Dúvidas na primeira leva

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

laerciokonzen

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2015
Messages
48
Reaction score
6
Olá a todos, estou fazendo a minha primeira cerveja em casa.

Na semana passada compre o equipamento para fazer cerveja usando extrato de malte da alquimia da cerveja, onde também comprei dois kits da insumos, uma Ale Gold e uma English Pale Ale.

Já vi que existem alguns comentários aqui quanto a baixa qualidade desses kits da alquimia, não vamos entrar neste assunto novamente (só vi os comentários depois de ter comprado :p)

No domingo fiz a Ale Gold e coloquei para fermentar no balde, somente na terça-feira o airlock começou a ter uma atividade maior e ficou nessa atividade alta até ontem, quando coloquei o balde na geladeira (indicação do pessoal da alquimia por email), conferi agora a pouco e parece que não diminuiu muito a atividade do airlock.

Minha dúvida é:
Devo engarrafar ela amanhã (7dias) conforme indicado pelo passoal da aquimia da cerveja?
Ou
Devo fazer alguma troca de balde para maturação ou algo do tipo?
Ou
Devo aguardar que o airlock cesse qualquer atividade antes de seguir adiante?

Em fim, qual o próximo passo?


Desde já agradeço a todos do fórum.
 
O que vc quer dizer com "coloquei o balde na geladeira"? Não estava com a temperatura da fermentação controlada?

Enfim, para melhorar a qualidade de sua cerveja, deixe mais uma semana em temperatura de fermentação, sem pressa. Depois coloque seu balde em temperatura baixa para clarificação (sedimentação do fermento) por uma ou duas semanas.
 
Olá Rafael!
Obrigado pela ajuda, já havia lido o post que você indicou, porém não tenho como controlar nada da minha fermentação, sem densimetro, sem geladeira com temperatura controlada, então acabei seguindo inicialmente os passos conforme o que estava descrito no "tutorial" que acompanha o kit da alquimia.

Kurt, quando digo que coloquei o balde na geladeira é isso mesmo que quero dizer. Não tenho nenhum controle de temperatura e, conforme o indicado pela pessoal da alquimia deveria deixar fermentando em temperatura ambiente no início e, quando questionei quanto a estar com atividade no airlock, mandaram colocar na geladeira.

Agora fico na dúvida, deixo na geladeira?
Tiro da geladeira?
Ou coloco nas garrafas agora conforme indicação?
 
Então...

Acabei de desistir de engarrafar hoje, vou deixar mais alguns dias (não sei quantos) só não sei se deixo na geladeira ou tiro. Apenas para reafirmar, não tenho nenhum controle de temperatura.

Se alguém tiver mais alguma coisa a acrescentar eu agradeço!
 
Deixa o balde fora da geladeira!!!! pra garantir que vai terminar mesmo a fermentação!


Então...

Acabei de desistir de engarrafar hoje, vou deixar mais alguns dias (não sei quantos) só não sei se deixo na geladeira ou tiro. Apenas para reafirmar, não tenho nenhum controle de temperatura.

Se alguém tiver mais alguma coisa a acrescentar eu agradeço!
 
Assim como o Scaranello falou eu também tiraria o balde da geladeira e esperaria pelo menos mais uma semana, este tempo deve ser o necessário para terminar a fermentação primaria e ocorrer uma secundária. Depois disso coloque na geladeira por pelo menos 3 dias para decantar o fermento antes de engarrafar.

Abs
 
Iniciando a atividade no airlock rapido..eu deixo pelomenos uns 13...14 dias a temperatura de 18-24 graus para garantir o final da fermentação e não criar garrafas bomba, colocando cedo ela na geladeira voce faz o fermento dormir, e para a fermentação, se engarrafar assim o fermento pode voltar a atividade dentro da garrafa e explodir, se nao tem controle nem de temperatura nem densimetro, deixa pelomenos duas semanas a temperatura ambiente para garantir o fim da fermentação antes de por na geladeira.

