Dúvidas sobre o fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo_mueller

Active Member
Joined
Dec 5, 2015
Messages
38
Reaction score
6
Pessoal, estou terminando de fermentar uma blond ale, onde inclusive recebi otimas dicas do pessoal daqui do grupo, e agora estou com algumas dúvidas em relação a fermentação e maturação.
Segundo a receita que veio com o kit (em graos) que veio de "brinde" com o kit de equipamentos adquirido pela loja alquimia da cerveja, eu deveria simplesmente fermentar em temperatura entre 18ºC e 24ºC por 7 dias e depois ir direto para o primming. Com algumas dicas e tambem e leituras de livros blogs e afins, optei por iniciar a maturação com 18ºC após 3 dias comecei a aumentar a temperatura em 1ºC por dia aé atingir 24ºC, que vai ocorrer segunda feira dia 07/12.
O fermento que veio junto com o kit, veio com a descrição de YA2201 Ale Draugth, dai começam minhas dúvidas:
Alguem ja trabalhou com este fermento? procurei suas especificações, porém não encontrei nada, nem mesmo na loja que me forneceu o produto, será que existe um outro nome comercial ou genérico? Ele veio em um saquinho fracionado sem rotulo e por conta disto não sei nem qual marca se trata. Até o momento a fermentção esta ocorrendo de acordo, a densidade está baixando de forma satisfatória e não ocorreu contaminação.
Segundo os meus planos, na segunda, irei baixar a temperatura para 16 graus e deixar mais 10 dias maturando no próprio fermentador sem fazer a transferencia para outro fermentador, deixando em contato com o fermento mesmo, o que vcs me aconselham, seguir meus planos ou alguma outra sugestão?
Depois desta maturação pretendo fazer o cold crash a 0ºC por 48 horas para depois fazer o priming.
Mando ver nesse meu protocolo ou altero alguma coisa?
abraços e obrigado
 
Mande bala no seu processo! Eu faria assim também.
Poste depois os resultados!
Abraço.
 
Qual o seu objetivo nessa maturação por 10 dias? Não vejo sentido em maturar por 10 dias a 16 se vc já fermentou a por 9 dias, sendo a cerveja de OG media ou baixa (abaixo de 1.060) , no caso de uma blonde Ale. Supondo que a cerveja tenha fermentado completamente e não percepção do diacetil , eu Focaria no cold crash por pelo menos 10 dias para a clarificação da cerveja e decantação do fermento. Só depois faria o primming.

Abs
 
Nunca ouvi falar dessa especificação de fermento, mas por ser uma blond, acredito que seja o US-05, o ideal seria entrar em contato com a loja e pedir mais informações.
Sobre o processo, acho desnecessário esse período de maturação em 16º. Para mim o ideal seria, após se certificar que a fermentação terminou, colocar direto em cold crash por mais ou menos uma semana, no mesmo balde que ocorreu a fermentação, e depois seguir para o primming e envase. Lembrando que para o primming sim é necessário trocar de balde, para separar a lama do fermento decantado.

Aconselho também ler os tópicos fixos na área de iniciantes e fermentação, tem bastante material bom lá!
 
Pessoal, estou terminando de fermentar uma blond ale, onde inclusive recebi otimas dicas do pessoal daqui do grupo, e agora estou com algumas dúvidas em relação a fermentação e maturação.
Segundo a receita que veio com o kit (em graos) que veio de "brinde" com o kit de equipamentos adquirido pela loja alquimia da cerveja, eu deveria simplesmente fermentar em temperatura entre 18ºC e 24ºC por 7 dias e depois ir direto para o primming. Com algumas dicas e tambem e leituras de livros blogs e afins, optei por iniciar a maturação com 18ºC após 3 dias comecei a aumentar a temperatura em 1ºC por dia aé atingir 24ºC, que vai ocorrer segunda feira dia 07/12.
O fermento que veio junto com o kit, veio com a descrição de YA2201 Ale Draugth, dai começam minhas dúvidas:
Alguem ja trabalhou com este fermento? procurei suas especificações, porém não encontrei nada, nem mesmo na loja que me forneceu o produto, será que existe um outro nome comercial ou genérico? Ele veio em um saquinho fracionado sem rotulo e por conta disto não sei nem qual marca se trata. Até o momento a fermentção esta ocorrendo de acordo, a densidade está baixando de forma satisfatória e não ocorreu contaminação.
Segundo os meus planos, na segunda, irei baixar a temperatura para 16 graus e deixar mais 10 dias maturando no próprio fermentador sem fazer a transferencia para outro fermentador, deixando em contato com o fermento mesmo, o que vcs me aconselham, seguir meus planos ou alguma outra sugestão?
Depois desta maturação pretendo fazer o cold crash a 0ºC por 48 horas para depois fazer o priming.
Mando ver nesse meu protocolo ou altero alguma coisa?
abraços e obrigado


Sugiro não comprar mais dessa loja, como você próprio percebeu eles recomendam coisas como fermentar a temperatura ambiente, além de fracionar fermento que você não sabe nem qual é nem a validade nem viabilidade. Além de outros problemas...
 
Isso que dar beber e postar...
Li e entendi tudo errado...
Entendi que começaria com a fermentação a 16°c
Que besteira,kkk.
 
Pois é, já entrei em contato com a loja(via email), porém até o memento não obtive resposta.
Referente a maturação, vou fazer o que vcs me recomendaram e baixar mais a temperatura e ir acompanhando diariamente fazendo provas.
Até o momento esta tudo de acordo, mais para frente posto os resultados aqui. Muito obrigado a todos pelas dicas.
Abraços
 
Back
Top