Diferença entre malte de trigo e trigo não maltado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelrick

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
265
Reaction score
43
Pessoal, qual a diferença sensorial na cerveja trocando o trigo não maltado pelo malte de trigo?

Tô querendo fazer uma wit e tenho malte de trigo... O que acham de substituir?
 
Visto foi sim, não tenha dúvidas.

O problema, creio eu, é que fica muito difícil descrever impressões sensoriais.

Como explicar um gosto, um cheiro? Além do que, essas impressões variam de pessoa para pessoa, para mim um gosto pode ser ótimo e para você horrível.

Agora, sobre a cerveja, não seria uma Wit "clássica".

Não sei nem se poderia ser chamada de Wit, pois a princípio malte de cevada + malte de trigo = cerveja de trigo.

Mas, a graça de ser paneleiro é poder fazer o que você quiser da sua cerveja.

Como diria Raulzito: Faz o que tu queres
 
Cara, diferenças reais mesmo não sei. Agora, você tem malte de trigo em casa e quer fazer wit? Segue em frente, já fiz isso pra evitar problemas com os flocos e ficou uma excelente witbier.

Sobre as considerações do Antonio que malte de trigo + malte de cevada é cerveja de trigo, sim está de certa forma certo, e witbier é mesmo uma cerveja de trigo. A clássica mesmo é com flocos, mas no resultado final é bem provável que 99% das pessoas que tomem não saiba dizer ou perceber a diferença.
 
Pessoal, qual a diferença sensorial na cerveja trocando o trigo não maltado pelo malte de trigo?

Tô querendo fazer uma wit e tenho malte de trigo... O que acham de substituir?

Realmente é complicado vc perguntar diferença sensorial de algo assim. Se vc tivesse perguntado diferença geral, ou de composição entre os dois, talvez tivesse obtido uma resposta mais rápida.

Enfim, vai alterar um pouco a cerveja sim, principalmente no mouthfeel. Como? corpo, viscosidade, mas nem vou me ater a descrever percepção sensorial, porque além de ser muito pessoal, o resultado da cerveja nao depende só do ingrediente, mas de muitos fatores, na produção.


Mas digo pra vc o seguinte, dá pra substituir perfeitamente. Já bebi wits feitas com malte de trigo e elas não saem perdendo. Pra dar mais cremosidade à cerveja (não usando trigo nao maltado) pode adicionar um pouco de aveia, algo 5 porcento ou mais.

Abraço
 
Realmente é complicado vc perguntar diferença sensorial de algo assim. Se vc tivesse perguntado diferença geral, ou de composição entre os dois, talvez tivesse obtido uma resposta mais rápida.

Enfim, vai alterar um pouco a cerveja sim, principalmente no mouthfeel. Como? corpo, viscosidade, mas nem vou me ater a descrever percepção sensorial, porque além de ser muito pessoal, o resultado da cerveja nao depende só do ingrediente, mas de muitos fatores, na produção.


Mas digo pra vc o seguinte, dá pra substituir perfeitamente. Já bebi wits feitas com malte de trigo e elas não saem perdendo. Pra dar mais cremosidade à cerveja (não usando trigo nao maltado) pode adicionar um pouco de aveia, algo 5 porcento ou mais.

Abraço

verdade, a minha com malte coloquei um pouco de aveia, não lembrava.
 
Obrigado pelas respostas...

Era o que eu pensava, dificilmente alguém vai notar que foi utilizado malte de trigo..

Mas, além das enzimas, qual a diferença entre os dois grãos? O trigo não maltado tem mais proteína?
 
eu consegui aquela receita da witbeer hoegaarden
e lá pede 2kg de flocos de trigo não maltado
também to na dúvida se o malte que sao 2,5kg as enzimas vai dar conta
de converter o amido dos flocos de trigo...
 
eu consegui aquela receita da witbeer hoegaarden
e lá pede 2kg de flocos de trigo não maltado
também to na dúvida se o malte que sao 2,5kg as enzimas vai dar conta
de converter o amido dos flocos de trigo...

Dá conta sim, fiz uma witbeer em que usei a mesma quantidade de flocos de trigo não maltado e malte pilsen, 90 minutos de infusão e todo amido convertido.
 
