Dry hopping IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bom dia pessoal!
Aproveitando o tema, para uma receita de 50 litros um dry hopping de 50g Centennial fará diferença no aroma e amargor ou necessito colocar mais?

Muito obrigado!
Nope!

tenho usado 50~100g para 20l de lúpulos bem aromáticos como Amarillo, Citra, etc. para ter uma boa percepção.

Neste adição, 1g/l vai ser muito discreto.
 
Bom dia pessoal!
Aproveitando o tema, para uma receita de 50 litros um dry hopping de 50g Centennial fará diferença no aroma e amargor ou necessito colocar mais?

Muito obrigado!
Acredito que ficaria quase imperceptível. Acho que umas 4 a 5 gramas por litro ficaria legal, na minha experiência. Mas isso também vai do gosto de cada um, do tipo de lúpulo e da quantidade de óleo de cada lúpulo.
 
Bom dia pessoal!
Aproveitando o tema, para uma receita de 50 litros um dry hopping de 50g Centennial fará diferença no aroma e amargor ou necessito colocar mais?

Muito obrigado!
Cara,

Acho muito pouco, está a 1g/L ... vejo recomendações de 4 a 8 g/L ... nas minhas IPAs eu uso 6g/L que fica bom. Há estudos que demonstram a ineficácia de mais de 8g/L evidenciando o baixo custo x benefício do uso exagerado de lúpulo, pois, a absorção tem limites. Quanto ao amargor, apesar de haver estudos indicando que o dh aumenta sim o IBU (muito pouco), eu particularmente não percebo nada, afinal, minhas IPAs estão sempre na casa dos 50 IBUs, mas, é quase regra geral que dh não aumenta IBU.
 
Last edited:
Se for pra fazer dry Hop com 1 g /litro é melhor não fazer.Eu faço sempre entre 3g a 6g / litro.Escolha lúpulos que tenha bastante óleos essenciais.Lupulo com cascade não recomendo para fazer dry Hop,apesar dele ser mais barato ele tem pouco óleo.
 
Cara, não se matura IPA depois de dry hopping, porque o aroma dele vai indo embora assim... é uma cerveja de se beber jovem.

Amargor não acontece com contato prolongado e sim um gosto de grama cortada, que não é legal.

Seguindo o que eu falei acima, não aconselharia o uso de hop bag, justamente pra nao deixar ela tanto tempo parada.

Se o objetivo for clarificar a cerveja, faz o cold crash depois de uns dias de dry hopping, e deixa 2 ou 3 com a gelatina e deu. Não necessariamente vc precisa usar o clarificante, IPA turva tá na moda!
Eu faço dry Hop de 4 dias temperatura ambiente e logo faço cold a 0 graus por 3 dias.O resultado é bem satisfatório em relação a clarificação.
 
Aproveitando o topico, tenho feito varias ipas que ficaram excelentes. Mas a penultima engarrafei com aquele engarrafador semi automatico que acho deu muito oxigenio dentro da cerveja, ela oxidou e perdeu o aroma todinho, ficando inclusive com off flavor de esparadrapo. Agora na ultima, que ainda esta no fermentador, fiz dry hop com 100 g para 20l e quando fui tirar nao estava com "aquele" aroma gostoso da ipa. Ainda por cima em um dos fermentadores estava com uma coisa por cima da cerveja que parecia um talco. Provei a cerveja nao estava nem com sabor nem com aroma do lupulo embora nao estava estragada (Fiz o dry hop logo apos a fermentaçao secundaria, baixei a temperatura para 16 e deixei 7 dias). To desconfiado da integridade do lupulo, o qu vcs acham?
 
Aproveitando o topico, tenho feito varias ipas que ficaram excelentes. Mas a penultima engarrafei com aquele engarrafador semi automatico que acho deu muito oxigenio dentro da cerveja, ela oxidou e perdeu o aroma todinho, ficando inclusive com off flavor de esparadrapo. Agora na ultima, que ainda esta no fermentador, fiz dry hop com 100 g para 20l e quando fui tirar nao estava com "aquele" aroma gostoso da ipa. Ainda por cima em um dos fermentadores estava com uma coisa por cima da cerveja que parecia um talco. Provei a cerveja nao estava nem com sabor nem com aroma do lupulo embora nao estava estragada (Fiz o dry hop logo apos a fermentaçao secundaria, baixei a temperatura para 16 e deixei 7 dias). To desconfiado da integridade do lupulo, o qu vcs acham?

