Diferença entre bomba sanitária e de "grau alimentício"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmedeiros

Well-Known Member
Joined
Sep 22, 2014
Messages
137
Reaction score
24
Location
Campinas
Olá,

comparando os dois tipos de bomba na aliexpress, percebi que as santiárias são muito mais caras, todas com carater mais "industrial". Alguém sabe a diferença?

Imagino que ambas são aceitáveis para nossas aplicações.
 
Olá,

comparando os dois tipos de bomba na aliexpress, percebi que as santiárias são muito mais caras, todas com carater mais "industrial". Alguém sabe a diferença?

Imagino que ambas são aceitáveis para nossas aplicações.

Acredito que a diferença dos termos seja porque "alimentícia" geralmente significa que é feita com materiais próprios pra uso alimentício, incluindo metais e plásticos de grau alimentício.

E "sanitário" normalmente se refere ao grau de acabamento interno. Inox com acabamento sanitário é aquele que recebe um polimento interno muito bom, de forma a não agregar sujeira nas reentrâncias do metal.

Abraço
 
Dependendo o valor das sanitárias, vale mais apena pegar uma chugger, aqui mesmo.

Muitos compram as de aquecimento solar, que são food grade

tipo esse modelo
http://pt.aliexpress.com/item/24V-S..._9&btsid=d5298092-1d68-4193-ad52-eb7660b3b70a

aguentam 100 Graus

eu encomendei uma mas ainda vai demorar a chegar.

Ouvi muitos relatos ruins sobre essa bomba, gente que comprou e disse que a mesma não aguenta o tranco. Sobre a chugger, to esperando algum parceiro ir pros states e trazer uma.
 
Ouvi muitos relatos ruins sobre essa bomba, gente que comprou e disse que a mesma não aguenta o tranco. Sobre a chugger, to esperando algum parceiro ir pros states e trazer uma.
Muitos relatos de quem?

Pq eu conheço dezenas de pessoas utilizando sem nenhum problema. Eu mesmo uso 3 em situações diferentes, até de forma submersa.

Abraço,
 
Ouvi muitos relatos ruins sobre essa bomba, gente que comprou e disse que a mesma não aguenta o tranco. Sobre a chugger, to esperando algum parceiro ir pros states e trazer uma.

Tenho 3 bombas dessas e funcionam muito bem...pra caseiro, acho otimo custo beneficio...para uma produção (chuto acima de 200 litros) creio que não sejam suportem o tranco após algum tempo.
 
Muitos relatos de quem?

Pq eu conheço dezenas de pessoas utilizando sem nenhum problema. Eu mesmo uso 3 em situações diferentes, até de forma submersa.

Abraço,

Porra que show, não sabia que podia ser submersa! Tenho duas aqui e saber que pode ser submersa abre um novo leque de gambiarras.

Abração!
 
Bom... minha experiência com a bombinha chinesa citada acima também não é muito boa (se bem que a minha é uma 12v, não sei se faz diferença assim). Primeiro tentei fazer uma circulação ascendente (um clone de braumeister) utilizando cerca de 5kg de malte (não me lembro agora a relação de água/kg grãos que utilizei na brassagem)... foi até o final da mosturação, quando, por conta de alguns grãos de malte, ela parou.
Meu tubo de malte é uma lixeira em inox perfurada em baixo com furos de 2mm espaçados de 4mm e em cima uma fôrma de pizza perfurada da mesma forma. Utilizei uma moagem relativamente média.

Numa segunda brassagem com ela, tentei fazer uma recirculação por cima, por mangueira mesmo conectada à bomba. Mais ou menos a mesma coisa... travou de novo e tive que terminar de recircular na jarra.

Comprei agora uma dessas de circulação de água quente, com a voluta e bucha em bronze e o rotor em noryl e fiz um teste com trigo não maltado e moído um pouco mais fino. O caldo ficou até bem grosso e a bomba aguentou tranquilo na potência mais baixa.

Estou pensando agora em utilizar a chinesa apenas para transferência de mosto ou resfriamento.

Bom... esse é meu relato.
 
Bom... minha experiência com a bombinha chinesa citada acima também não é muito boa (se bem que a minha é uma 12v, não sei se faz diferença assim). Primeiro tentei fazer uma circulação ascendente (um clone de braumeister) utilizando cerca de 5kg de malte (não me lembro agora a relação de água/kg grãos que utilizei na brassagem)... foi até o final da mosturação, quando, por conta de alguns grãos de malte, ela parou.
Meu tubo de malte é uma lixeira em inox perfurada em baixo com furos de 2mm espaçados de 4mm e em cima uma fôrma de pizza perfurada da mesma forma. Utilizei uma moagem relativamente média.

Numa segunda brassagem com ela, tentei fazer uma recirculação por cima, por mangueira mesmo conectada à bomba. Mais ou menos a mesma coisa... travou de novo e tive que terminar de recircular na jarra.

Comprei agora uma dessas de circulação de água quente, com a voluta e bucha em bronze e o rotor em noryl e fiz um teste com trigo não maltado e moído um pouco mais fino. O caldo ficou até bem grosso e a bomba aguentou tranquilo na potência mais baixa.

Estou pensando agora em utilizar a chinesa apenas para transferência de mosto ou resfriamento.

Bom... esse é meu relato.
É.... eu uso as minhas para recircular mosto líquido, sem grãos. Essas bombas não são feitas para recircular líquido com sólidos misturados, então na verdade o problema não foi da bomba, e sim do tipo de uso.

Abraço,
 
Pessoal, uma dúvida em relação a essa bomba que vocês estão falando:

- Dá pra ligar diretamente na tomada? Ou tem que rolar alguma adaptação ou uso de algum conversor de tensão?
 
A minha é de 12v. Como a tensão aqui é 220, tenho que usar uma fonte de 12v. A outra que estou usando, da marca Texius, é 220v, mas é fabricada no RS, se não me engano e não chinesa.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
É.... eu uso as minhas para recircular mosto líquido, sem grãos. Essas bombas não são feitas para recircular líquido com sólidos misturados, então na verdade o problema não foi da bomba, e sim do tipo de uso.

Abraço,


Mas Guenther, o que tu quer dizer com mosto líquido, sem grãos?

Aquele mosto inicial, logo que tu arreia o malte, cheio de sujeira, farinha, farelo, cascas menores .... não pode passar por essa bomba então?
 
Mas Guenther, o que tu quer dizer com mosto líquido, sem grãos?

Aquele mosto inicial, logo que tu arreia o malte, cheio de sujeira, farinha, farelo, cascas menores .... não pode passar por essa bomba então?
Pode, se não tiver uma quantidade de grãos ou sujeira suficiente para gerar um princípio de entupimento.
 

Latest posts

Back
Top