Dry Hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

monteirovictor

New Member
Joined
Oct 29, 2014
Messages
2
Reaction score
0
Boa noite, estou com uma dúvida no meu dry hopping e como não consegui encontrar nada a respeito, espero que com a experiência de vocês possam me ajudar.
Já estou no quinto dia de dry hopping de uma IPA e percebi uma película branca no topo do meu balde. Não tem nenhum off flavor, nenhum aroma esquisito, nada... Na realidade ambos estão muito bons, porém não encontrei nada a respeito na internet. O que seria? Alguma ideia?
Segue a foto
6829f9cc7f57dcb265971e1e6c9960ef.jpg


Valeu!!
 
Película branca quase sempre quer dizer contaminação bacteriana.
Talvez o gosto não tenha se alterado muito ainda, seja pelo aroma do lúpulo, seja por pouco tempo de contaminação.

SE for contaminação recomendo engarrafar e tomar todas de uma vez se possível antes que se degrade mais.
 
Mas pensando bem podem ser resinas do lúpulo.
Mesmo assim, não excluiria a possibilidade de contaminação.
 
Pela foto não parece ter película, só espuma na cerveja...
 
Para quem não percebeu a película, olhe atentamente para a parte inferior da foto. No reflexo do flash está mais fácil de observar.

Voltando ao tópico, não sou de meter a cara no fermentador enquanto a cerveja está lá por medo de contaminar a leva. Concordo com as hipóteses levantada pelos colegas de contaminação ou resinas/óleo do lúpulo. Uma sugestão para testar a segunda hipótese seria você por um pouco de lúpulo em um copo de água e ver se ocorre o mesmo.
 
Para quem não percebeu a película, olhe atentamente para a parte inferior da foto. No reflexo do flash está mais fácil de observar.


Eu vi essa película, e concordo com o Tiago. Espuma e resto de krausen que ainda não decantou.

Pelo tamanho da marca de krausen, entendo que a fermentação foi bem vigorosa. Se algum micro organismo conseguir vencer bilhões de células de fermento comendo açucar como se não houvesse amanhã, ele mais que merece ter a cerveja só pra ele. :)

Abraços,
 
Tambem me pareceu resina do óleo logo quando descobri, mas mesmo assim queria uma segunda opinião... Fiquei na dúvida podendo ser uma má sanitização do hop bag. Por via das dúvidas, na próxima vou jogar o lúpulo sem o hop bag pra tirar essa prova hahahahaha
Valeu galera
 
Concordo com as opiniões anteriores. É normal, todos os meu DH ficam assim, sem exceção.
 

Latest posts

Back
Top