% de malte

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kordon

Member
Joined
May 7, 2016
Messages
9
Reaction score
0
Boa noite, sou iniciante e queria tirar uma duvida!
Qual a consequência de adicionar uma % maior do que a indicada pelo vendedor na receita?
Por exemplo, o vendedor indica uma adição de 9% de carafa 1, se eu adicionar 18% o que isso vai impactar?
Muito obrigado desde ja! :mug:
 
Você terá mais grãos para extrair açúcar.

Mais açúcar dará um OG maior. Provavelmente maior o teor alcoólico será. (se tiver fermento suficiente para consumir esse açúcar.)

a cor da cerveja provavelmente será mais escura dependendo o EBC desse malte.

É bom utilizar um software como o beersmith para simular a cerveja.
 
Maltes especiais deixam um sabor muito caracteristico na cerveja mesmo em pequenas quantidades (uns 9% ~ 10%).
Dobrar o uso recomendado pode fazer com que essa caracteristica marcante do malte domine a cerveja toda, gerando uma cerveja de drinkability bem baixo no melhor dos casos.
 
o principal é a questão de quantidade de enzimas para efetuar a conversão. Maltes base tem quantidade suficiente para converter, maltes especiais tem poucas enzimas ou até nenhuma em maltes bem torrados. Nesse caso você não teria conversão total ou suficiente dos amidos para fermentar e virar cerveja.

Da uma pesquisada em poder diastático, é esse o cara que manda nessa quantidade.
 
Obrigado pelas respostas
Estou bolando uma receita para uma Dry Stout e tenho medo que ela não fique com cor o suficiente
Segue a receita com um screen do Wort
O que acham? O esperado dela com a receita é
OG: 1,050
IBU: 39
ABV: 4,9
Cor: 28
Fg: 1,011

Muito obrigado
 

Attachments

  • Screenshot_2016-05-30-18-52-12.jpg
    Screenshot_2016-05-30-18-52-12.jpg
    267.1 KB · Views: 83
Ta bem configurado o app com teu equipamento?

Aparentemente vai dar uma cor escura....
se eu fizer no meu isso os valores serão

FG: 1.051
IBU: 30
Cor: 52 EBC
ABV: 4,9
FG: 1,014

Lógico isso pode mudar dependendo o equipamento.



tu pode reduzir a litragem de 20 para 19 ou 18, o que já vai escurecer e aumentar, álcool e amargor também.

tudo depende do que pretende ter no resultado final.
 
Boa tarde Gedeao, quer fazer Dry Stout mesmo, seca, leve, como a Guinnes e Murphy? Receita do kit Dry Stout da minha loja, o pessoal gosta demais (e se buscar os clones de Guinness por ai vai achar poucas variações):

75% malte base (pilsen, pale, o que preferir, só não misture, use apenas 1);
12,5% Carapils (nos clones eles usam cevada não maltada em floco nessa função de retenção de espuma);
12,5% cevada torrada (vai dar o leve torrado e secura do estilo, sem excessiva adstringencia dos maltes torrados)

Algum lupulo ingles só pra amargor, uns 30ibu
Fermento ingles (S-04, Britsh Ale, etc)

Mostura em rampa unica 65 graus, mash out, e ai segue o que já sabe!

Abraço!
 
Ta bem configurado o app com teu equipamento?

Aparentemente vai dar uma cor escura....
se eu fizer no meu isso os valores serão

FG: 1.051
IBU: 30
Cor: 52 EBC
ABV: 4,9
FG: 1,014

Lógico isso pode mudar dependendo o equipamento.



tu pode reduzir a litragem de 20 para 19 ou 18, o que já vai escurecer e aumentar, álcool e amargor também.

tudo depende do que pretende ter no resultado final.

Entendi, muito obrigado
Mas a receita vai funcionar de qualquer maneira né? a diferença entre estár no seu equipamento e no meu não vai ser grande, e não desconfigura a cerveja certo?
 
o principal é a questão de quantidade de enzimas para efetuar a conversão. Maltes base tem quantidade suficiente para converter, maltes especiais tem poucas enzimas ou até nenhuma em maltes bem torrados. Nesse caso você não teria conversão total ou suficiente dos amidos para fermentar e virar cerveja.

Da uma pesquisada em poder diastático, é esse o cara que manda nessa quantidade.

Eu consigo ver um efeito colateral de minha receita ficar com um baixo poder diastático já na mostura, através de um baixo OG?

Ou pode ser que meu OG fique OK, mas com muitos açúcares não-fermentáveis?
 
Rapaz, fiz uma Oatmeal Stout que ficou bem pretinha com 250 de Carafa I e 250 de Carafa III adicionados próximo do Mash Out.
Deu 10% da receita.
 
Back
Top