Dimensionamento de resistências para RIMS de 15/20 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

netomarin

Member
Joined
Jun 20, 2015
Messages
15
Reaction score
2
Olá pessoal,

Queria dar uma melhorada no meu equipamento e também automatizar, e pra isso pensei em fazer um RIMS e queria uma ajuda/opiniões sobre o sistema que pensei.

Hoje tenho duas panelas de 22L q uso para mostura/sparge e fervura (aqueço a água do sparge aqui e coloco o mosto primário num balde depois volto tudo pra fervura).

Objetivo é produzir levas de 15 até 20 litros.
Minha idéia é comprar uma panela de 32,5 l (número 36) para mostura, pois produzo algumas cervejas com alta carga de malte (por exemplo, 7 kg de malte para uma leva de 15 litros de IPA) e colocar nela uma resistência de 1000 W.

Usar uma dessas de 22l para ser a panela de fervura, com uma resistência de 2000W.

Iria interligar as duas com bombas, além da recirculação na HLT.
No início, colocaria o malte na HLT e usaria a BK pra ir aquecendo a água e depois jogar na HLT. Depois então ativaria a recirculação na HLT.

Faria Batch sparge, tirando todo o mosto primário e colocando em um balde auxiliar e usaria a BK pra aquecer a água e jogar pra fazer a lavagem, que seria direcionado para o balde também.

Depois, colocaria de volta na BK e iniciaria fervura.
Por fim, o resultado passando por um chiller de placas e indo pro fermentador.

Sobre as resistências, o que acham? Estão bem dimensionadas?
E das panelas, sei que parece trabalhoso, mas moro em apto e tenho pouco espaço para manter tudo. Vou usar uma bancada que tenho para fazer isso e seria complicado manter/montar 3 panelas.

Agradeço todas as dicas e orientações.
 
Back
Top