Descobrir erros na primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mundweit

Member
Joined
Nov 10, 2015
Messages
13
Reaction score
1
Fala pessoal,
Sou iniciante na produção caseira e no dia 14/11 fizemos nossa primeira brassagem.

Já li bastante coisas nesse forum e alguns materiais fora dele mas gostaria de uma ajuda para identificar erros na minha brassagem.

A receita era para 20l de APA e usamos:

- 4kg de malte pale ale
- 1kg de malte carared
- lupulo centennial 60 min
- lupulo cascade 15 min e 0 min
- 2 pacotes de US-05

Seguindo o beersmith, fizemos a mosturação com 15l de água (70 min a 67 graus e esquecemos de fazer o mash out), fizemos a recirculação e lavamos.

Era pra usar 13L de água para a lavagem, mas como a densidade estava muito baixa acabamos usando apenas 10L (+ou-).

Com isso, medimos a densidade e estava em 1,047 como esperado.

Depois da fervura (70 min), medimos 1,072 de OG.. sendo que a esperada era 1,056. (????)

Apesar disso, inoculamos fermento (acho que inoculamos com uma temperatura muito elevada). Acontece que tínhamos apenas 11 litros no fermentador. (???)

Deixei fermentando em geladeira, com temperatura "controlada" (sensor do termostato colado na parede do balde com fita isolante) por 8 dias a 18°. Depois de parar a ação no airlock, medi a densidade por 2 dias seguidos e estava parado em 1,034. Aumentei a temperatura para 25°, e ficou por mais 7 dias.

Ontem e hoje (14° dia de fermentação) medi a densidade e estava 1,031. Hoje baixei a temperatura para 0° para clarificar. e pretendo engarrafar na sexta-feira.

O que eu acho que saiu errado:

1)não sei se a moagem ficou muito boa. Tinha muito farelo, mas não vi grãos inteiros.

2) Pode ser que o controle de temperatura durante a brassagem não tenha sido tao bom. O termômetro ficou o tempo todo dentro do mosto, e não deixamos subir ou baixar muito de 67°, mas será que a temperatura real podia ser maior e gerou açucares não fermentáveis?

3) usamos menos água que deveríamos na lavagem.

4) a Fervura pode ter sido intensa demais, porque a variação de densidade foi bizarra. (1,047 para 1,072)

Minhas perguntas:

1) O que pode ter saído errado para a OG ficar tão alta (1,072) ???

2) A FG esta em 1,031. tem algum perigo em fazer o primming e engarrafar. o QUe deve fazer por precaução???

3) E como fazemos para aumentar nossas levas? Temos duas panelas de 35 Litros, dá para fazermos receitas de 25/27 litros?

Desculpe pelo post longo.
Espero que vocês possam me ajudar.

PS. Não sabia se devia criar uma thread nova ou comentar em alguma já existente. Se eu fiz algo de errado, me avisem tb.

Obrigado desde já.

Gabriel Barreto
 
Também sou iniciante, acabei de envasar a minha primeira leva e estou muito feliz com o resultado. Vou ver se posso te ajudar com o pouco que sei.

Li que o ideal para fazer a mosturação é utilizar uma relação de 2,5 - 3,0 Litros de água/kg de grãos e você está dentro dessa relação.

Para verificar se a sua moagem ficou ruim/boa, tente utilizar o teste de iodo com item de verificação no final da mostura.

Ia falar que você utilizar pouca água de lavagem. Pelo pouco que li, o ideal é utilizar 1,5 vezes a água utilizada para mostura.

Existe um tópico fixo explicando como hidratar o fermento e acharia bom você dar uma olhada pra próxima leva.

Em que momento você mediu a densidade após a fervura? Você filtrou antes de passar para o fermentador?

Acho muito arriscado você envasar a sua cerva haja vista que a FG ainda está alta. Qual era a FG estimada?

Espero ter ajudado com o meu ralo conhecimento de produção cervejeira.
 
Obrigado, Rodfon.

Eu hidratei o fermento sim. Esqueci de comentar isso.

A OG eu medi assim que passei para o fermentador, antes de inocular o fermento. E eu filtrei o mosto ao passar para o fermentador.

A FG estimada era 1,018.
O que eu deveria fazer, já que não posso engarrafar??
 
Você simulou no Beersmith? Simula tudo que você obteve e vê qual seria a 'nova' OG. Só para saber se a reação esperada aconteceu de fato.
Realmente, não sei muito bem o quê fazer, mas acredito que existam 02 possibilidades: deixar fermentar mais tempo ou inocular mais fermento.

Acho que os mais experientes devem ser ouvidos para que você não cometa nenhuma cagada em relação às minhas palavras.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406860

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406710
 
Você mediu essa densidade durante a fermentação com densímetro, ou refratômetro?

Abraço,
 
Tive o mesmo problema com a minha primeira brassagem, que fiz no dia 20/11, também uma APA
Usei pouca água, e meu OG foi maior ainda 1100.
O FG estacionou em 1055 (fazendo a correção do refratometro fica 1028).
Estou com a mesma dúvida:
2) A FG esta em 1,031. tem algum perigo em fazer o primming e engarrafar. o QUe deve fazer por precaução???

