Dúvidas sobre OG e FG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

douglasdedo

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2016
Messages
47
Reaction score
7
Estou com uma dúvida no momento de medir o OG e FG, li em um blog que o OG indicado nas receitas/software é do OG antes da fervura, pra dar chance de tentar corrigir, isso tá certo? Achava que o OG das receitas era pós-fevura, antes da fermentação. E a respeito do FG, ele é medido depois da fermentação ou depois da maturação antes do envase?
 
Estou com uma dúvida no momento de medir o OG e FG, li em um blog que o OG indicado nas receitas/software é do OG antes da fervura, pra dar chance de tentar corrigir, isso tá certo? Achava que o OG das receitas era pós-fevura, antes da fermentação. E a respeito do FG, ele é medido depois da fermentação ou depois da maturação antes do envase?

Olá, Douglas. OG eh o que você falou, eh após a fervura e antes da fermentação. Existe sim uma og pré fervura que irá aumentar após a fervura, justamente por conta da evaporação da água e da consequente maior concentração de açúcar. Ela eh importante porque vai indicar se sua mostura foi eficiente, e se, ao final da fervura, vai conseguir levar para o fermentador aquela quantidade de mosto (litros) e de gravidade esperados.
A fg deve ser medida após o término da fermentação, até porque eh ela quem vai indicar que a fermentação realmente acabou.
 
Estou com uma dúvida no momento de medir o OG e FG, li em um blog que o OG indicado nas receitas/software é do OG antes da fervura, pra dar chance de tentar corrigir, isso tá certo? Achava que o OG das receitas era pós-fevura, antes da fermentação. E a respeito do FG, ele é medido depois da fermentação ou depois da maturação antes do envase?

A OG realmente é pós-fervura! Já a FG é medida depois da fermentação. Acredito que o que o blog quis dizer é que com a medição da densidade pré-fervura, temos a possibilidade de corrigir o volume pré-fervura. Caso a densidade pré-fervura dê maior do que a estimada, posso fazer mais cerveja. Se for menor, faço menos cerveja mesmo, ferver por um tempo maior ou posso tentar corrigir com algum extrato.
 
A OG realmente é pós-fervura! Já a FG é medida depois da fermentação. Acredito que o que o blog quis dizer é que com a medição da densidade pré-fervura, temos a possibilidade de corrigir o volume pré-fervura. Caso a densidade pré-fervura dê maior do que a estimada, posso fazer mais cerveja. Se for menor, faço menos cerveja mesmo, ferver por um tempo maior ou posso tentar corrigir com algum extrato.
Essas foram as palavras dele "Todo programa para formulação de receita fornece a densidade e volume esperados antes da fervura" por isso que fiquei confuso
 
Essas foram as palavras dele "Todo programa para formulação de receita fornece a densidade e volume esperados antes da fervura" por isso que fiquei confuso

Os 02 (Beersmith e Brewers Friend) que já usei realmente fornecem esse valor. Utilizar essas medições são uma evolução! Só me toquei disso na quinta brassagem mesmo! rs
 
Back
Top