Duas Brassagens Para o Mesmo Fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tvguins

Member
Joined
Sep 21, 2015
Messages
10
Reaction score
2
Boa noite pessoal!

Irei ganhar um fermentador cônico de 75L, sendo que tenho a capacidade de produzir 30L por brassagem. Minha Duvida é a seguinte:

Gostaria de saber se eu posso fazer duas brassagem iguais e colocar elas junto nesse fermentador? Se for possível como faço com o fermento?

Tipo faria uma brassagem de 30L de manhã e a tarde (ou no dia seguinte) faria outra brassagem igual a primeira de 30L e adicionaria no mesmo fermentador.

Desde já muito obrigado!
 
Eu resfriaria a primeira brassagem o máximo que der... De um dia pro outro então, daria pra jogar uma leva a 40 graus na outra a 0 e terminar em 20! E a temperatura mais baixa da primeira aliada a uma boa sanitizaçao manteria ela de boa até inocular o fermento no outro dia.
 
Eu resfriaria a primeira brassagem o máximo que der... De um dia pro outro então, daria pra jogar uma leva a 40 graus na outra a 0 e terminar em 20! E a temperatura mais baixa da primeira aliada a uma boa sanitizaçao manteria ela de boa até inocular o fermento no outro dia.

Obrigado pela dica!

Eu havia pensado em inocular o fermento todo logo a primeira e mais tarde ou no dia seguinte colocar o restante do mosto para evitar uma possível contaminação. O que você acha disso?
 
Obrigado pela dica!

Eu havia pensado em inocular o fermento todo logo a primeira e mais tarde ou no dia seguinte colocar o restante do mosto para evitar uma possível contaminação. O que você acha disso?


O procedimento correto é esse mesmo. Muito comum em cervejarias, pois o tamanho dos fermentadores em geral são bem maiores que o tamanho da cozinha. Só tome cuidado em resfriar o mosto da segunda leva até a temperatura que vc está fermentando para na stressar a levedura.
 
O procedimento correto é esse mesmo. Muito comum em cervejarias, pois o tamanho dos fermentadores em geral são bem maiores que o tamanho da cozinha. Só tome cuidado em resfriar o mosto da segunda leva até a temperatura que vc está fermentando para na stressar a levedura.

Obrigado pela dica em relação a temperatura para não estressar a levedura, não havia pensado nisso :)
 
Eu pretendo fazer uma brassagem dupla mas no mesmo dia. Logo que transferir o mosto para a fervura, começo uma nova brassagem enquanto a primeira estará fervendo. Assim com diferença de pouco mais de 1h estarei com 60 litros no fermentador.
A preparação começa no dia anterior. Moagem e separação da água são algumas providências.
Uso filtro bazooka, batch sparge e 3 panelas.

Não deixe de relatar a experiência de brassagem dupla.

Abrass.
 
Pelo que li, fazer duas brassagens pro mesmo fermentador é bem comum, e é um método usado há muito tempo. Uma das vantagens que já vi ser mencionada é conseguir fermentar o dobro de cerveja com a mesma quantidade de fermento... como você vai inocular só em metade, quando a segunda metade chegar a população já aumentou o suficiente. O método que mais vi é fazer a primeira leva, inocular o fermento, e adicionar a segunda leva 12 a 24h depois.
Mas na real, nunca fiz isso na prática...
 

Latest posts

Back
Top