Dúvidas sobre Fermentação Secundária e Maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

czerwinski

Member
Joined
Oct 8, 2013
Messages
14
Reaction score
0
Bom Dia Pessoal,

estou iniciando no mundo cervejeiro. Até agora fiz 6 brasagens, semana que vem pretendo fazer minha sétima leva, que deve ser uma stout.

Já li em algum lugar que fermentação secundária e maturação é a mesma coisa, é isso mesmo? Se não, qual é a diferença?

Nunca fiz nenhum dos dois, se é que são coisas diferentes, rs. Quais as recomendações de cada etapa? O que é importante se preocupar? Existem outros benefícios além de ajudar na clarificação da cerveja e no "arredondamento" que tem com um trabalho mais lento das leveduras e redução de possíveis off-flavors?

Ainda não fiz nenhuma fermentação secundária/maturação porque só tenho um freezer horizontal e caso se for maturar não teria como fermentar novas levas, mas já estou buscando alternativas para ampliar minhas áreas refrigeradas.

Grato,

Leonardo
 
Obrigado pela resposta!

Se entendi bem, falando de forma resumida, quando percebemos a parada da atenuação de densidade, se entende que concluiu a fermentação primária. A partir daí partimos para a secundária. A maturação é mais a etapa final que deixa a cerveja evoluindo/envelhecendo depois da clarificação. O momento que acaba a secundária não é "claro" nós que acabamos com ela quando achamos que já está bom e reduzimos a temperatura para partir para a clarificação/maturação. É isso?

Eu tenho tido um pouco de dificuldade em obter o OG desejado no final da brasagem. Quando acontece isso, para evitar que a cerveja fique sem corpo, eu interrompo a fermentação quando chega na densidade que quero e acabo reduzindo o teor alcoólico da cerveja. Além do fato de eu estar com problema de não conseguir alcançar os níveis desejados/planejados, existe algum outro problema de interromper a fermentação antes de concluída?
 
É isso mesmo.

Cara, tem problemas sim em interromper a fermentação. É uma técnica que eu não recomendo mesmo, tal qual interromper o priming quando a pressão chega a X no manômetro, coisa que muita gente faz.

Um dos problemas é que, fazendo isso..... esquece fermentação secundária, pois ela não vai ocorrer direito, e isso vai manter vários subprodutos na tua cerveja, o que vai exigir uma LONGA maturação a frio pra fazer com que eles sumam.

Além disso, se a cerveja ficar guardada a quente novamente, ela vai terminar de fermentar, seja no barril, na garrafa, etc, e aí no caso das garrafas elas podem até explodir.

Ou seja, o certo é lidar com o erro cometido durante a brassagem, e fermentar a cerveja até o final. Isso vai te forçar a corrigir as técnicas para as próximas levas e fazer com que a cerveja saia do jeito que tu queres. É por isso que eu nunca interrompo fermentação, nunca diluo cerveja com água no final da fervura nem na fermentação, nem adiciono açúcar posterior na fermentação, nem interrompo priming, nem nada, pois isso me força a corrigir a técnica, e também não me vicia em "dar um jeito" pra arrumar a cerveja. Outra coisa é que, mesmo que a cerveja não saia como a gente quer, é bom ir provando ela ao longo dos meses para avaliar como ela fica, etc. Isso também ajuda no aprendizado.

Abraço,
 
Back
Top