Diluição do ácido peracético

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Pessoal, comprei o Kalyclean S302, já liguei pra WE, pra Kalykim e ainda assim tenho dúvidas de como preparar corretamente a solução.

O S302 vem numa embalagem de 1 litro a uma concentração de 1,8%.
Liguei pra WE e eles falaram que eu deveria usar o produto puro, sem enxaguar depois. A Kalykim me fala que eu devo enxaguar.

Quando perguntei sobre uso da solução a 0,2%, a Kalykim me disse que a essa concentração o produto não teria qualquer eficácia. Mas achei estranho, pois tem cervejarias usando assim, inclusive com recomendação da Kátia Jorge.

Usar o produto puro, sai muito caro! Aí não rola.

Como vocês usam o ácido peracético?

Abraços
Rodrigo
 
Olá, Rodrigo.

Eu uso Proxitane (concentração de 15% ácido peracético) diluído a 0,2%, ou seja, 0,03% de ácido peracético, sem enxágue, e durmo tranquilo toda noite. Só tenho o cuidado de deixar uma meia horinha de molho.

Abs!
 
Eu diluo 40ml de proxitane (que tem 15% de concentração de ácido peracético) em 20L de água, resultando em uma solução de 0,03% de ácido peracético.
 
Diluí então 55,55ml do S302 em 500ml de água pra chegar a 0,2%
Achei forte pra caramba! Não dá pra aguentar dois segundos com o nariz em cima do fermentador, e ao sair do borrifador, meio que espuma que nem água oxigenada.
É assim mesmo?
 
Olá, Rodrigo.

Eu uso Proxitane (concentração de 15% ácido peracético) diluído a 0,2%, ou seja, 0,03% de ácido peracético, sem enxágue, e durmo tranquilo toda noite. Só tenho o cuidado de deixar uma meia horinha de molho.

Abs!

0,03%? Caramba.. mas o próprio cara da Kalykim falou que o peracético a 0,2% nem seria eficaz em nada... imagina a 0,03% ?
 
Vai ver essas concentrações maiores são para usar no borrifador. No meu caso eu deixo as coisas imersas por um tempinho (15-30 min) e 0,03% sanitiza sossegado. Com a vantagem que o cheiro é beeem menos agressivo.
 
cara eu pego um borrifador de aprox 500 ml, coloco 1 dedo de acido paracetico puro e o resto agua.
Funciona super bem!
 
Pessoal, pega o PAC 500 (peracético) na embalagem já tem todo o protocolo de diluição, qual seja, 1 g/litro, pronto, sem mistérios.....não tem erro, deixar agir no tempo certo e pronto, ou Iodophor, esse age mais rápido e a diluição, smj., é de 1 ml por litro....pronto, sem traumas.....
 
Pessoal, já foram uns 3 brassagens usando o Biofor e acho que só utiliza rei o peracetico novamente quando não tiver o Biofor. Ele é muito pratico e os resultados me parecem muito bons.

Eu encontrei o Biofor em loja de material veterinário por R$ 17 aqui em BH.

Para quem é de BH comprei naquela loja grande de material de fazendeiro na Via Expressa próximo àquela concessionaria da Toyota.
 
Eu uso o PAC500 e seguindo as recomendações da embalagem não tive nenhum problema!
 
Isso mesmo Nizao, foi o que eu disse anteriormente.....nunca tive problemas com o PAC500, é 1g/litro em agua morna e pronto...sem complicações.
 
Pessoal, apesar dos riscos, uso o peracetico puro mesmo, com luvas e tal. Minha pergunta é se existe risco dele alterar alguma coisa no gosto da cerveja! Uma vez qua não faço enxágüe. Procuro tirar o residual o máximo possível, mas ainda fico com dúvidas...
 
Back
Top