Dificuldades com Dry Hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GuilhermeCunha

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2015
Messages
145
Reaction score
46
Pessoal bom dia,

Há tempos venho tentando em algumas levas acertar o meu processo para obter um efeito no dry hopping bem evidente. Meu objetivo seria algo no nivel de uma cerveja chamada Black Metal da cervejaria Maniba.

Já tentei das seguintes formas:

- Lúpulo direto no fermentador (3g/l a 2°C durante 4 dias)
- Lúpulo direto no fermentador (3g/l a 20°C durante 4 dias)
- Lúpulo direto no fermentador (3g/l a 2°C durante 4 dias), feito duas adições de 3g/l
- Lupulo em hop bag 3g/l a 2°C
- Lupulo em chá (fiz o chá com o equivalente a 4g/l - 15 min a 70°C a água para infusão
- Lupulo em um bola feita de tela (aquelas para infusão de chás) 1,5g/l

O que eu não fiz ainda: dosagens de lupulo para aroma durante a fervura. Todas as vezes foram dosagens apenas para amargor durante 60 min da fervura.

O melhor resultado até hoje por incrivel que pareça foi o ultimo citado, onde a dosagem foi menor.

Já fiz testes tanto com cervejas claras (apenas malte Pale) quanto escuras e o resultado é sempre fraco.

Minha pergunta então é: o que posso estar fazendo errado (seja na receita ou no método de dry hopping, que não consigo atingir este efeito bem pronunciado?

Desde já agradeço!

Abraço!
 
uma coisa que tu tem que atentar é que nem todo lúpulo tem boa quantidade de óleos para a extração em dry hopping... dá uma olhada nisso...
Exemplo: o cascade em pellet te dá de 0,7 a 1,4 mL a cada 100g; já o Chinook em pellet te dá de 1,7 a 2,7 mL por 100g. (dados obtidos do site da WE do lúpulo que vendem lá!)
Ou seja, o Chinook vai te dar um melhor resultado em relação ao cascade no dry hopping (no que diz respeito à quantidade de óleos extraídos para a ceva, que teoricamente quanto maior a quantidade de óleos extraídos maior a intensidade do aroma. E outra, não estou falando do aroma em si, não estou comparando a percepção do aroma ou emitindo juízo de valor sobre os lúpulos acima mencionados, apenas falando que um tem mais óleos a serem extraídos que o outro!)
 
Ok pessoal, obrigado pelas respostas. O site indicado parece muito bom, já li mais umas duas materias na sequencia!

Vou tentar trocar de lupulo, e observar este fator, casualmente nestas receitas tenho usado apenas o cascade para aroma.

Abraço,
 
Pessoal bom dia,

Há tempos venho tentando em algumas levas acertar o meu processo para obter um efeito no dry hopping bem evidente. Meu objetivo seria algo no nivel de uma cerveja chamada Black Metal da cervejaria Maniba.

Já tentei das seguintes formas:

- Lúpulo direto no fermentador (3g/l a 2°C durante 4 dias)
- Lúpulo direto no fermentador (3g/l a 20°C durante 4 dias)
- Lúpulo direto no fermentador (3g/l a 2°C durante 4 dias), feito duas adições de 3g/l
- Lupulo em hop bag 3g/l a 2°C
- Lupulo em chá (fiz o chá com o equivalente a 4g/l - 15 min a 70°C a água para infusão
- Lupulo em um bola feita de tela (aquelas para infusão de chás) 1,5g/l

O que eu não fiz ainda: dosagens de lupulo para aroma durante a fervura. Todas as vezes foram dosagens apenas para amargor durante 60 min da fervura.

O melhor resultado até hoje por incrivel que pareça foi o ultimo citado, onde a dosagem foi menor.

Já fiz testes tanto com cervejas claras (apenas malte Pale) quanto escuras e o resultado é sempre fraco.

Minha pergunta então é: o que posso estar fazendo errado (seja na receita ou no método de dry hopping, que não consigo atingir este efeito bem pronunciado?

Desde já agradeço!

Abraço!


Tu só faz adição de 60min e mais nada depois? Tem que saber que assim você não terá o sabor de lúpulo também, no aroma pode até não dar muita diferença, mas no sabor totalmente.
 
Então Fagner essa é realmente a minha duvida. Pois eu achava que o dry hopping seria superior a estas adições de lupulo na fervura (efeito mais pronunciado), e acabei descartando elas das minhas receitas. Pensei que elas seriam mais indicadas para receitas onde não há o DH.

Vou mudar isto e ver o efeito!
 
Então Fagner essa é realmente a minha duvida. Pois eu achava que o dry hopping seria superior a estas adições de lupulo na fervura (efeito mais pronunciado), e acabei descartando elas das minhas receitas. Pensei que elas seriam mais indicadas para receitas onde não há o DH.

Vou mudar isto e ver o efeito!

Não, DH não substitiu essas adições. Tem que saber que cada momento tem uma extração diferente, cada óleo é extraído em uma temperatura diferente, é interessante ler sobre isso.

Nesse artigo da BYO tem um experimento justamente com essas diferenças aí, achei bem legal, não é exatamente o que procura mas você vai entender melhor as diferenças:

https://byo.com/mead/item/2808-hop-stands
 
Faz esse DH em uma temperatura mais alta!! 18c +-, nos casos que não tem jeito porque resolveu fazer DH e a cerveja já estava no crash, aumenta a exposição para uns 7 dias.


Abraço!
 
Gostei da ideia de acrescentar o lúpulo aroma na no final da fervura abaixando a temperatura do mosto para 75- 77 graus antes de acrescentá lo. Vou testar. E sempre faço dryhopping na temperatura da secundária entre 20-25 graus.
 
Eae pessoal, obrigado pelas dicas, vou rever meu processo, começando pelas adições de lupulo na fervura que eu deixei de fazer.

Depois que tiver resultados eu informarei aqui pra ficar registrado!

Abraço!
 
Opa, não cara, respondi hoje, hehehehehehe. Só daqui mais um tempo, minha próxima brassagem será mês que vem.

Abraço!
 
Creio que uma série de fatores devem ser observados. Adição ao final da fervura confere sabor. Escolha de lúpulos de aroma mais intensos, e colocar a uma temperatura entre 18 e 20° após cessar primeira fase da fermentação.
 
Eu fiz recentemente uma IPA com cascade e simcoe.
Usei cascade em first wort hop só pra amargor e a partir dos 30 min de fervura até os 60, fui adicionando de 5 em 5 min de 10 a 20 gr. de simcoe.
No final fiz um dry hop por 7 dias a 2 graus de simcoe (3 gr/lt).
A cerveja ficou sensacional.

A adição do lupulo na parte final da fervura FAZ MUITA DIFERENÇA. Não é só dry hop que da o aroma.

Tenta fazer essa experiencia.
 
@Rins Sim pretendo na próxima brassagem de IPA utilizar estas adições! Gostei da dica, vou experimentar estas adições de 5 em 5 minutos!

Grande abraço,

Guilherme
 

Latest posts

Back
Top