Aqui explica que há polifenóis no lúpulo e no malte: http://teoriadecerveja.blogspot.com.br/2016/08/os-polifenois-do-lupulo.html

Por experiência própria e isso não quer dizer lá muita coisa, pois não tem embasamento cientifico algum, somente análise subjetiva, nunca percebi escurecimento nas cervejas comerciais oxidadas. Porém isso pode ser por elas terem uma série de anti-oxidantes...

Mas como os links acima, é possível imaginar que pode haver um escurecimento, porém sinceramente não acredito que seja tão perceptível, a não ser que tire uma foto, nas mesmas condições de iluminação, copo e etc e faça-se um outro teste, oxidando a mesma cerveja...
 
Pessoal, minha suspeita de oxidação é simplesmente pelo fato de ter tido muito contato com oxigênio, depois do DH fiz 2 transfegas e suspeito que envasei rápido...

Antes de cervejeiro sou químico, posso afirmar que a oxidação é um processo que ocorre de várias maneiras e por muitos fatores, uma característica nítida e visual é a mudança de cor, seja de qualquer elemento. Por isso minha suspeita.
 
Depois do seu exemplo da maça, fui dar uma pesquisada e ela escurece por possuir polifenóis: http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/por-que-a-maca-escurece-logo-depois-de-cortada/

Aqui explica que há polifenóis no lúpulo e no malte: http://teoriadecerveja.blogspot.com.br/2016/08/os-polifenois-do-lupulo.html

Por experiência própria e isso não quer dizer lá muita coisa, pois não tem embasamento cientifico algum, somente análise subjetiva, nunca percebi escurecimento nas cervejas comerciais oxidadas. Porém isso pode ser por elas terem uma série de anti-oxidantes...

Mas como os links acima, é possível imaginar que pode haver um escurecimento, porém sinceramente não acredito que seja tão perceptível, a não ser que tire uma foto, nas mesmas condições de iluminação, copo e etc e faça-se um outro teste, oxidando a mesma cerveja...

@Tomazela, acredite, é perceptível. No meu caso passou de um dourado brilhante para acobreado/âmbar mais opaco. Mas prior que a cor é o sabor. O pior que foi da primeira vez que usei malte Pale Ale "puro sangue" ao invés de pilsen.
 
talvez não seja oxidação e sim degradação não se esqueçam que não pasteurizamos nossas cervejas portanto é uma cerveja viva !!!
 
talvez não seja oxidação e sim degradação não se esqueçam que não pasteurizamos nossas cervejas portanto é uma cerveja viva !!!

@paulopinho, até pode ser degradação, mas isto levaria algum tempo (meses). No meu caso e 3 meses a mudança foi enorme. De outras levas tenho garrafas com 6 meses inalteradas quanto a cor e sabor.
 
Revivendo o tópico.

Esse ano resolvi fazer muitas brejas lupuladas e como já dito aqui no tópico, pra explorar adições maciças de lúpulo no DH temos que fracionar em mais de um DH.
Como as adições são cavalares em cada DH (acima de 6g/l) então devemos manter os lúpulo em contato com a breja o menor tempo possível que é de 24hs (sem DH dinâmico) e no máximo 48hs para assim extrairmos apenas oq queremos, evitando adstringências oriundas dessa quantidade elevada de lúpulo adicionado.

Até a cerveja atual que está em fermentação, eu fazia o primeiro DH no 2° dia de fermentação ativa e só removia o lúpulo no fim da fermentação que se dava a uns 3 ou até 4 dias depois dessa adição. Percebi que estava dando o "graminho" e então depois de estudar eu entendi que o primeiro DH deve ser removido tbm em até 48hs e até o Jamal me confirmou isso numa live dele, pois então na cerveja em fermentação apliquei essa técnica e ocorreu oq eu temia, que é algo que ainda me deixa dúvida.
Minha dúvida com relação a essa remoção do primeiro DH sempre foi que isso tbm iria remover as leveduras e então pararia a fermentação, mas avaliando a teoria entende-se que a levedura ALE faz a fermentação no Top e os lúpulos decantam em sua grande maioria, daí é possível essa remoção dos lúpulos num fermentador cônico removendo pouca levedura de forma que a fermentação continue.
Bom! Primeira vez que aplico essa técnica e ao fazer a ultima remoção dos lúpulos (fui fazendo purgas a cada 30 mim, removendo pouco por vez) a fermentação parou.

Será coincidência, ou será que acabei removendo toda a levedura mesmo?
Eu mesmo respondendo minha dúvida, imagino que vai sobrar vestígios de levedura que vão continuar se multiplicando e fermentando, então meu caso foi só uma coincidência mas acho que mais opiniões vão elucidar melhor essa questão.
Detalhe: A FG ficou bem acima do esperado, mas como só faço as medições com refratômetro + app BrewKing então pode estar calculando errado, por isso já encomendei um densímetro pra verificar melhor.
 
Relatos do ocorrido.

"Marujo de primeira viajem né!"
O cara nunca fez, viu, ouviu nem sentiu, dai qualquer coisa já pira nos problemas. kkkkkkkkkkkkk

O que ocorreu é que felizmente ela voltou a fermentar, removi mais um pouco do lúpulo que sobrou e decantou, mas segue o processo que aparentemente está tudo dentro dos conformes. 😁
 
Back
Top