DOUBLE IPA - Críticas da Receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunonacari

Well-Known Member
Joined
Jan 26, 2016
Messages
180
Reaction score
30
Prezados,

Minha próxima brassagem será uma DOUBLE IPA, estou elaborando a receita para 25 litros.

Estou na dúvida se uso s-04 ou us-05.

Segue abaixo receita para comentários:

zhQESl.png


9M3z9C.png
 
O S-05 trabalha melhor com esse teor alto de alcool do que o S-04. Quais rampas vai usar?
 
O S-05 trabalha melhor com esse teor alto de alcool do que o S-04. Quais rampas vai usar?

Estava pensando em manter 90min na faixa dos 64/65º.

Quero uma cerveja com boa drinkability, não quero ela pesada no malte, até por isso tirei a mão na adição dos maltes especiais.

Algum sentido no q falei?? kkkkkk
 
O S-05 trabalha melhor com esse teor alto de alcool do que o S-04. Quais rampas vai usar?



Já fiz bastante cerveja entre 10% e 11% de ABV usando S04, e ele nunca deixou de chegar até o final da atenuação esperada e nunca me desapontou durante a carbonatação na garrafa.
Todas as High Gravity que fiz com fermento seco foram com S04 e S33.

O problema com o S04 é que ele é 'fast and furious'. Fermenta super rápido, dificil de domar ele.
Temperatura um pouco mais baixa eele flocula, um pouco mais alta e ele gera muito ester e alcool superior. Boa parte da sua fama de ter baixa atenuação vem de um controle de temperatura inadequado.

O US05 é mais neutro e tem um ritmo mais constante, por isso é o preferido da galera.

Acho que deu pra perceber que eu sou fã do 04 né? :)

De qualquer maneira, para esta receita, acho que o US05 combina melhor. S04 gera muito frutado.

Abraço!
 
Last edited:
Já fiz bastante cerveja entre 10% e 11% de ABV usando S04, e ele nunca deixou de chegar até o final da atenuação esperada e nunca me desapontou durante a carbonatação na garrafa.
Todas as High Gravity que fiz com fermento seco foram com S04 e S33.

O problema com o S04 é que ele é 'fast and furious'. Fermenta super rápido, dificil de domar ele.
Temperatura um pouco mais baixa eele flocula, um pouco mais alta e ele gera muito ester e alcool superior. Boa parte da sua fama de ter baixa atenuação vem de um controle de temperatura inadequado.

O US05 é mais neutro e tem um ritmo mais constante, por isso é o preferido da galera.

Acho que deu pra perceber que eu sou fã do 04 né? :)

De qualquer maneira, para esta receita, acho que o US05 combina melhor. S04 gera muito frutado.

Abraço!

Massa, bom saber.

Mas e com relação aos maltes e combinação de lúpulos??
 
Me parece OK, mas vai de acordo com seu gosto...
 
Alguém para ajudar com relação às dúvidas acima?

Gosto pessoal.
Eu particularmente faço cervejas com baixa lupulagem e um perfil mais puxado pro malte e fermento, mas quando faço American Ale, é cascade, citra e amarillo na veia. :)
 
Sou da teoria de que menos é mais...veja gente botando 5, 6 ,7...tipos de lúpulo nessas cervejas. No final você gastou um tanto de lúpulo e não consegue perceber o sabor de cada um.
Mas gosto é igual bunda né, cada um tem o seu.
 
Sou da teoria de que menos é mais...veja gente botando 5, 6 ,7...tipos de lúpulo nessas cervejas. No final você gastou um tanto de lúpulo e não consegue perceber o sabor de cada um.
Mas gosto é igual bunda né, cada um tem o seu.

Exatamente, não existe o certo e o errado, apenas questão de gosto. Eu já penso diferente acho 4 um número legal em que cada lúpulo escolhido se complementam e no final da um aspecto lupulado mais complexo. No caso para IPA penso assim. Agora para outros estilos menos complexos, como uma summer ou uma kolsch, realmente, menos é mais.
 
Gosto é gosto! Para mim uma Single Hop Citra é sensacional mas nada bate uma IPA com Simcoe e Amarillo!!!
 
Gosto é gosto! Para mim uma Single Hop Citra é sensacional mas nada bate uma IPA com Simcoe e Amarillo!!!

Putz, pena que não tá achando mais Simcoe, essa dupla é dinâmica. Mas gosto muito do quarteto Simcoe, Centennial, Galaxy e Cascade. 1/4 FWH 1/4 aos 30' 1/4 aos 15' e 1/4 aos 0' esfriando o mosto a 78° . Depois um DH de 50g de cada escalonado em 2 etapas de 2 dias a uns 18°. Fica sensacional
 
Gosto é gosto! Para mim uma Single Hop Citra é sensacional mas nada bate uma IPA com Simcoe e Amarillo!!!

Não encontrei o SIMCOE aqui em Vitória, o Amarillo usei nas minhas últimas 2 levas, gostei bastante dele, mas vou tentar outros pra comparar.

Alguma outra combinação?
 
Putz, pena que não tá achando mais Simcoe, essa dupla é dinâmica. Mas gosto muito do quarteto Simcoe, Centennial, Galaxy e Cascade. 1/4 FWH 1/4 aos 30' 1/4 aos 15' e 1/4 aos 0' esfriando o mosto a 78° . Depois um DH de 50g de cada escalonado em 2 etapas de 2 dias a uns 18°. Fica sensacional

Essa combinação deve ficar TOP mesmo!!
 
Com relação ao FWH, tenho uma dúvida...

Já fiz jogando o lupulo no momento da recirculação, porém já vi videos que a pessoa joga na panela de fervura no momento que começamos a transferir o mosto pra lá.

