Diminuir perdas panela filtragem/lavagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gutors

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2016
Messages
112
Reaction score
11
Boa noite pessoal,

A minha panela onde faço a filtragem/lavagem do mosto (com fundo falso) possui volume útil de 47 litros. Pela posição da torneira de drenagem, tenho uma perda de 4,7l de mosto abaixo da torneira, o que dá 10% do volume total da panela.

Nao tenho referências de outros cervejeiros para concluir se essa perda é razoável ou alta, mas percebo que grande parte do meu mosto primário fica retido ali, não conseguindo passar para a panela de fervura, e prejudicado minha eficiência.

Pergunto:

1 - Esse volume de perda é razoável ou alto?

2- se pode ser melhorado, alguém já fez ou tem alguma sugestão para melhorar a captação do mosto abaixo do nível da torneira?

Experimentei montar um "dip tube", mas considerando a baixa velocidade de extração do mosto nessa etapa de lavagem, ele acaba nao tendo sucção suficiente para drenar abaixo do nível da torneira
 
Posta uma foto da panela.


Não tenho foto interna dela, mas essa aqui dá pra ter uma noção. A torneira fica a uns 3cm do fundo. Não parece, mas realmente são 10% de perda.

Minhas mosturações levam geralmente 18l de agua. Considerando 1l/kg absorvido pelo malte, mais a perda da panela, sobram cerca de 8 litros de mosto primário

a4459c49baaaec442f8d0fcf25b9fe7b.jpg




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tenta por um joelho, reduzi a perda da minha pra 1L na mostura e pra 0 na fervura, na hora que começa a vir o trub tenho que desligar a bomba[emoji16]
146102cc4aea16ad77fb07520b6e0787.jpg


André Wenderosck
 
Outra alternativa é fechar essa abertura e instalar a válvula para drenagem no fundo da panela. Instala resistência elétrica para aquecimento, não utilizando chama direta.
 
Tenta por um joelho, reduzi a perda da minha pra 1L na mostura e pra 0 na fervura, na hora que começa a vir o trub tenho que desligar a bomba[emoji16]
146102cc4aea16ad77fb07520b6e0787.jpg


André Wenderosck



É, cheguei a testar isso, mas como não uso bomba, não funcionou.

Acho que vou partir pra ideia de reposicionar a torneira, mesmo que esteticamente não fique muito bom, mas funcional.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara
Testa isso:
 

Attachments

  • image.jpeg
    image.jpeg
    16.9 KB · Views: 63
Usa mangueira de silicone pra transferir pra fervura. A um nível mais baixo.
 

Attachments

  • image.jpeg
    image.jpeg
    11.7 KB · Views: 46
Pra não ter que comprar nada, vc pode tentar colocar o joelho que vc já tem, e na saída do registro coloca a mangueira de silicone pra um nível mais baixo pra ver se faz efeito sinfonamento.
7fa3053843351b753cc1d97beb4a3055.jpg


André Wenderosck
 
Pra não ter que comprar nada, vc pode tentar colocar o joelho que vc já tem, e na saída do registro coloca a mangueira de silicone pra um nível mais baixo pra ver se faz efeito sinfonamento.
7fa3053843351b753cc1d97beb4a3055.jpg


André Wenderosck



Testei esse sistema já, mas só funciona com uma queda grande, e a torneira toda aberta. Com baixa vazão, na velocidade de transferência do mosto durante lavagem, não funciona.

Eu só não isolei o espigão da torneira, nem o joelho do lado de dentro, com fita veda rosca. Percebi que na sua vc vedou bem o espigão. Tenho que testar isso pra ver se pode ter alguma influência o funcionamento
 
Testei esse sistema já, mas só funciona com uma queda grande, e a torneira toda aberta. Com baixa vazão, na velocidade de transferência do mosto durante lavagem, não funciona.

Eu só não isolei o espigão da torneira, nem o joelho do lado de dentro, com fita veda rosca. Percebi que na sua vc vedou bem o espigão. Tenho que testar isso pra ver se pode ter alguma influência o funcionamento
Ambos estão com fita veda rosca e adesivo aquatherm
O problema é a velocidade da transferência, nao a vedação, pois com baixa vasao entra ar na mangueira, tenta comprar uma bomba de máquina de lavar, em alguma assistência próximo da sua casa, a minha foi 30$ funciona filé, Uso ela pra recircular, pra mandar o mosto pro chiller de contra-fluxo, e pra sanitizar o Chiller também.

André Wenderosck
 
Ambos estão com fita veda rosca e adesivo aquatherm
O problema é a velocidade da transferência, nao a vedação, pois com baixa vasao entra ar na mangueira, tenta comprar uma bomba de máquina de lavar, em alguma assistência próximo da sua casa, a minha foi 30$ funciona filé, Uso ela pra recircular, pra mandar o mosto pro chiller de contra-fluxo, e pra sanitizar o Chiller também.

André Wenderosck



Exato. Percebi que se deixo um desnível alto e que gera grande velocidade, o sistema funciona. Com pouca velocidade não.

Acho que vou acabar instalando uma bomba mesmo.
 

Latest posts

Back
Top