Dry Hop sem gelatina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2014
Messages
279
Reaction score
17
Bom dia pessoal,

Estava lendo alguns tópicos sobre dry e vi que sempre recomendam o uso de gelatina pra clarificar antes do envase. Porém não sou simpatizante da clarificação com gelatina e me surgiu a dúvida:


No caso de eu fazer dry nos ultimos dias de fermentação secundaria, posso seguir com o esquema de fazer cold break e clarificar por uns 7 dias a 0 grau?

Há problema do lupulo do dry ficar esse tempo todo em contato com a breja?
 
Já fiz parecido e não tive nenhum problema, porém não posso garantir que aconteça o mesmo com você.
 
Cara, tenho meia dúzia de brassagens de IPA e APA e acho que 7 dias é até bastante tempo. Acho que uns 4 dias tá de bom tamanho se vc consegue deixar sua geladeira entre - 0,5 e 0,5. Penso que mais tempo em temperatura baixa não ajuda a clarificar mais. Se sedimentou sedimentou e já era. Eu gosto muito de gelatina, não encontrei nada de negativo no uso dela. Faço sempre DH jogando o lúpulo no balde e baixa tudo depois. Sugiro não usar a torneira do balde e sim tirar por sifão. Abs.
 
uploadfromtaptalk1441593564915.jpg

Olha só como ficou o Dry Hopping com a gelatina. A parte escura é o lúpulo, e a camada que acumulou por cima é o fermento que foi para o fundo com a gelatina.
 
Bom dia pessoal,

Estava lendo alguns tópicos sobre dry e vi que sempre recomendam o uso de gelatina pra clarificar antes do envase. Porém não sou simpatizante da clarificação com gelatina e me surgiu a dúvida:


No caso de eu fazer dry nos ultimos dias de fermentação secundaria, posso seguir com o esquema de fazer cold break e clarificar por uns 7 dias a 0 grau?

Há problema do lupulo do dry ficar esse tempo todo em contato com a breja?
Fazer "cold-break" não.

Cold-break são as proteínas coaguladas durante o resfriamento pós-fervura.

Você quer dizer "cold-crash".

Bom, respondendo... não tem problema nenhum fazer isso. A questão é que, na maioria dos casos, não há praticamente motivos pra deixar a cerveja mais que uns 5 dias em contato com o lúpulo. A partir daí, começam a aumentar as chances de sua cerveja ficar com gosto de grama.

Ela VAI ficar com gosto de grama? Só Deus sabe.... não é algo matemático, é uma tendência.

Abraço,
 
Fazer "cold-break" não.

Cold-break são as proteínas coaguladas durante o resfriamento pós-fervura.

Você quer dizer "cold-crash".

Bom, respondendo... não tem problema nenhum fazer isso. A questão é que, na maioria dos casos, não há praticamente motivos pra deixar a cerveja mais que uns 5 dias em contato com o lúpulo. A partir daí, começam a aumentar as chances de sua cerveja ficar com gosto de grama.

Ela VAI ficar com gosto de grama? Só Deus sabe.... não é algo matemático, é uma tendência.

Abraço,


Entendo, porém digamos que faça o dry no final da secundária com o lupulo direto no fermentador, e deixe digamos 4 dias depois do cold crash e envase, vai dar pra decantar legal as particulas? Porque se for lupulo pras garrafas, creio que ela vai uma hora ou outra adquirir o gosto de grama.


Nesse caso seria indicado usar o tecido voil?
 
Jonnes.... decantar vai, e não vão ir PEDAÇOS de lúpulo pra garrafa. Agora, a cerveja vai ficar límpida? Não... isso demora bem mais tempo a frio. Não existe milagre. Voil não faria diferença alguma nessa turbidez.

Com gelatina, aí sim, 2 dias depois de aplicar tá cristal.

