Dica para receita pouco amarga e barata.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andradel

Member
Joined
Dec 13, 2016
Messages
16
Reaction score
2
O galera, estou precisando de uma receita aqui para fazer uma cerveja, seria para uma festa de uns amigos ai iria fazer preço bem barato entao queria algo mais em conta.
Estou querendo uma receita puro malte, usar so malte pilsen mesmo, estava querendo usar fermento S-04 ou US-05 ( sim usar fermento Ale , pois é mais barato ) , lupulo usar nugget para amargor e o perle para aroma. Como estou começando agora não pude testar essa receita , na verdade tenho uma maturando ainda, mas a festa é logo e como tenho um equipamento pequeno já teria que começar .
Alguem tem alguma dica melhor para usar ai? ou uma receita só com malte pilsen seria melhor usar fermento lagger ou mudar o malte para um Pale Ale.
Mas queria uma cerveja não amarga pois seria para um publico que não aprecia muito cervejas especiais não. Qlqr dica ai é bem vinda.
 
O galera, estou precisando de uma receita aqui para fazer uma cerveja, seria para uma festa de uns amigos ai iria fazer preço bem barato entao queria algo mais em conta.
Estou querendo uma receita puro malte, usar so malte pilsen mesmo, estava querendo usar fermento S-04 ou US-05 ( sim usar fermento Ale , pois é mais barato ) , lupulo usar nugget para amargor e o perle para aroma. Como estou começando agora não pude testar essa receita , na verdade tenho uma maturando ainda, mas a festa é logo e como tenho um equipamento pequeno já teria que começar .
Alguem tem alguma dica melhor para usar ai? ou uma receita só com malte pilsen seria melhor usar fermento lagger ou mudar o malte para um Pale Ale.
Mas queria uma cerveja não amarga pois seria para um publico que não aprecia muito cervejas especiais não. Qlqr dica ai é bem vinda.

Faça uma "Cream Ale".
Basicamente malte Plisen, lúpulo para amargor e fermento neutro (US-05).

Abraço!
 
Obrigado pela dica Carlos, no caso os lupulos que mencionei cairiam bem? um nugget e um perle? deixaria bem suave? ainda estou aprendendo a calcular o amargor do lupulo pelas formulas. Abraço

Faça uma "Cream Ale".
Basicamente malte Plisen, lúpulo para amargor e fermento neutro (US-05).

Abraço!
 
Obrigado pela dica Carlos, no caso os lupulos que mencionei cairiam bem? um nugget e um perle? deixaria bem suave? ainda estou aprendendo a calcular o amargor do lupulo pelas formulas. Abraço

Se vai ficar com amargor e aroma suaves... vai depender de quanto vc utilizar.
Acho que cream ale é o estilo ideal para a descrição que vc fez... acho q é a que mais se aproxima das american standard lager tao populares aqui no Brasil.
Eu faço aqui em casa direto pra familia q tb nao curte cerveja mto forte ou amarga.
 
Obrigado pela dica bruno,
Vou fazer ela mesmo ver se o pessoal aprova, devo usar pouco lupulo , 15g de nugget no inicio e uns 10g de perle no final da fervura acho q vai dar certo. Abraços.

Se vai ficar com amargor e aroma suaves... vai depender de quanto vc utilizar.
Acho que cream ale é o estilo ideal para a descrição que vc fez... acho q é a que mais se aproxima das american standard lager tao populares aqui no Brasil.
Eu faço aqui em casa direto pra familia q tb nao curte cerveja mto forte ou amarga.
 
Andrade,

Cream Ale, Blonde Ale, Kolsch, são cervejas que se tiver algum defeito de moagem, lupulagem ou fermentação, vai aparecer (se quiser fazer rápido).

Além do que, são cervejinhas bem simples, boa de beber, mas não tem o que esperar muito delas. Falo isso porque fiz 2 levas de kolsch, uma mais amarga e outra 100% no estilo, mas são cervejas bem padrão, não dá para criar muita expectativa em cima.

