Dry "hop" com casca de frutas.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FlaviomBianchi

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
62
Reaction score
32
Olá amigos, estou numa segunda tentativa de Saison com pimenta preta mais casca de laranjas amargas e limão siciliano.

Na primeira o cítrico apareceu no nariz nos primeiros dias e com o passar do tempo (maturação, priming, etc.) os aromas se foram ficando só o fermento.

Na segunda tentativa aumentei as cascas no final da fervura, novamente estou com bom resultado na maturação, mas estou querendo mais aroma de limão na minha cerveja.

A questão é se alguém tem experiência utilizando casca de laranja no que posso chamar de "dry casca" e se sim qual técnica de sanitização utilizar para garantir a prevenção contra contaminação( vodka, chá, natura...) além de quantidade por litro e tempo.

Aguardo sugestões.
 
Olá amigos, estou numa segunda tentativa de Saison com pimenta preta mais casca de laranjas amargas e limão siciliano.

Na primeira o cítrico apareceu no nariz nos primeiros dias e com o passar do tempo (maturação, priming, etc.) os aromas se foram ficando só o fermento.

Na segunda tentativa aumentei as cascas no final da fervura, novamente estou com bom resultado na maturação, mas estou querendo mais aroma de limão na minha cerveja.

A questão é se alguém tem experiência utilizando casca de laranja no que posso chamar de "dry casca" e se sim qual técnica de sanitização utilizar para garantir a prevenção contra contaminação( vodka, chá, natura...) além de quantidade por litro e tempo.

Aguardo sugestões.


Falando sobre o aroma de casca de laranja. Fiz uma witbier com casca de laranja, ficou um excelente aroma mesmo depois de todo tempo de fermentação, maturação e primming na garrafa. Usei 30g de casca ralada (sem a parte branca da casca), nos últimos 5 minutos de fervura para 20 litros finais. Qual quantidada você usou e como?
 
55L mosto, 60g casca limão, 30g casca laranja amarga, 10g pimenta preta triturada. 5 minutos do final da fervura.

A questão não é sobre adicionar especiarias no fim da fervura mas sim colocar na maturação.
 
Pra frutas, indicam pasteurizar.
Pra cascas talvez possa seguir a mesma ideia.
Se te interessar, busca aqui no fórum. Tem um tópico sobre adição de frutas com um link de um blog (não lembro se era homini lúpulo ou o do boden, ou algum do tipo), mas tinha fonte de vários bibliografias e alguns testes...
 
55L mosto, 60g casca limão, 30g casca laranja amarga, 10g pimenta preta triturada. 5 minutos do final da fervura.

A questão não é sobre adicionar especiarias no fim da fervura mas sim colocar na maturação.

Sim, eu entendi que você perguntou sobre adicionar na maturação, mas a questão é que eu não precisei disso, por isso perguntei quanto tinha utilizado para saber se não era muito pouco.

Uma opção é fazer chá como se faz chá de lúpulo, porque adicionar direto na maturação a casca mesmo depois de ferver é muito perigoso pra contaminar. Faria um chá e adicionaria esse chá sem a casca sólida na cerveja.
Mas pessoalmente eu ainda escolheria ampliar essa adição na fervura ao invés de chá. Mas vale a tentativa.
 
Cara, talvez se vc usar um sanitizante na casca e no equipamento que vai usar pra tirar, talvez seja o suficiente pra não contaminar...

Mas vc pode botar na água quente, levantar fervura e desligar, só pra pasteurizar também, é mais garantido.
Fazer infusão em vodka ou álcool de cereais também é uma opção, só tem que cuidar pra não usar bebida demais. Uma vez coloquei um extrato de baunilha feito com vodka e a cerveja ficou com gosto de vodka.

Abraço
 
Acho que vou mesmo com o "in natura" vou dar uma boa lavada e quem sabe sanitizada, e vou testar em uma leva pequena. Assim posso ver se contamina ou não. Se tiver oportunidade testo com imersão em vodka também.
Mantenho vocês informado.
 
Com um frasco reagente de 2 litros coloque as raspas e os temperos com água, +/- 1,5 litro. Ponha no fogo mais fraco possível, deixe chegar fervura, não mais que dois min. Tampe e deixe esfriar. Coe com um pano (ajuda a retiraram o óleo) e misture logo antes de engarrafar. Eu jogo no barril antes da cerveja.
Cuidado com o tempo de molho de algumas especiarias.
 
Com um frasco reagente de 2 litros coloque as raspas e os temperos com água, +/- 1,5 litro. Ponha no fogo mais fraco possível, deixe chegar fervura, não mais que dois min. Tampe e deixe esfriar. Coe com um pano (ajuda a retiraram o óleo) e misture logo antes de engarrafar. Eu jogo no barril antes da cerveja.
Cuidado com o tempo de molho de algumas especiarias.

Boa tarde! Obrigado por compartilhar a experiencia!

Poderia falar mais sobre?

Quantidades, perfil adquirido, etc?
 
ola, amigos
ultimamente tenho utilizado a casca de laranja na maturação deixo nos dos dias finais e tenho obtido um bom resultado, alguns cuidados que sigo:
- pego laranja diretamente do pé e lavo muito bem
- para sanitizar utilizei vodca em pequena quantidade por 2 horas
 
Back
Top