Dimensionamento de resistência - HERMS

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlanLyrio

Member
Joined
Jul 13, 2015
Messages
6
Reaction score
1
Olá a todos!
Recentemente montei um sistema HERMS. Estou achando que o aquecimento do Mash Tun está muito lento e, entre todas as possíveis causas disso (fluxo pequeno de mosto passando pelo chiller pela bomba não ser tão potente, serpentina com bitola não muito grande, etc), estou pensando que talvez a potência da resistência do HERMS esteja pequena. Estou pensando em mudar a resistência para uma mais potente. Caso isso não resolva, irei trabalhar nas outras causas.
Estou fazendo levas de 100L, então normalmente utilizo cerca de 50 litros no Mash Tun. Já a minha panela do HERMS é pequena (salvo engano é um caldeirão nº38, com apenas 12 litros). Pensei em fazer assim, pequena, para o aquecimento ser mais rápido... Coloquei uma resistência de 3000W de 220V na panela do HERMS, e também utilizo um queimador de alta pressão nela quando quero acelerar o processo, porém ainda assim não consigo aumentar 1º por minuto, está indo bem mais devagar...
Pergunto: a resistência pode estar subdimensionada?? Será se colocando uma de 6000W eu consigo aquecer mais rápido o mosto no chiller no HERMS?
Valeu!!!
Alan

P.S: Utilizo duas bombas chinesas que possuem uma vazão bem grande (60 L/minuto), porém não tão potentes. Pode ser que seja isso também... São essas aqui http://www.aliexpress.com/store/prod...580412909.html
 
Olá a todos!
Recentemente montei um sistema HERMS. Estou achando que o aquecimento do Mash Tun está muito lento e, entre todas as possíveis causas disso (fluxo pequeno de mosto passando pelo chiller pela bomba não ser tão potente, serpentina com bitola não muito grande, etc), estou pensando que talvez a potência da resistência do HERMS esteja pequena. Estou pensando em mudar a resistência para uma mais potente. Caso isso não resolva, irei trabalhar nas outras causas.
Estou fazendo levas de 100L, então normalmente utilizo cerca de 50 litros no Mash Tun. Já a minha panela do HERMS é pequena (salvo engano é um caldeirão nº38, com apenas 12 litros). Pensei em fazer assim, pequena, para o aquecimento ser mais rápido... Coloquei uma resistência de 3000W de 220V na panela do HERMS, e também utilizo um queimador de alta pressão nela quando quero acelerar o processo, porém ainda assim não consigo aumentar 1º por minuto, está indo bem mais devagar...
Pergunto: a resistência pode estar subdimensionada?? Será se colocando uma de 6000W eu consigo aquecer mais rápido o mosto no chiller no HERMS?
Valeu!!!
Alan

P.S: Utilizo duas bombas chinesas que possuem uma vazão bem grande (60 L/minuto), porém não tão potentes. Pode ser que seja isso também... São essas aqui http://www.aliexpress.com/store/prod...580412909.html

Opa, beleza?
Dê uma lida nesse tópico sobre resistência:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403630
 
Opa cara! Blz! E contigo?
Já li esse tópico, mas lá não esclarece exatamente a minha dúvida... Sei que o ideal são 1000W por 10 litros mas, no meu caso, a panela do HERMS contem apenas 12 litros e uma resistência de 3000W com um chiller de imersão por onde passa o mosto que fica no Mash Tun com aproximadamente 50 litros (a bomba fica ligada a todo o tempo). Na verdade eu mandei uma mensagem privativa para Guenther, mas ele sugeriu eu abrir um tópico para que todos possam ler e responder minha dúvida.
 
Opa cara! Blz! E contigo?
Já li esse tópico, mas lá não esclarece exatamente a minha dúvida... Sei que o ideal são 1000W por 10 litros mas, no meu caso, a panela do HERMS contem apenas 12 litros e uma resistência de 3000W com um chiller de imersão por onde passa o mosto que fica no Mash Tun com aproximadamente 50 litros (a bomba fica ligada a todo o tempo). Na verdade eu mandei uma mensagem privativa para Guenther, mas ele sugeriu eu abrir um tópico para que todos possam ler e responder minha dúvida.

Ah, beleza então.
Achei que aquele tópico seria suficiente.
Você está medindo a temperatura da água no HLT?
Será que não é pouca água para trocar temperatura com esse mosto? De repente é pouca água e não dá conta de aquecer o mosto direito.
Mas vamos aguardar os experts ;)
Abraço.
 