Já uma american pale ale bem feita, por mais simples que seja, já dá para criar uma expectativa em cima. A galera que toma cervejas padrão larger, pilsen, já vai ter uma experiencia cervejeira em relação a graduação alcoólica, aroma e sabor.

Tenho uma receita de APA (já fiz 3 levas de 20 litros), e todas ficaram excelentes, e o melhor de tudo é que usando S-04 ou US-05, com 7 dias de fermentação primária a 20C já estão redondinha. Lógico, se tiver mais tempo e quiser fazer uma secundária ou maturação, melhor ainda.

A receita para 20 litros é basicamente 5 kilos de malte pilsen, 500 gramas de malte chateu cara ruby entre 45/60 EBC, 25 gramas de columbus (amargor) por 60 minutos e 25 gramas de cascade ou amarillo (aroma) nos 10 minutos finais.

A cerveja fica com um alaranjado ambar bacana, bem balanceada entre malte e lupulo.
 
Andrade,

Cream Ale, Blonde Ale, Kolsch, são cervejas que se tiver algum defeito de moagem, lupulagem ou fermentação, vai aparecer (se quiser fazer rápido).

Além do que, são cervejinhas bem simples, boa de beber, mas não tem o que esperar muito delas. Falo isso porque fiz 2 levas de kolsch, uma mais amarga e outra 100% no estilo, mas são cervejas bem padrão, não dá para criar muita expectativa em cima.

Já uma american pale ale bem feita, por mais simples que seja, já dá para criar uma expectativa em cima. A galera que toma cervejas padrão larger, pilsen, já vai ter uma experiencia cervejeira em relação a graduação alcoólica, aroma e sabor.

Tenho uma receita de APA (já fiz 3 levas de 20 litros), e todas ficaram excelentes, e o melhor de tudo é que usando S-04 ou US-05, com 7 dias de fermentação primária a 20C já estão redondinha. Lógico, se tiver mais tempo e quiser fazer uma secundária ou maturação, melhor ainda.

A receita para 20 litros é basicamente 5 kilos de malte pilsen, 500 gramas de malte chateu cara ruby entre 45/60 EBC, 25 gramas de columbus (amargor) por 60 minutos e 25 gramas de cascade ou amarillo (aroma) nos 10 minutos finais.

A cerveja fica com um alaranjado ambar bacana, bem balanceada entre malte e lupulo.

A minha é bem similar ao citado, fiz pra um aniversário de um amigo 40 litros e ele pegou mais 50 de chopp, os 40 litros foram quase na totalidade mesmo concorrendo com o chopp. fiz:

90% Pilsen
10% CaraRed

Não tenho certo a OG, mas creio que algo em torno de 1050, 1055.

Brassagem a 68C por 1:30.

Lupulagem:
20~30 IBU de Columbus as 60'
0' dai coloca Cascade conforme quer aroma. Faz um DH pra ajudar no aroma (bebedores inexperiente adoram cerveja cheirosa).

Fermento us 05, 2 saches para 20 litros.
 
Se o pessoal não é acostumado com artesanais/especiais, acima de 20 IBU já arrepiam.

Uma Heineken tem em torno de 25IBU e muitos acham ela amarga.

Se for para beber horrores, use baixa OG e um final mais seco.

Cores mais escuras levam também as pessoas associarem a cervejas mais fortes e encorpadas, então não escureça muito. Gosto muito de usar pouco de Melano80 para dar a cor (um pouco já dá um dourado lindo).

Quanto ao fermento, US-05 com certeza.

Cuidado com o DH (se fizer) muito aroma pode funcionar como um gatilho para acharem a cerveja amarga e forte, mesmo não sendo.
 
Já fiz algumas vezes assim, pra tomar em família nos churrascos de fim de semana. Só malte pilsen, amargor entre 15 e 20 ibu, e o pessoal gosta bastante. A ultima que fiz, fiz a 65º, fermentei a 16 graus com US-05 e usei gelatina pra clarificar. Fica bem sem graça, kkkkk, mas o pessoal que nao curte muito artesanais toma que nem skol.
 