Abraço,
 
Jonnes.... decantar vai, e não vão ir PEDAÇOS de lúpulo pra garrafa. Agora, a cerveja vai ficar límpida? Não... isso demora bem mais tempo a frio. Não existe milagre. Voil não faria diferença alguma nessa turbidez.

Com gelatina, aí sim, 2 dias depois de aplicar tá cristal.

Abraço,


O lance é que não quero uma cerveja cristal, acho bacana ela meio turva.

Mas no caso de usar gelatina, o tempo de refermentação na garrafa aumentaria?
 
Sim, aumenta.

Um dia, faça um teste.... divida uma leva em dois baldes, e aplique gelatina em um deles, no outro não, engarrafe as duas, e prove.

Infelizmente isso é mais difícil de fazer com garrafa/priming, mas com barril onde você carbonata em 1 ou 2 dias é mais fácil.

Depois de comparar a mesma cerveja turva, ou cristal, eu digo........ há grande chance de você nunca mais querer cervejas turvas.

Eu tinha EXATAMENTE esse mesmo (pré) conceito quando comecei a fazer cervejas..... preferia cervejas turvas porque pareciam termais SABOR... AROMA... etc........ eu enchia a boca pra dizer "ISSO é que é cerveja de verdade!". Ledo engano.... na maioria dos casos, ao longo dos anos, eu pude perceber que a turbidez não é legal, só em alguns casos.

Abraço,
 
Depois de comparar a mesma cerveja turva, ou cristal, eu digo........ há grande chance de você nunca mais querer cervejas turvas.

Desafio aceito!!
Nunca usei gelatina, mas dividirei o lote em dois depois da fermentação e procederei com o cold crash, aplicarei gelatina em uma e em outra não.

Quero ver essa diferença, pois fiquei curioso. =)
 
Sim, aumenta.

Um dia, faça um teste.... divida uma leva em dois baldes, e aplique gelatina em um deles, no outro não, engarrafe as duas, e prove.

Infelizmente isso é mais difícil de fazer com garrafa/priming, mas com barril onde você carbonata em 1 ou 2 dias é mais fácil.

Depois de comparar a mesma cerveja turva, ou cristal, eu digo........ há grande chance de você nunca mais querer cervejas turvas.

Eu tinha EXATAMENTE esse mesmo (pré) conceito quando comecei a fazer cervejas..... preferia cervejas turvas porque pareciam termais SABOR... AROMA... etc........ eu enchia a boca pra dizer "ISSO é que é cerveja de verdade!". Ledo engano.... na maioria dos casos, ao longo dos anos, eu pude perceber que a turbidez não é legal, só em alguns casos.

Abraço,

Guenther, queria uma opinião sua sobre oque é melhor nessas duas situações SEM transfega:
-dryhop com pellet direto no balde sem hopbag
-dryhop com hop bag
 
A minha opinião é que tanto faz em termos de turbidez, e eu não gosto de bags em nenhum caso que não seja obrigatório.

Abraço,
 
Sim, aumenta.

Um dia, faça um teste.... divida uma leva em dois baldes, e aplique gelatina em um deles, no outro não, engarrafe as duas, e prove.

Infelizmente isso é mais difícil de fazer com garrafa/priming, mas com barril onde você carbonata em 1 ou 2 dias é mais fácil.

Depois de comparar a mesma cerveja turva, ou cristal, eu digo........ há grande chance de você nunca mais querer cervejas turvas.

Eu tinha EXATAMENTE esse mesmo (pré) conceito quando comecei a fazer cervejas..... preferia cervejas turvas porque pareciam termais SABOR... AROMA... etc........ eu enchia a boca pra dizer "ISSO é que é cerveja de verdade!". Ledo engano.... na maioria dos casos, ao longo dos anos, eu pude perceber que a turbidez não é legal, só em alguns casos.

Abraço,

Geralmente minhas refermentações ocorrem em 15 dias, utilizando-a demoraria mais?