Quantos metros tem esta serpentina que fica na água quente? Pode ser que seja "curta" demais não dando tempo para uma troca de calor eficaz. Ou então a velocidade com a qual o mosto passa por ela está muito alta, causando o mesmo problema de pouca troca de calor.

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 
Pois é.... Estou pensando em aumentar a potência da bomba para ter mais mosto retornando ao Mash Tun , consequentemente, aquecendo mais rápido ele. Sei que em nada adianta aumentar a potência dela se o aquecimento no chiller não for também proporcional e eficaz... É como falei: são diversas variáveis, o que quero é tentar descobrir e iniciar alterando aquela que seja a mais importante...
O chiller que dobrei tem 6 metros de comprimento (já li num blog que o máximo necessário é 5,8metros, que acima disso não há praticamente nenhum aumento da troca de calor). O problema de diminuir a velocidade do mosto no chiller é justamente que assim terei menos volume de mosto retornando ao Mash Tun, então será contrabalanceado pelo aumento da temperatura nele...
 
Amigo tenho um sistema herms de 100 litros e dimensionei assim:
Na HLT coloquei 2 resistencias de 6.000v uma controlada pelo pid e uma por botao, ligo as duas e assim chega rapido na temperatura, ai desligo a manual e deixo a outra resistencia com o pid manter a temperatura. Minha panela é de 90lt para hlt e mlt e boil 127lt. Acho que fazer com panelinha só rola levas pequenas, levas acima de 50lt demoram muito porque a passagem do mosto tem que ser lenta então uso uma serpentina de inox de 15m.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Amigo, qual é a bitola da serpentina?

O colega q abriu o topico, como ficou seu problema?

Amigo tenho um sistema herms de 100 litros e dimensionei assim:
Na HLT coloquei 2 resistencias de 6.000v uma controlada pelo pid e uma por botao, ligo as duas e assim chega rapido na temperatura, ai desligo a manual e deixo a outra resistencia com o pid manter a temperatura. Minha panela é de 90lt para hlt e mlt e boil 127lt. Acho que fazer com panelinha só rola levas pequenas, levas acima de 50lt demoram muito porque a passagem do mosto tem que ser lenta então uso uma serpentina de inox de 15m.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Opa cara! Blz! E contigo?
Já li esse tópico, mas lá não esclarece exatamente a minha dúvida... Sei que o ideal são 1000W por 10 litros mas, no meu caso, a panela do HERMS contem apenas 12 litros e uma resistência de 3000W com um chiller de imersão por onde passa o mosto que fica no Mash Tun com aproximadamente 50 litros (a bomba fica ligada a todo o tempo). Na verdade eu mandei uma mensagem privativa para Guenther, mas ele sugeriu eu abrir um tópico para que todos possam ler e responder minha dúvida.
Sim mas, esse é o ponto.... não interessa necessariamente a panela onde está a serpentina no HERMS, o que interessa é a panela que vc quer esquentar.

Se você tem uma panela de 12 litros com uma serpentina de 10m, e vai usar pra manter a temperatura de uma panela de mosturação de 50 litros, é uma potência. Se você for usar a mesma panela, a mesma serpentina, tudo igual, mas para manter a temperatura de uma panela de mosturação de 300 litros...... esquece, vai precisar de muito mais potência.

Então, sim, se o olhar aquele post, a potência que eu recomendo é baseada nisso. O tamanho da sua panela onde está a serpentina só vai influenciar na inércia térmica.

Ficou claro?

Abraço,
 
Fala pessoal! Bom dia!
Para atualizar vocês e aos possíveis interessados no tópico: substituí minha antiga resistência de 3000W por um de 7500W, e funcionou perfeitamente agora. Consigo aumentar a temperatura na panela de mostura em 1º C por minuto.
Agradeço a todos pela ajuda!
Alan
 
Fala pessoal! Bom dia!
Para atualizar vocês e aos possíveis interessados no tópico: substituí minha antiga resistência de 3000W por um de 7500W, e funcionou perfeitamente agora. Consigo aumentar a temperatura na panela de mostura em 1º C por minuto.
Agradeço a todos pela ajuda!
Alan
Lembre-se... 1 grau por minuto é o maximo, não o mínimo.

Eu particularmente acho ruim levantar a temperatura tão rápido.

Pra teres uma idéia, no meu HERMS de 127 litros eu usava 3000 watts, e se fosse trocar, teria usado no máximo dos máximos 5000.

7500 é muita coisa, quase inviabiliza estar com mais panelas ligadas ao mesmo tempo.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top