Dicas para compra de geladeira/frigobar/freezer usados

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarceloHeka

Member
Joined
Jan 27, 2016
Messages
5
Reaction score
4
Oi pessoal,
Assim como muitos aqui eu não tenho grana para investir em uma geladeira nova, por isso estou olhando as usadas. Não achei nenhum post aqui com dicas para os leigos (como eu) em refrigeração para observarmos na hora da compra. Ao procurar na internet achei vários "achismos" como estes:
* observar ao ligar ela se o compressor não faz barulhos "anormais";
* ligar e esperar alguns minutos pra ver se já esta gelando;
* verificar o estado das borrachas
* na hora da compra levar um alicate amperimetro e medir se a corrente não é maior que X.

Como não quero ficar no "eu acho que...", peço a ajuda dos amigos mais experiêntes para me auxiliar (e aos outros que tem essa mesma dúvida).

Peço, por gentileza, que não respondam com mais "achismos". :)
 
Oi pessoal,
Assim como muitos aqui eu não tenho grana para investir em uma geladeira nova, por isso estou olhando as usadas. Não achei nenhum post aqui com dicas para os leigos (como eu) em refrigeração para observarmos na hora da compra. Ao procurar na internet achei vários "achismos" como estes:
* observar ao ligar ela se o compressor não faz barulhos "anormais";
* ligar e esperar alguns minutos pra ver se já esta gelando;
* verificar o estado das borrachas
* na hora da compra levar um alicate amperimetro e medir se a corrente não é maior que X.

Como não quero ficar no "eu acho que...", peço a ajuda dos amigos mais experiêntes para me auxiliar (e aos outros que tem essa mesma dúvida).

Peço, por gentileza, que não respondam com mais "achismos". :)

O que você citou não é achismo, é bom senso mesmo. Com excessão do amperimetro, que não é todo mundo que tem dando sopa numa gaveta em casa, o resto das dicas é simples e funciona.

O mínimo que tu tem que fazer ao comprar qualquer coisa usada é saber se ela funciona como esperado.

No caso de uma geladeira, ela tem que gelar sem fazer barulhos bizarros e manter um certa faixa de temperatura. Por bizarro, entenda os barulhos que a geladeira da sua mãe ou da sua casa não faz, ou faz antes de pifar.

Borracha ressecada, barulhos bizarros no compressor, fuga de corrente são os indicios mais comuns de equipamento pronto para dar dor de cabeça.

Outra coisa é o prazo de garantia que o vendedor dá. O prazo normal é 3 meses, e eu evito sempre comprar qualquer coisa 'no estado'.

Abraços e boa sorte.
 
Oi pessoal,
Assim como muitos aqui eu não tenho grana para investir em uma geladeira nova, por isso estou olhando as usadas. Não achei nenhum post aqui com dicas para os leigos (como eu) em refrigeração para observarmos na hora da compra. Ao procurar na internet achei vários "achismos" como estes:
* observar ao ligar ela se o compressor não faz barulhos "anormais";
* ligar e esperar alguns minutos pra ver se já esta gelando;
* verificar o estado das borrachas
* na hora da compra levar um alicate amperimetro e medir se a corrente não é maior que X.

Como não quero ficar no "eu acho que...", peço a ajuda dos amigos mais experiêntes para me auxiliar (e aos outros que tem essa mesma dúvida).

Peço, por gentileza, que não respondam com mais "achismos". :)

Comprei duas na OLX, na minha cidade mesmo.

Paguei R$150,00 em uma e R$170,00 em outra...

Ambas funcionam, mas ambas tem problemas com as borrachas...

Ainda não troquei, pois não há grandes perdas de temperatura, mas não é muito caro trocar...

Você pode pegar uma mais bonita e tal...as minhas são bem feiinhas...

Uma delas é marrom kkk...mas fica em um ambiente isolado da casa do meu pai, então...tô de boa kkk

Em ambas, pedi para o vendedor deixá-las ligadas para eu chegar e ver se estavam em baixa temperatura...

Não tive problemas...
 
Comprei duas na OLX, na minha cidade mesmo.

Paguei R$150,00 em uma e R$170,00 em outra...

Ambas funcionam, mas ambas tem problemas com as borrachas...

Ainda não troquei, pois não há grandes perdas de temperatura, mas não é muito caro trocar...

Você pode pegar uma mais bonita e tal...as minhas são bem feiinhas...

Uma delas é marrom kkk...mas fica em um ambiente isolado da casa do meu pai, então...tô de boa kkk

Em ambas, pedi para o vendedor deixá-las ligadas para eu chegar e ver se estavam em baixa temperatura...

Não tive problemas...
Loteria.

Tenho um amigo que não deu sorte com geladeiras. Comprou 3 usadas, e as três deram problema.

Também conheço gente que tem a mesma geladeira usada a 4, 5 anos e seguem firmes e sem sinal de cansaço.

Abraço.
 
leve um termometro e meça a temperatura minima dela :)
acho que é uma boa evidencia que ela está funcionando de acordo
 
É complicado mesmo.... equipamento elétrico usado é como uma lampada... pode queimar a qualquer momento....

Mas como ja foi dito, é importante avaliar o barulho que o compressor está fazendo... pode indicar desgaste no eixo ou alguma mola do compressor quebrada e ele poderá trancar a qualquer momento... também observar o ciclo "liga e desliga" do refrigerador, pois o compressor pode estar com super aquecimento e, assim, se você ligar na tomada a primeira vez ela vai funcionar belaza, mas quando o motor desligar devido ao superaquecimento, ele só ira ligar novamente após muito tempo... em temperaturas habituais de um refrigerador ele só volta a ligar quando já derreteu todo o evaporador (dor de babeça)....

A borracha como já foi dito é uma boa dica ver se não está ressecada e permitindo a entrada de ar quente... mas também deve ser observado o painel (parte plastica do interior da porta) se não tem rachaduras, principalmente nos parafusos de fixação... o painel é quem dá sustentação a estrutura da porta... se estiver rachado não adianta apenas trocar somente a borracha.... tomar cuidado pois existem refrigeradores que não tem como trocar o painel e outras mais antigas é difícil de encontrar painel para reposição...

Cuidar também que alguns refrigeradores tem problema de vazamento de gás por corrosão nos encanamentos de alumínio.... mas ai ele não vai gelar quando você for testar... mas as vezes pode ser colocado uma carga de gás e ser empurrado para o comprador que só vai dar problema dentro de alguns dias... mas dai vale a dica da garantia....

Enfim... é um pouco de loteria....

Abraço
 
Back
Top