De um dia para o outro.Das etapas da Mosturação/Brassagem (sacarificação)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DBOSSAN

Well-Known Member
Joined
Jun 5, 2016
Messages
156
Reaction score
34
Boa noite !!!

Alguém saberia me ensinar se há qualquer problema em a noite eu fazer a infusão dos maltes extraindo os açucares em alfa e Beta-amilase e deixá-los lá até pela manhã sacarificando?

Na parte da manhã eu começaria a fervura e recirculação.

Existe algum complicador para a qualidade da cerveja neste procedimento?

Posso na parte do amanhecer do dia levantar o fogo e começara ferver?

Algum complicador neste espaçamento de tempo do processo?

Algum forista já fez ou pode dividir esta opinião?


Sinceros abraços cervejeiros,:tank::mug:

Daniel.
 
qual o objetivo em dividir dessa forma a brassagem?

eu vejo um problema: maior tempo de sacarificação, maior fermentabilidade, menos corpo. Quantas horas vai ficar parado essa infusão?
 
Boa noite.
A possibilidade de adiantar o processo e por pra fermentar antes do pessoal aqui em casa querer usar a cozinha para o almoço. Tenho poucos dias em casa. Chegar do trabalho e poder adiantar me trás um certo conforto no dia seguinte.

Maior fermentabilidade? Pq?
Menos corpo?

A idéia é passar a noite com o malte em infusão. 8hrs=~
 
qual o objetivo em dividir dessa forma a brassagem?

eu vejo um problema: maior tempo de sacarificação, maior fermentabilidade, menos corpo. Quantas horas vai ficar parado essa infusão?


Boa noite.
A possibilidade de adiantar o processo e por pra fermentar antes do pessoal aqui em casa querer usar a cozinha para o almoço. Tenho poucos dias em casa. Chegar do trabalho e poder adiantar me trás um certo conforto no dia seguinte.

Maior fermentabilidade? Pq?
Menos corpo?

A idéia é passar a noite com o malte em infusão. 8hrs=~
 
Boa noite.
A possibilidade de adiantar o processo e por pra fermentar antes do pessoal aqui em casa querer usar a cozinha para o almoço. Tenho poucos dias em casa. Chegar do trabalho e poder adiantar me trás um certo conforto no dia seguinte.

Maior fermentabilidade? Pq?
Menos corpo?

A idéia é passar a noite com o malte em infusão. 8hrs=~

Bixo nao tenho embasamento no que vou te dizer, mas acredito que os graos parados por tanto tempo podem começar uma fermentação espontanea azedando tudo seu mosto, mas tb acredito que isso possa ser evitado caso vc tenha uma bomba de recirculacao ou algo para agitar este mosto e um controlador da temperatura, caso contrario apenas gastara dinheiro.
 
Boa noite.
A possibilidade de adiantar o processo e por pra fermentar antes do pessoal aqui em casa querer usar a cozinha para o almoço. Tenho poucos dias em casa. Chegar do trabalho e poder adiantar me trás um certo conforto no dia seguinte.

Maior fermentabilidade? Pq?
Menos corpo?

A idéia é passar a noite com o malte em infusão. 8hrs=~


Um maior tempo de sacarificação vai prolongar atividade de b-amilase, logo maior fermentabilidade por clivar dextrinas e açucares de cadeia maiores com extremidades não redutora, onde a enzima pode atuar. Eu não sei dizer em 8h como vai ser, mas em termos de 2-3h de sacarificação, é isso que é discutido na literatura.

ref: http://braukaiser.com/wiki/index.ph...ity_and_efficiency_in_single_infusion_mashing

http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Mash_Time_Dependency_of_Wort_Fermentability

E tem atuação de outras enzimas juntamente nesse processo, algumas proteases são mais difíceis de serem desnaturadas, pode ser que voltando a sua temperatura ótima de atuação tenham algum impacto sobre proteínas grandes e médias... mas isso aqui que estou falando é uma suposição... algum enzimologista por aqui?

Acho que em tão pouco tempo não tem como azedar o mosto, pra fazer um sourmash precisa de bastante tempo em temperatura adequada pras lactos.

Eu pensaria algum outro jeito de ganhar tempo, já pensou em partir pra um BIAB, sem lavagem nem recirculação? pode manter suas brejas com qualidade e ganhar bastante tempo...
 