O que vcs costumam fazer?
 
Com relação ao FWH, tenho uma dúvida...

Já fiz jogando o lupulo no momento da recirculação, porém já vi videos que a pessoa joga na panela de fervura no momento que começamos a transferir o mosto pra lá.

O que vcs costumam fazer?

Dessa maneira assim que termina o mash out e drena o mosto para fervura.
 
Acabei de provar uma double IPA que fiz a uns meses. Tem um post em que discutimos bastante sobre esses temas.
Fiquei extremamente satisfeito com a drincabilidade. Ficou amargo, porém sem aquele soco na cara de amargor.
Fiz uma adição antes de começar a fervura (logo que liguei o fogo) e depois tudo faltando 20/15/10/5/0 minutos. Também fiz um dry hop com 4 dias de exposição e 3 g/L de lupulo.
Tive excelentes resultados usando 50% de Vic Secret e 50% de Citra.
Teve um toque mais de frutas.
Gostei muito e recomendo.
Procura o post DOUBE IPA - AJUDA
Abraços
 
Atualizando o tópico...

Hoje fazem 8 dias de fermentação, meu OG foi de 1085 e FG estabilizou em 1022 utilizando o S-33.

Fermentei 3 dias a 18º e depois fui subindo 0,5º por dia, como não está mto quente aqui em Vitória, tá difícil subir de 20,5º. Vou analisar a possibilidade de por uma lampada dentro do freezer.

Saudações
 
Atualizando o tópico...

Hoje fazem 8 dias de fermentação, meu OG foi de 1085 e FG estabilizou em 1022 utilizando o S-33.

Fermentei 3 dias a 18º e depois fui subindo 0,5º por dia, como não está mto quente aqui em Vitória, tá difícil subir de 20,5º. Vou analisar a possibilidade de por uma lampada dentro do freezer.

Saudações

Cara, se você utilizou a quantidade correta de leveduras e fermentou controlado a 18 graus fica tranquilo que esses 20,5 são suficientes na secundária.

Vejo várias pessoas quebrando a cabeça em como aumentar a temperatura na secundária mas se a primária aconteceu de forma correta não precisa se preocupar em chegar nos 23-24 graus. Um leve aumento na temperatura já é suficiente.

Agora se a primária foi ruim, aí sim tem que fazer uma secundária mais longa, em temperaturas mais altas para tentar pelo menos salvar um pouco.

É melhor uma cerveja com uma primária correta, sem secundária do que uma secundária ótima para tentar consertar uma primária meia boca.

Abraços.
 
Cara, se você utilizou a quantidade correta de leveduras e fermentou controlado a 18 graus fica tranquilo que esses 20,5 são suficientes na secundária.

Vejo várias pessoas quebrando a cabeça em como aumentar a temperatura na secundária mas se a primária aconteceu de forma correta não precisa se preocupar em chegar nos 23-24 graus. Um leve aumento na temperatura já é suficiente.

Agora se a primária foi ruim, aí sim tem que fazer uma secundária mais longa, em temperaturas mais altas para tentar pelo menos salvar um pouco.

É melhor uma cerveja com uma primária correta, sem secundária do que uma secundária ótima para tentar consertar uma primária meia boca.

Abraços.

Valeu pelo retorno, @Ipera.

Acredito que minha primária tenha sido boa, faço controle com poço térmico e deixo setado em 0,1º a diferença do freezer.
O que, com certeza, vcs irão criticar, é que para 25 litros e OG de 1085, utilizei apenas dois saches de s-33 hidratados.
 
Valeu pelo retorno, @Ipera.

Acredito que minha primária tenha sido boa, faço controle com poço térmico e deixo setado em 0,1º a diferença do freezer.
O que, com certeza, vcs irão criticar, é que para 25 litros e OG de 1085, utilizei apenas dois saches de s-33 hidratados.

Eu não critico nada! Quem deve estar puta da vida é a levedura que teve que fazer sozinha um trabalho que deveria ser de pelo menos 2 pessoas! Com essa OG elas foram judiadas.

Mas não é o fim do mundo, nesse caso capricha na secundária, como disse, alguns graus acima da temperatura de fermentação por uns 3-4 dias pelo menos.

Cerveja forte necessita de tempo para arredondar, guarda umas garrafas para provar daqui uns meses (quem sabe ano) para você avaliar a diferença.
 
Eu não critico nada! Quem deve estar puta da vida é a levedura que teve que fazer sozinha um trabalho que deveria ser de pelo menos 2 pessoas! Com essa OG elas foram judiadas.

Mas não é o fim do mundo, nesse caso capricha na secundária, como disse, alguns graus acima da temperatura de fermentação por uns 3-4 dias pelo menos.

Cerveja forte necessita de tempo para arredondar, guarda umas garrafas para provar daqui uns meses (quem sabe ano) para você avaliar a diferença.

Hehehe... O pior q comprei três pacotes, fiquei de usuragem e só usei dois!! Kkkkk
Enfim, tô até deixando o freezer aberto p ver se aumenta um pouco... Temperatura ambiente está em 23°
Sempre guardo algumas garrafas das minhas levas p tomar depois de algum tempo.
Valeu pelas dicas! :mug:
 
Atualizando....

Ontem engarrafei a cerveja, antes qdo vinha provando, ela estava bem amarga, do jeito q eu queria e seus 91 IBUs... Porém ontem ao engarrafar, ela estava EXTREMAMENTE FRUTADA, um final até meio doce...
Eu decidi utilizar o s-33 por deixar um doce residual e quebrar um pouco o amargor, mas não esperava q ele fosse roubar todo amargor...
Vamos ver o resultado depois de carbonatado.
 
Back
Top