Quando se utiliza muito trigo não maltado (nessa proporção de 40% ou 50%), seja ele em flocos ou integral, é bom fazer uma rampa de beta-glucanase associado a outra rampa de parada proteica.

Não é obrigatório, mas aumenta a eficiência e ajuda e muito na filtragem.

É bonito de ver a transformação do mosto durante os step´s
 
Legal pessoal tinha esta duvida também mas pra deixar mais completo, alguem sabe dizer qual a proporção de grão não maltado e maltado ? Sei que tem um limite para a mistura e não consigo me lembrar ao certo quanto pode misturar de grão não maltado para ter uma conversão completa, assim digamos 50% cevada maltada e 50% trigo não maltado, essas quantias são hipotéticas só exemplificando, alguem sabe informar?
 
Minha Witbier vai 50/50 de malte Pilsen e trigo em floco. Faço uma parada protéica, e coloco um pouco de casca de arroz no final da mostura, para ajudar na filtragem. E fica bem legal!
 
Revivendo o tópico, é necessário moer o trigo não maltado??

Depende da forma como vc tem ele, se for trigo em flocos, como aveia em flocos, que é o que normalmente tem nas lojas de insumos, não. Se for trigo cru, inteiro, igual desses que compra em pacote de 500g no mercado, sim, e é duro pra caramba.

Abraço
 
Não maltado, ou flocos de trigo como vemos nas revendas, não precisa moer.
E o maltado eu não trabalhei ainda, todas as referências que me lembro dizem que moem com ajuste pra deixar mais grosso e não esfarelar pq dificulta a filtragem.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk

Ops não vi que já tinha resposta, sorry, e não sabia sobre essa de usar o trigo cru, interessante!
 
eu consegui aquela receita da witbeer hoegaarden
e lá pede 2kg de flocos de trigo não maltado
também to na dúvida se o malte que sao 2,5kg as enzimas vai dar conta
de converter o amido dos flocos de trigo...

Manda essa receita!
 
Dá conta sim, fiz uma witbeer em que usei a mesma quantidade de flocos de trigo não maltado e malte pilsen, 90 minutos de infusão e todo amido convertido.

Vou fazewr uma extamente asim, com casca de laranja e semente de coentro.
Ficou boa?
 
Revivendo o topico.. Como faço pra moer trigo cru? Se eu mandar no liquidificador, usando um pouco de casca de arroz vai entupir, vcs acham? Usaria uns 40% de trigo pra 55% de malte e 5% de aveia.
 
Revivendo o topico.. Como faço pra moer trigo cru? Se eu mandar no liquidificador, usando um pouco de casca de arroz vai entupir, vcs acham? Usaria uns 40% de trigo pra 55% de malte e 5% de aveia.


Faço no moedor mesmo, mas passo ele duas vezes no moedor, pq ele é muito duro e passando uma vez só fica meio grande..

Não uso casca para ajudar na filtragem e nunca tive problema com entupimento (uso fundo falso)..
 
Faço no moedor mesmo, mas passo ele duas vezes no moedor, pq ele é muito duro e passando uma vez só fica meio grande..

Não uso casca para ajudar na filtragem e nunca tive problema com entupimento (uso fundo falso)..

entendi brother, mas vc ajeita os rolos pra um espaço menor? eu vi em um outro forum que o nego diminuia 0.10 entre malte de cevada e trigo cru
 
entendi brother, mas vc ajeita os rolos pra um espaço menor? eu vi em um outro forum que o nego diminuia 0.10 entre malte de cevada e trigo cru

Meu moedor não é de rolos, é daquele comum de cereal mesmo.. se estiver muito duro para moer eu alivio um pouco pra ficar mais fácil de moer, por isso passo duas vezes no moedor..
 
Prezados!

Eu fiz as duas versões, com trigo maltado e não maltado com quantidades iguais em cada receita. O que percebi e me chamou a atenção. Com trigo maltado a fermentação ocorreu de forma muito mais intensa e rápida, já com o trigo não maltado (não era flocos, grão cru in natura da lavoura mesmo), a fermentação foi mais "arrastada", lenta. Aconteceu isso com alguém também?

Quanto a degustação o estilo com grão maltado se aproximou mais da clássica Vedett (fiz o teste cego com várias pessoas), e o resultado foi animador, a maioria preferiu a minha, mas isso é questão de gosto. Abraço a todos.
 
Back
Top