Boa sorte na sua produção
 
Você mediu essa densidade durante a fermentação com densímetro, ou refratômetro?

Abraço,

Guenther, medi a densidade com densímetro, sempre corrigindo devido à temperatura.

Outra coisa, eu nao tenho manômetro ainda. Vou precisar de um p engarrafar correto??

Abço
 
Bom dia,

Um detalhe que tu pode verificar, qual o volume de mosto pré-fervura e qual o volume ao final da fervura? Este dado é importante para tu conhecer o teu equipamento, assim tu saberá uma média de quanta agua evapora por hora no teu equipamento. Isto deve ser informado no beersmith, assim o calculo fica mais preciso. Só neste detalhe tu já podera corrigir o volume de água necessário pré-fervura para que após a fervura, tu tenha a cerveja na densidade correta.
 
Guilherme, eu não medi a quantidade de mosto pré-fervura. Eu tinha 13L na panela para fazer a lavagem, mas eu não coloquei tudo porque estava preocupado com a densidade pré-fervura (dei mole nisso). Por isso acho que tive algo em torno de 17 a 20 litros.

Depois da fervura foi para o fermentador apenas 11L. Acho que a fervura foi muito vigorosa. (Fervi por 70min)

Abraço,

Gabriel.
 
Gabriel,

Eu não conheço teu equipamento, mas no meu, com panela numero 40, em geral eu saio de 33 para 28L em uma hora. O que isto quer dizer? Que na media eu perco 5 litros de água por hora. Assim, quando utilizo os programas de calculo, esta informação está lá. Resulta no seguinte (por exemplo):

V1 x D1 = V2 x D2
33 x 15°P (1.061) = 28 x D2
D2=17,5°P (1.072)

O que eu quero dizer é que tu precisa saber este fator no teu equipamento. Eu iniciei a fazer cerveja com fogareiro de baixa pressão, e hoje com o de alta pressão eu não vi uma grande variação na taxa de evaporação, mesmo com a fervura visivelmente mais intensa. Então não creio que a fervura mais intensa fez isso.

Resumindo, no meu entendimento, há possibilidade de esta ser uma característica do teu equipamento e não algo que deu errado.
 
Excelente esclarecimento, @GuilhermeCunha

Minha maior preocupação agora é com a FG. Como está em 1,031 não sei se posso fazer o primming e engarrafar.

Não sei se está correta a forma que eu pensei: Se a FG não está baixando é provável que tenha muito açúcar não fermentável.. Se ele não é fermentável não vai afetar no primming.. está certo esse raciocínio?
 
Eu subiria a temperatura pra 18 novamente esperaria umas 48 hrs e depois iria subindo 1 grau por dia até chegar a 24/25, mediria a densidade ao final, se não houvesse mudança inocularia outro sache de fermento. Ou simplesmente se estiver com pressa, subiria pra 18 e inocularia de uma vez e iria acompanhando.

Abs
 
1) O que pode ter saído errado para a OG ficar tão alta (1,072) ???

2) A FG esta em 1,031. tem algum perigo em fazer o primming e engarrafar. o QUe deve fazer por precaução???

3) E como fazemos para aumentar nossas levas? Temos duas panelas de 35 Litros, dá para fazermos receitas de 25/27 litros?

1-) Não tenho idéia. Porém usando essa calculadora http://www.brewersfriend.com/abv-calculator/ o ABV ta em torno de 5,4% e ta dentro do guia do BJCP pra APA.

2-) Não entendi o perigo. Eu engarrafaria sim! usa isso aqui pra calcular a quantidade de açucar pra fazer a solução de açucar invertido http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/
Eu uso a temperatura que fermentou.
Ai vc engarrafa, espera uns 15 dias e toma. Guarda umas garrafas pra comparar com as próximas levas.

3-) Configura seu equipamento no BeerSmith la na parte de equipment profile se não me engano, ai quando vc for escolher uma receita pra fazer e for da o "scale" pro seu equipamento, ele já vai dar as quantidades exatas das coisas pro seu equipamento. E considera a eficiencia dele entre 55-60% pra não ter problema.

Tem o post fixo do Guenther onde ele fala "Não tente resolver um problema que você não tem certeza absoluta... que é um problema". Eu li isso ai e to indo na fé desde então. Fazer cerveja em casa é sempre aprendizado!
Boas levas
 
Gabriel,

Eu faria o seguinte, calcularia para uma carbonatação baixa, e imprescindivel, utilizar o manometro em uma das garrafas para acompanhar a pressão. Caso a pressão fique muito elevada, recomendo então gelar as garrafas, menos a do manometro para que tu possa acompanhar a evolução ate o final. Pode deixar por exemplo a garrafa dentro da panela fechada, para caso o caso dela explodir não machucar ninguem. Como já li por aqui, o manometro é parte do nosso aprendizado.

Guilherme
 
@GuilhermeCunha, acho que é isso mesmo que vou fazer. Já tinha lido também essas instruções sobre o manômetro. Já encomendei 1 e deve chegar essa semana.

Vou calcular a cabonatação para 2,2.

Obrigado
 

Latest posts

Back
Top