E quando a turbidez vem a calhar?

weiss, wit, Apa, IPA, lagers?

Stout, porters?

Turbidez depende do estilo unicamente ou de preferência também?

Pra mim uma weiss limpida seria meio estranho.
 
A minha opinião é que tanto faz em termos de turbidez, e eu não gosto de bags em nenhum caso que não seja obrigatório.

Abraço,

não perguntei pela turbidez na verdade
pergunto pela questão do lupulo, sem o bag em questão de horas após ser jogado no balde já vai descer pro fundo do balde e ficar colado na lama, com transfega já li que vc até balança o balde pro lupulo subir, mas sem tranfega não dá pra fazer isso

sem bag x lupulo no fundo colado na lama
com bag x lupulo no meio do balde sem contato com a lama

isso que to pensando
 
Geralmente minhas refermentações ocorrem em 15 dias, utilizando-a demoraria mais?


E quando a turbidez vem a calhar?

weiss, wit, Apa, IPA, lagers?

Stout, porters?

Turbidez depende do estilo unicamente ou de preferência também?

Pra mim uma weiss limpida seria meio estranho.
Quando eu disse "na maioria dos casos", eu quis dizer realmente... "na maioria dos casos".......... não TODOS os casos.

Turbidez, na MINHA visão é legal em casos clássicos.... wits, weiss, etc.

Na maioria dos outros casos, comparando a turva com a límpida, eu acho as límpidas bem superiores, e isso inclui muito as cervejas escuras, mesmo as totalmente pretas.
 
A ultima brassagem que fiz foi uma Red Ale, por sinal uma "clone" de uma receita que o Guenther passou aqui, só mudei os maltes para weyermann, e que por sinal me frustrou um pouco pq é minha segunda Red que nao fica red... rs
Enfim, foi a primeira cerveja que utilizei gelatina pra clarificação e lendo esse tópico me gerou uma dúvida:

Minhas cervejas geralmente já estão boas pra tomar em geral uma semana após o primming, o fato da gelatina coagular mais material vai interferir nesse tempo? A quantidade de leveduras vai ser menor na garrafa?
 
A minha opinião é que tanto faz em termos de turbidez, e eu não gosto de bags em nenhum caso que não seja obrigatório.

Abraço,

Ressuscitando o tópico aqui... É necessário mudar de fermentador para fazer o DH? Nesse caso de só largar os pellets sem bag, eles não vão "se esconder" na lama lá embaixo? Eu costumo fazer meus DHs no mesmo fermentador da primária, mas uso bags. Está correto? Abraço.
 
Quando eu disse "na maioria dos casos", eu quis dizer realmente... "na maioria dos casos".......... não TODOS os casos.

Turbidez, na MINHA visão é legal em casos clássicos.... wits, weiss, etc.

Na maioria dos outros casos, comparando a turva com a límpida, eu acho as límpidas bem superiores, e isso inclui muito as cervejas escuras, mesmo as totalmente pretas.
Já fiz uma stout sem usar gelatina e outra usando gelatina. Realmente, a que foi clarificada ficou bem mais gostosa.
 
Monks, boa tarde meu amigo

Evite de ressuscitar tópicos tão antigos assim. O ideal é ler o que foi falado e abrir um novo se a dúvida não foi sanada.

Respondendo a sua pergunta inicial, acredito que o método de fazer DH varia muito do equipamento que você está usando e do seu gosto também. Por exemplo, na maioria dos casos que faço DH, uso um ou dois bags, pois as quantidades de lúpulos que utilizo são muito grandes e acabam passando do nível da torneira. Isto resulta em admissão de partículas de lúpulo na garrafa.

Ao meu ver, fazer DH com os lúpulos soltos, teoricamente aumenta a área de contato e a extração dos óleos será mais efetiva. Mas para te ser sincero, já fiz das duas maneiras e o resultado foi bem parecido, para não dizer igual.
 
Last edited:

Latest posts

Back
Top