Um maior tempo de sacarificação vai prolongar atividade de b-amilase, logo maior fermentabilidade por clivar dextrinas e açucares de cadeia maiores com extremidades não redutora, onde a enzima pode atuar. Eu não sei dizer em 8h como vai ser, mas em termos de 2-3h de sacarificação, é isso que é discutido na literatura.

ref: http://braukaiser.com/wiki/index.ph...ity_and_efficiency_in_single_infusion_mashing

http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Mash_Time_Dependency_of_Wort_Fermentability

E tem atuação de outras enzimas juntamente nesse processo, algumas proteases são mais difíceis de serem desnaturadas, pode ser que voltando a sua temperatura ótima de atuação tenham algum impacto sobre proteínas grandes e médias... mas isso aqui que estou falando é uma suposição... algum enzimologista por aqui?

Acho que em tão pouco tempo não tem como azedar o mosto, pra fazer um sourmash precisa de bastante tempo em temperatura adequada pras lactos.

Eu pensaria algum outro jeito de ganhar tempo, já pensou em partir pra um BIAB, sem lavagem nem recirculação? pode manter suas brejas com qualidade e ganhar bastante tempo...

Quero saber se alguém já fez. O malte seria infundido no saco . Sempre fiz BIAB. Só queria saber se a idéia de deixar de um para o outro seria possível. Se alguém tiver experiência por favor troque essa experiência. Obrigado ao amigo cervejeiro. Vou buscar na literatura. Me ajudem quem já deixou o malte em infusão por mais de 6hrs. Afinal não quero estragar a cerveja.
 
Boa noite.
A possibilidade de adiantar o processo e por pra fermentar antes do pessoal aqui em casa querer usar a cozinha para o almoço. Tenho poucos dias em casa. Chegar do trabalho e poder adiantar me trás um certo conforto no dia seguinte.

Maior fermentabilidade? Pq?
Menos corpo?

A idéia é passar a noite com o malte em infusão. 8hrs=~

Pq nao comeca a brassagem a tarde?
 
E se ele fizer o mash out de uns 15min, não pararia a conversão? Assim, pelo menos o lado de aumentar a fermetabilidade resolveria.
 
Parece que vc vai ter que ser a cobaia. Teste e depois compartilhe seus resultados. Boa sorte.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Quero saber se alguém já fez. O malte seria infundido no saco . Sempre fiz BIAB. Só queria saber se a idéia de deixar de um para o outro seria possível. Se alguém tiver experiência por favor troque essa experiência. Obrigado ao amigo cervejeiro. Vou buscar na literatura. Me ajudem quem já deixou o malte em infusão por mais de 6hrs. Afinal não quero estragar a cerveja.

Amigo, se deixar o malte em infusão por 6 horas, controlando a temperatura, sem problemas.
Agora se deixar sem controle, a temperatura vai cair e vc terá uma cerveja com menos corpo...mais seca, a não ser que faça um mash out depois de 1:30min e deixe para seguir o processo no outro dia...
 
O controle de temperatura seria importante tentar manter, ou ao menos que fique dentro da faixa de atuação das enzimas para conversão. Assim tbm terá, provavelmente, uma eficiência maior.

Uma suposta contaminação, poderia, mas tomando os devidos cuidados isolando bem a panela, mantendo a temperatura e a fervura depois acredito q não. Mas corre-se o risco de estar agindo algum microrganismo tbm e conferir alguma alteração. Com os devidos cuidados e controle de temperatura, bastante improvável.

Taninos....pode ser pelo tempo longo de permanência, mas normalmente solubilização de taninos é pelo pH baixo e temperatura elevada. Difícil.

Já fiz testes iniciando a conversão no início da tarde e finalizando a noite. Permanência dos grãos na agua mosturando em torno de 5-6h. Add os grãos a 68°, estabilizei a temp, tampei a panela e protegi externamente p manter a temperatura.
Qnd reiniciei a brassagem, no inicio da noite, a temperatura estava em 55°.
Recirculei, lavei os grrãos e iniciei a fervura.
Td tranquilo, além de conseguir uma eficiencia maior.

Vale o teste, mas o resultado como em qualquer brassagem depende dos cuidados e metodos q utiliza.

Abraço !
 
Pq nao comeca a brassagem a tarde?