Abraço
 
Muito obrigado pela ajuda de todos.

Agora a pouco tirei o balde da geladeira, e deixei em temperatura ambiente, vou deixar até a próxima sexta quando vou colocar novamente na geladeira e colocar ela no máximo(não vai congelar) e no domingo coloco nas garrafas.

Só espero não ter estragado ela nessa história de colocar e tirar da geladeira.

Qualquer novidade aviso ao senhores!
 
Creio que so o fato de gelar ela nao estragaria a leva... boa sorte.

Como é sua primeira leva, talvez ja saiba mas, nao custa avisar, cuidado com o primming, de uma boa lida sobre isso..boa sorte
 
Creio que so o fato de gelar ela nao estragaria a leva... boa sorte.

Como é sua primeira leva, talvez ja saiba mas, nao custa avisar, cuidado com o primming, de uma boa lida sobre isso..boa sorte

Realmente estive pensando sobre o priming, vou ter que calcular de alguma maneira pois o meu balde é para 10 litros, porém não está cheio.

Acho que vou ter que chutar baixo a litragem que tenho para poder fazer o cálculo da quantidade correta de açúcar a adicionar.
 
Vai fazer o primming garrafa por garrafa jogando açúcar dentro da garrafa com uma seringa ou primming trasfegando tudo para outro balde?
 
Vai fazer o primming garrafa por garrafa jogando açúcar dentro da garrafa com uma seringa ou primming trasfegando tudo para outro balde?

Vou fazer trasfegando para outro balde mesmo. Alguma recomendação?
 
Realmente estive pensando sobre o priming, vou ter que calcular de alguma maneira pois o meu balde é para 10 litros, porém não está cheio.

Acho que vou ter que chutar baixo a litragem que tenho para poder fazer o cálculo da quantidade correta de açúcar a adicionar.


não chute a litragem. Antes de transferir pro outro balde faz uma graduação nele com canetinha. :)
 
Mais facil trasfegando para outro balde...tenta dar um jeito de estimar quantos litros tem..se o balde eh de 10 litros mas nao esta cheio...creio q deva usar uns 43g de açúcar...dissolve em agua ferve bem e boa....joga uns 6g/l que da boa..
 
No domingo passado eu coloquei minha cerveja na garrafa!
Feliz da vida, ela estava com cheiro e gosto muito bons.
Agora é esperar uns dias e ver se está boa mesmo.
Novamente agradeço a todos pela ajuda, assim que eu abrir ela coloco mais fotos aqui. uploadfromtaptalk1439923848639.jpg
 
Me veio uma dúvida agora, como vocês podem ver na foto anterior, eu estou usando uma garrafa transparente, será que existe algum problema nisso? Quanto a cerveja que está nela receber mais luz pode acontecer alguma alteração na cerveja?
 
Me veio uma dúvida agora, como vocês podem ver na foto anterior, eu estou usando uma garrafa transparente, será que existe algum problema nisso? Quanto a cerveja que está nela receber mais luz pode acontecer alguma alteração na cerveja?

Justamente o objetivo da maioria das garrafas serem âmbar é proteger da luz. As garrafas transparentes deixam passar praticamente toda luz para a cerveja, e isso gera um off flavor chamado de lightstruk.

Então é só proteger bem da luz que não terá problemas.
 
Pesquisei agora sobre esse tal de "lightstruk" e decidi esconder logo a garrafa.
Antes que minha cerveja comece a feder como um gambá. :p

Valeu a ajuda aí.
 
Justamente o objetivo da maioria das garrafas serem âmbar é proteger da luz. As garrafas transparentes deixam passar praticamente toda luz para a cerveja, e isso gera um off flavor chamado de lightstruk.

Então é só proteger bem da luz que não terá problemas.

é alguma coisa assim que rola propositalmente na heineken pelo vidro verde ou isso é lenda?
 
