Densímetros: Normal Vs Mini Vs dentro do fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Opa, planejando minha primeira breja (na real só to esperando a loja reabrir, pq moro do lado, n compensa pagar 20 reais de frete), embora n pretenda comprar um densimetro agora, é algo que quero adquirir no futuro, mas estou com a duvida em relação ao tamanho dele, considerando a "perda" do mosto pra medição. Penso em fazer sempre algo entre 5 a 10L, logo cada gota importa.
Os mini densímetros são cagada?
Poderia comprar um densímetro grande e deixar ele dentro do fermentador durante todo o processo? Usaria um garrafão de água, que é transparente.
Pq falam sobre contaminação ao jogar o mosto usado para medida de volta no fermentador? N seria só limpar tudo antes com sanitizante pra evitar esse problema?
Graduação entre 1000 e 1100 ta ótimo ne?
 
Amigo, nessas levas pequenas + fermentador sem torneira, considere seriamente um refratômetro no lugar do densímetro. A vantagem dele é justamente a praticidade e não "gastar" mosto.

A margem de erro que um refratômetro vai dar, pelo ajuste do álcool na FG, é indiferente para quem está iniciando.
 
A margem de erro que um refratômetro vai dar, pelo ajuste do álcool na FG, é indiferente para quem está iniciando.
Em que sentido? Pq realmente espero pegar gosto pelo home brewing e no futuro investir em mais equipamentos, mas honestamente imagino q nunca passe de 10L, pq alem de morar em ap, sou o único que bebe cerveja por aqui, e meu consumo se limita aos fins de semana. Por outro lado, penso no futuro em também brincar com hidromel, ou talvez realizar double mashing pra chegar em 20L para fim de ano ou alguma outra ocasião... Qual seria na pratica a limitação de calculo do refratômetro?
Li em um anuncio do Aliexpress que "Só pode ser usado antes de fermentado, não pode testar a cerveja que já seja feita " Sendo assim como é o uso pra calcular a gravidade final??
 
O refratômetro mede o quanto o açúcar altera a refração da luz, sabendo quanto açúcar tem na amostra. Perfeito para medir a OG, que tem praticamente só água e açúcar.

Mas conforme a fermentação ocorre, o álcool criado vai atrapalhando essa leitura. Quanto mais álcool, maior o erro na leitura: o refratômetro marca 1033, e na realidade está a 1018 (por exemplo).

Existem fórmulas que fazer uma correção (se vc usa iOS baixe o app HomeBrew Kit. Se for Android, tem um que todo mundo usa, acho que BrewKing). PROBLEMA RESOLVIDO!

É que essa correção por fórmula nunca é 100%, e sim uma aproximação. É isso que eu falei que é insignificante para um iniciante. Não faz diferença prática para a maioria dos caseiros se a FG deu 1013, mas vc acha que deu 1011.

Não tem nada a ver com a quantidade de litros que você produz, e sim, EVENTUALMENTE (e eu acho que nunca) você precisar de uma precisão cirúrgica das suas medições.

Vai para o refratômetro sem medo ;)
 
Opa, planejando minha primeira breja (na real só to esperando a loja reabrir, pq moro do lado, n compensa pagar 20 reais de frete), embora n pretenda comprar um densimetro agora, é algo que quero adquirir no futuro, mas estou com a duvida em relação ao tamanho dele, considerando a "perda" do mosto pra medição. Penso em fazer sempre algo entre 5 a 10L, logo cada gota importa.
Os mini densímetros são cagada?
Poderia comprar um densímetro grande e deixar ele dentro do fermentador durante todo o processo? Usaria um garrafão de água, que é transparente.
Pq falam sobre contaminação ao jogar o mosto usado para medida de volta no fermentador? N seria só limpar tudo antes com sanitizante pra evitar esse problema?
Graduação entre 1000 e 1100 ta ótimo ne?

Blz @Lord Demolay?!

Cara, uso o mini densimetro do Lamas com graduação até 1.060 - ele é mais espaçado nas graduações dando uma leitura melhor.

Com 70ML de mosto é possível verificar a densidade numa proveta de 100ML.

Se a densidade for superior a 1.060, pode fazer 50% mosto e 50% água, verifica a densidade e multiplica por dois.

É aconselhável também checar inicialmente o densimetro em água pura para verificar sua calibração. Se der alguma variação, lembre-se de considerá-la na cerveja.

Quanto a contaminação ela também pode ocorrer por bactérias suspensas no ar ou emitidas pela própria respiração, não apenas nos objetos.

Enfim, utilizo o mini há uns 3 anos e hoje faça bateladas de 50, 55 litros.

Cerveja caseira, não precisamos de tanta exatidão. A cerveja fica boa mesmo com pequenas alterações de mensurações.

Mesmo porque, nem temos como ter um controle absoluto e exato de tudo.
 
Bom, acho q ja entendi os prós e contras dos densímetros e refratometros. Bora fazer umas breja antes, e quando resolver comprar, dependendo do dólar compro no ali express ou aqui mesmo (até pq atualmente ta igual o preço kkk). Valeu galera
 

Latest posts

Back
Top