Esse "talco" se chama Krausen.
Não é algo a se preocupar, ele não irá influenciar no resultado final da sua cerveja. Um bom cold irá decantar essa levedura suspensa.

Sobre o dry hopping, existem inúmeros fatores pela qual podemos perder o aroma e os sabores, você terá que descobrir qual é o melhor método para se obter ambos em sua cerveja.
Não adianta jogar 200g de lúpulo para 20l de cerveja, se o alfa ácido do lúpulo for baixo (em %). Procure utilizar lúpulos com alto teor de óleos essenciais (% A.A), temperaturas mais altas e principalmente no final da fermentação, pois a fermentação irá expulsar os aromas obtidos no dry hopping.
Além disso, você pode explorar as técnicas para adicionar os lúpulos no Flameout e whirlpool, já fiz várias com essas técnicas, e o resultado sempre foi satisfatório.
A qualidade do lúpulo e sua safra também podem influenciar muito no resultado final, ou seja, procure comprar marcas mais conhecidas, e safra mais novas.

Não sei a quantidade de oxigênio que está entrando na garrafa, mas acredito que não seja o motivo. Eu revisaria todo o processo antes do envase.
 
Esse "talco" se chama Krausen.
Não é algo a se preocupar, ele não irá influenciar no resultado final da sua cerveja. Um bom cold irá decantar essa levedura suspensa.

Sobre o dry hopping, existem inúmeros fatores pela qual podemos perder o aroma e os sabores, você terá que descobrir qual é o melhor método para se obter ambos em sua cerveja.
Não adianta jogar 200g de lúpulo para 20l de cerveja, se o alfa ácido do lúpulo for baixo (em %). Procure utilizar lúpulos com alto teor de óleos essenciais (% A.A), temperaturas mais altas e principalmente no final da fermentação, pois a fermentação irá expulsar os aromas obtidos no dry hopping.
Além disso, você pode explorar as técnicas para adicionar os lúpulos no Flameout e whirlpool, já fiz várias com essas técnicas, e o resultado sempre foi satisfatório.
A qualidade do lúpulo e sua safra também podem influenciar muito no resultado final, ou seja, procure comprar marcas mais conhecidas, e safra mais novas.

Não sei a quantidade de oxigênio que está entrando na garrafa, mas acredito que não seja o motivo. Eu revisaria todo o processo antes do envase.
Valew pela luz, agora, comecei com o cold dela ontem, vc acha aumentar a temperatura e refazer o dry hop pode dar resultado de melhora?
 
Valew pela luz, agora, comecei com o cold dela ontem, vc acha aumentar a temperatura e refazer o dry hop pode dar resultado de melhora?
Creio que refazer o dry hop só vai tender a puorar a cerveja, afinal você estará introduzindo oxigênio junto com o lúpulo novamente, mas desta vez quase sem levedura ativa (tendo em vista o início do cold crash) para consumi-lo.
Eu tomaria essa leva como está!
Mas se aibda assim quiser mais aroma, coloque um pouco de lúpulo solto no post mix quando for carbonatar, já tomei com este tipo de "dh dinâmico" e ficou bacana o resultado!
Abs e boas cervejas!
 
Creio que refazer o dry hop só vai tender a puorar a cerveja, afinal você estará introduzindo oxigênio junto com o lúpulo novamente, mas desta vez quase sem levedura ativa (tendo em vista o início do cold crash) para consumi-lo.
Eu tomaria essa leva como está!
Mas se aibda assim quiser mais aroma, coloque um pouco de lúpulo solto no post mix quando for carbonatar, já tomei com este tipo de "dh dinâmico" e ficou bacana o resultado!
Abs e boas cervejas!

É isso que penso também, nessa altura do campeonato, não dá pra arriscar mais. Faz o cold e bebe, na próxima você acerta.
 
Back
Top