é alguma coisa assim que rola propositalmente na heineken pelo vidro verde ou isso é lenda?

A grande maioria das heinekens em garrafa realmente tem esse defeito, mas esse defeito é tão comum que as pessoas acham que é uma característica dela. Pra comparar toma uma de lata e uma de garrafa.
 
A grande maioria das heinekens em garrafa realmente tem esse defeito, mas esse defeito é tão comum que as pessoas acham que é uma característica dela. Pra comparar toma uma de lata e uma de garrafa.

ja fiz isso... apesar de sempre achar que é facil falar VENDO o que esta se tomando, no caso da heineken acho perceptivel as de garrafa serem mais amargas... mas nunca fiz teste cego para confirmar
 
Primeira garrafa aberta depois de 7 dias engarrafada.
Ainda muito pouco carbonatada e sem espuma, mas até aí tudo bem, é só esperar mais uma ou duas semanas.
O que achei estranho foi que o gosto, apesar de bom, estava um pouco "aguado", isso é normal?
uploadfromtaptalk1440384379970.jpg
 
Primeira garrafa aberta depois de 7 dias engarrafada.
Ainda muito pouco carbonatada e sem espuma, mas até aí tudo bem, é só esperar mais uma ou duas semanas.
O que achei estranho foi que o gosto, apesar de bom, estava um pouco "aguado", isso é normal?

Muito difícil avaliar uma observação sensorial tua.

Não tem como saber o que você está definindo como "aguado", e o que pode ser "aguado" para você pode ser outra sensação para outa pessoa.

Mas, espere um pouco mais, a cerveja ainda está muito verde.

Vai mudar com o tempo.

Espere mais uma semana ou duas, como você mesmo disse, até provar outra garrafa.
 
Eu sei que devo esperar e que minha observação não serve para nada.
O problema é a ansiedade de ter a primeira cerveja pronta :D

Agradeço a atenção, novamente!

Quando abrir outra posto novamente.
 
Que sorte vc teve! a certar de primeira! já fiz 4 lotes com os kits e todas ficaram com gosto e cheiro de fermento! mesmo maturando a mais de 40 dias.
Não achei meu erro ainda.
 
Que sorte vc teve! a certar de primeira! já fiz 4 lotes com os kits e todas ficaram com gosto e cheiro de fermento! mesmo maturando a mais de 40 dias.
Não achei meu erro ainda.

Pode ter sido sorte mesmo, até por que não possuo nenhum controle de temperatura na fermentação.

Já fiz a segunda leva e tudo ocorreu bem também.

Minha terceira leva está no fermentador agora e, nessa eu acho que não estará tão boa, pois inoculei o fermento com o mosto por volta de uns 30ºc, mas vou manter a torcida. :D

Nesse fim de semana vou fazer a quarta ceva, uma red ale, agora estou usando o processo all grain e não compro mais os ingredientes na alquimia da cerveja por ouvir tanta gente falar da qualidade duvidosa.

Mas fale mais sobre o teu processo, talvez apareça alguém que consiga te ajudar.
 
Me falaram q o problema deve estar no fermento, por ser insalubre e tal, vamos ver, fiz mais uma leva com fermento da fermentis. Se não der tem alguma coisa errada, talvez na inoculação do fermento (uso parte do mosto para ativar) ou na sanitização (uso metabissulfito de potássio).

Minha idéia é as próximas levas serem all grain tb, com bag, ainda n comprei a segunda panela e estou fazendo levas de 10 litros.
 
...Minha idéia é as próximas levas serem all grain tb, com bag, ainda n comprei a segunda panela e estou fazendo levas de 10 litros.

Eu faço só com uma panela all grain é tranquilo, só tem que transferir o mosto e lavar a panela antes da fervura.
 
Minha idéia era fazer com aqueles sacos de musseline, ainda estou começando e usando panela de 10l, se tudo der certo dai vou para as panelas de 20litros e já compro duas! heheh
 
Back
Top