Dica para nova panela: Bazoka o Fundo Falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvaroroche

Well-Known Member
Joined
Feb 21, 2014
Messages
180
Reaction score
23
buenos dias galera.,.,

Estou pensando em adquirir uma nova panela para brassagem e me surgiu a duvida,. fundo falso o bazoka???

tem uma galera que defende fundo falso, outra que curte a bazoka., e na verdade o que ninguém fala e a real diferença entre um e outro.,., (se e que tem)
Ja ouvi dizer que a eficiência com a bozoka diminui, mas que em compensação na gringa o pesoal usa a mais de 20 anos.
Bom se alguém tiver um parecer o experiencia sera bem vinda.,

Eu atualmente uso bazoka, quando adquiri meu kit da cervejando ( infelizmente:( ) na panela vinha a basoka em cobre. Ate então não tive problema de entupimento., a minha eficiência acredito seja boa, já brassei para 65% 75% e pelo geral a OG bate certo com o programado.

galera isso ai!

grande abraço
 
Alvaro,

Fundo falso.

Bazooka é só pra quebrar o galho ou pra usar em panelinhas muito pequenas. Fundo falso tem a melhor filtragem de todas.

Outra coisa, em panelas grandes, com muito peso de malte, bazooka pode inclusive amassar e entupir tudo caso for feita com malha de inox.

Resumindo, fundo falso.

Abraço,
 
Alvaro,

Fundo falso.

Bazooka é só pra quebrar o galho ou pra usar em panelinhas muito pequenas. Fundo falso tem a melhor filtragem de todas.

Outra coisa, em panelas grandes, com muito peso de malte, bazooka pode inclusive amassar e entupir tudo caso for feita com malha de inox.

Resumindo, fundo falso.

Abraço,

Grande profe.,
Obrigado.,

abraço
 
Alvaro,

Fundo falso.

Bazooka é só pra quebrar o galho ou pra usar em panelinhas muito pequenas. Fundo falso tem a melhor filtragem de todas.

Outra coisa, em panelas grandes, com muito peso de malte, bazooka pode inclusive amassar e entupir tudo caso for feita com malha de inox.

Resumindo, fundo falso.

Abraço,

Então eu te pergunto Guenther... e se fizer uma panela com bazooka E fundo falso? Alguma desvantagem ou desnecessário?

Pretendo construir uma panela de 60 litros para levas de 30 a 50 litros.
 
eu acho inutil ter os 2
imagina que abaixo do fundo falso tem só "agua"
pra que uma bazooka?
 
Então eu te pergunto Guenther... e se fizer uma panela com bazooka E fundo falso? Alguma desvantagem ou desnecessário?

Pretendo construir uma panela de 60 litros para levas de 30 a 50 litros.
E eu te respondo.

Bazooka embaixo do fundo falso teria o objetivo de não passar NADA.

Não passar nada... é ruim.

O interessante é que as partículas menores PASSEM pelos furos do filtro, e na recirculação, fiquem presas lá em cima da cama de grãos.

Conforme a recirculação vai sendo feita, seja com jarra ou bomba, só as cascas maiores ficam embaixo, e as partículas menores ficam em cima da cama de grãos, formando um filtro natural perfeito.

O verdadeiro filtro, é a cama de grãos. Se fosse pra filtrar mesmo, os furos dos fundos falsos teriam 0.1mm. :)

Abraço,
 
uploadfromtaptalk1397214581995.jpg
 
Pretendo fazer uma brassagem numa panela de 22 litros, com bazooka e recirculando constantemente com bomba de máquina lava-louças.

Será que as chances de entupir aumentam muito ou vale a pena tentar?
 
Eu fiz isso com a crepina e não entupiu, mas estava usando uma bomba de 1/2 cavalo. Ta certo que ela é trifásica e eu fiz uma gambiarra para ligar em monofásica, então ela devia estar com 1/3 da potência real dela.
 
Funcionar, funciona, e as vezes entope até menos que fundo falso, mas as possibilidades de um filtro assim sempre serão menores que com um fundo falso, isso que deve ficar claro.

Essa imagem explica bem a diferença em termos de dinâmica dos fluidos e o que ocorre na filtragem/lagem com cada tipo de filtro.

figure4.gif
 
ressuscitando um pouco o tópico, qual diâmetro adequado pros furos do fundo falso, 1mm?
 
Pretendo fazer uma brassagem numa panela de 22 litros, com bazooka e recirculando constantemente com bomba de máquina lava-louças.

Será que as chances de entupir aumentam muito ou vale a pena tentar?

Buenas: eu antigamente fazia assim, foi o kit que comprei pronto. Sinceramente nao curti porque entupia direto!!! Fora o barulho q a bomba faz que e um saco,.
Optei por recircular com jarra e fogo baixo ligado,. E bom alguem ajudar a mexer os graos para nao caramelisar no fundo.

Grande abraço:mug:
 
ressuscitando um pouco o tópico, qual diâmetro adequado pros furos do fundo falso, 1mm?
2mm funciona muito bem.

Abaixo disso é muito, acima disso é muito grosso (3mm por exemplo).

Segundo várias pesquisas que fiz em fontes americanas, o número mágico parece ser 2,3mm.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top