Já fiz algumas vezes assim, pra tomar em família nos churrascos de fim de semana. Só malte pilsen, amargor entre 15 e 20 ibu, e o pessoal gosta bastante. A ultima que fiz, fiz a 65º, fermentei a 16 graus com US-05 e usei gelatina pra clarificar. Fica bem sem graça, kkkkk, mas o pessoal que nao curte muito artesanais toma que nem skol.

Estou fermentando agora uma cream ale (pilsen e milho 80/20), us-05, 15IBU 65ºC. Aproveitei todas as sobras de lúpulo da geladeira.
Cerveja para o Carnaval.

Como disse o @zitro, para berem como Skol e com preço menor que Skol.
 
Estou fermentando agora uma cream ale (pilsen e milho 80/20), us-05, 15IBU 65ºC. Aproveitei todas as sobras de lúpulo da geladeira.
Cerveja para o Carnaval.

Como disse o @zitro, para berem como Skol e com preço menor que Skol.

Bem lembrado Jean, carnaval ta chegando. Vou fazer uma esse fds. :D
 
Obrigado pela dica Carlos, no caso os lupulos que mencionei cairiam bem? um nugget e um perle? deixaria bem suave? ainda estou aprendendo a calcular o amargor do lupulo pelas formulas. Abraço

Se você quer oferecer esta cerveja a quem está acostumado com cerveja de boteco, EU acho melhor você nem utilizar o lúpulo de aroma (final da fervura).
Quem não está habituado, acha o sabor/aroma do lúpulo estranhos.
EU ficaria apenas com o Nugget aos 60 minutos, mirando em uns 15 IBUs.
(A Cream Ale pode variar de 8-20 IBUs).
Utilize um fermento bem neutro, como o US-05.
Abraço.
 
isso aí faz uma kolsch melhor cerveja para se beber use tekbrew 36 levedura boa se o medo é o amargor faça com 15 de ibu pessoal vai beber de balde
 
Obrigado a todos pelas dicas, vou tentar manter na faixa de 15-20 IBUs e fazer algo simples mesmo, não é oque queria neh , mas para a galera que vai tomar vai ser o jeito, o bom que como estou começando vou fazer umas 10 brassagens até abril, que mesmo sendo algo simples da para familiar mais com o processo e adiquirir experiência. Ainda mais que a cerveja vai ser servida em um sitio após uma festa open bar, então vai ser tranquilo pelo menos divulgo o trabalho pois quero comercializar a cerveja em um futuro bem proximo.
Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda.
 
Para o carnaval já tenho também uma weissbier.

Para o Natal e ano novo fiz uma Session IPA Amarillo/Cascade deliciosa.
tem como postar a receita dessa session ipa aí? tô querendo fazer uma bem leve (4% abv) com amarillo/citra mas tô em dúvida quanto aos maltes e temperatura de brassagem
 
tem como postar a receita dessa session ipa aí? tô querendo fazer uma bem leve (4% abv) com amarillo/citra mas tô em dúvida quanto aos maltes e temperatura de brassagem

Cara, o pior é que eu perdi a receita. hehehehe

Mas era 3/4 pilsen, 1/4 munich no grist.
mirei numa OG baixa e uma FG também baixa (não muito corpo para o lúpulo falar alto). O IBU ficou em 35.

Uma adição de ZEUS em FWH para o amargor, e depois foram 50g de Amarillo e 50g de Cascade (para 20l) distribuídos em 15, 5 e 0 min.

A mostura foi por volta de 65ºC.
 
Cara, o pior é que eu perdi a receita. hehehehe

Mas era 3/4 pilsen, 1/4 munich no grist.
mirei numa OG baixa e uma FG também baixa (não muito corpo para o lúpulo falar alto). O IBU ficou em 35.

Uma adição de ZEUS em FWH para o amargor, e depois foram 50g de Amarillo e 50g de Cascade (para 20l) distribuídos em 15, 5 e 0 min.

A mostura foi por volta de 65ºC.
show! já ajuda bastante, mano... valeu mesmo! :mug:
 
Back
Top