Já comecei uma vez uma Brssagem as 18hrs e fui por a levedura no balde umas 2hrs da manha.

Tive um péssimo sono e acordei cansado no dia seguinte....

Por isso quero tentar o inverso. Começar a noite e terminar antes da hora do almoço. A noite a infusão e de dia a fervura ,resfriamento e inoculação.

Queria experiência sobre se é possível isso ser feito.

Eu não costumo fazer mashout em minhas produções.

Atualmente retiro o saco do Biab e vai logo pra fervura..... mas estou pensando em seguir dicas daqui e fazer o mashout e deixar pra ferver no dia seguinte.

Pelo visto ninguém faz mas irei postar a experiência com minha próxima IPA.
 
Cara
Eu iria onde tem mais historico.

Por exemplo? voce pode parar no resfriamento.
Faz a fervura (vai precisar só de no maximo 90 minutos a mais, levante um tiquin mais cedo) e manda pro fermentador MUITO BEM SANITIZADO.
Coloque na geladeira e no outro dia voce termina o processo de hidratar fermento, etc...

Pelo menos voce tem mais referencias e não atrapalha a mulher da mesma forma.
 
Já comecei uma vez uma Brssagem as 18hrs e fui por a levedura no balde umas 2hrs da manha.

Tive um péssimo sono e acordei cansado no dia seguinte....

Por isso quero tentar o inverso. Começar a noite e terminar antes da hora do almoço. A noite a infusão e de dia a fervura ,resfriamento e inoculação.

Queria experiência sobre se é possível isso ser feito.

Eu não costumo fazer mashout em minhas produções.

Atualmente retiro o saco do Biab e vai logo pra fervura..... mas estou pensando em seguir dicas daqui e fazer o mashout e deixar pra ferver no dia seguinte.

Pelo visto ninguém faz mas irei postar a experiência com minha próxima IPA.

Eu nao faria um mash tão longo assim amigo, no maximo deixaria 2 horas. Muita coisa pode acontecer ali dentro...material vegetal a alta temperatura como a casca pode ter problemas...

Sugiro que an noite anterior você ferva a agua do mash e ao acordar la pelas 7:00 e a temperatura ja deva estar em 70 ( depende da temperatura do embiente). Arriar o malte e mosturar por 1 hora...depois fervura de 1 horas...resfriar...inocular...e ir almoçar...
 
Ao contrário de você, eu não dormiria direito sabendo que tenho que terminar a brassagem no dia seguinte hehehe.
Ficaria pensando nisso o "sono" inteiro.
E muito provavelmente levantaria às 5 da manhã, de ansiedade, pra terminar.
 
Já deixei por quase 6 h. Iniciei a 67 o c em uma caixa termica um pouco antes do meio dia. Precisei sair, voltei um pouco depois das 6 da tarde. A temperatura estava uns 62 oc. Continuei o processo normalmente e a cerveja ficou ok.
 
Ao contrário de você, eu não dormiria direito sabendo que tenho que terminar a brassagem no dia seguinte hehehe.
Ficaria pensando nisso o "sono" inteiro.
E muito provavelmente levantaria às 5 da manhã, de ansiedade, pra terminar.

kkkk comigo aconteceria a mesma coisa, prefiro brassar a noite/madrugada e terminar tudo de uma vez, muito mais tranquilo de fazer, sem ninguém para atrapalhar.
 
DBOSSAN,

Tente fazer a mosturação completa, com mash out e tudo. Ponha o mosto na geladeira, já filtrado, e no dia seguinte faça a fervura.

Acho importante terminar completamente, pelo menos, a fase da mostura.
 
Boa tarde. Deixa contar minha experiência. Eu faço cervejas há pouco tempo. Fiz umas 10 brassagens. Uso BIAB nas minhas produções e não tenho resfriador.
Pra iniciar a fermentação eu deixo o mostro esfriar um pouco na panela de fervura e depois coloco no fermentador. Fecho o fermentador e espero pra iniciar a inoculação do fermento até que a temperatura esteja na faixa que eu quero. Isso demora, ao menos, 12 horas. Nunca tive problemas.
Acho que se ferver o mosto e deixar esfriando até o outro dia não te trará problemas. Já tive ocasião em que deixei o mosto esfriando na panela. Não tive problema algum de contaminação.

Enviado de meu E5653 usando Tapatalk
 
Back
Top