Dificuldade carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Carlos CB

Member
Joined
Nov 24, 2018
Messages
6
Reaction score
1
Location
Curitiba
Olá, pessoal!

Sempre venho me consultar no fórum sobre dúvidas mas até então, apenas como mero observador. Agora resolvi me cadastrar para uma dúvida que estou tendo:

Estou com uma IPA sendo carbonatada na garrafa e tenho observado uma demora além do normal para que a conversão do priming ocorra. Geralmente, em outras beras, era questão de alguns dias para o manômetro instalado na garrafa acusasse pressão. Nesse caso, já faz mais de uma semana e ainda não chegou a um bar. A pressão vem aumentando porém muito vagarosamente. Usei a relação 5g/l através de priming como sempre fiz. Ela ficou ABV 7,9% e fiz dry hopping de 5 dias na maturação. Tenho certeza de que coloquei a quantidade certa de priming. Para ter certeza de que a garrafa com manômetro não estava vazando, abri uma outra ontem e a carbonatação está condizente com o valor apresentado, ou seja, muito pouco carbonatada.
Será que tem alguma coisa a ver com o teor alcoólico e a quantidade de lúpulo para que a levedura demore um pouco mais para agir?

Valeu!
 
Bom dia Carlos,
Primeiramente te digo que é pouco tempo de primmig, diria que um prazo bom seria de 15 a 20 dias para uma boa carbonatação.
Ainda, pode ser que essa demora tem à ver com a temperatura que estão, se estiver frio em Curitiba (sei lá 20 graus por exemplo) ela vai demorar mais do que a 25 graus, falo isso por experiencia de uma Irish Red Ale que fiz e quis carbonatar em temperatura controlada de 20graus, passados 10 dias ela estava completamente verde, então retirei da geladeira e ficou em temperatura ambiente e em 1 semana estava bem melhor, em 2 semanas estava carbonatada do jeito que era para ficar.
 
Beleza, Allan.
Sua experiência me deixa mais confortável e confiante. É que esse processo se desenrolou mais rapidamente em outras brassagens. Creio que o fator quantidade de lúpulo e teor alcoólico interfiram. Sim, aqui em Curitiba não passa de 22 graus. Deixei as garrafas dentro do frigobar, medindo a temperatura mas sem controlá-la. De qualquer forma, agradeço pelo retorno. Vou esperar o "negócio" evoluir e retorno aqui para fechar a discussão. Valeu!
 
Fala, Allan. Obrigado pela chamada. Já estava mesmo para apresentar os resultados.
Vamos lá: não consegui chegar nem a 2bar. Agora estagnou em 1.8 ou algo assim. Já faz alguns dias (3 ou 4) que está nesse número à 25 graus e creio que a carbonatação tenha chegado ao seu limite. Eu provei uma. Pouco gás, ficou um dulçor residual que parece ser do priming. Dá pra tomar mas deveria ter ficado mais carbonatada. A título de informação: priming foi feito com 100g de açúcar refinado, completando o erlenmeyer com água até atingir 150ml de solução(considerando volume final, já depois da fervura), ou seja, a relação de 0,666667g de açúcar para cada ml. Com uma seringa, apliquei a solução nas garrafas antes do envase. Considerei a relação 5g de açucar/l. Sendo assim, ficou: garrafa de 500ml: 3,75ml de priming; garrafa de 330ml: 2,475ml; garrafa de 600ml: 4,5ml. Creio que não tenha feita nada de errado para manter a relação 5g/l, não é?
Sinceramente, não sei o que pode ter ocorrido.

Alguma outra sugestão?

Abraço,
 
Já aconteceu comigo com cervejas com densidades altas. Demora mesmo. Uma imperial IPA que fiz demorou mais de 2 meses para carbonatar. Como não tinha controle através do manômetro, perdi diversas garrafas. Mas segurei algumas e ficaram ótimas.

Talvez deva deixar elas e esquecer por um tempo.

Abraço.
 
A sede é grande rsrs mas vou reservá-las mesmo assim, nem que seja por uns meses. Obrigado!

Abraço,
 
Pois é, a minha anterior foi uma wheat e pegou carbonatação rapidamente. Esse tá difícil. Se alguém mais tiver algum outro palpite ou sugestão, agradeceria.
 
Para o estilo IPA eu sempre coloco 1 pocote e meio de leveduras para cada balde de 20 litros, e no primming eu utilizo 5,4g/l , sempre ficou bem carbonatada todos os estilos, somente uma Stout que coloquei 6g/l ,não tenho manômetro, deixo em temperatura ambientes as garrafas e depois de uns 4 dias coloco uma pra gelar e experimento, se tiver pouca espuma deixo mais uns 2 dias e abro de novo e por ai vai, quando chego na espuma desejada e coloco tudo pra gelar, e deixo no minimo 1 semana pra poder beber....
 

Latest posts

Back
Top