Dúvidas na primeira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Nyetto

Member
Joined
May 29, 2017
Messages
10
Reaction score
1
Olá, pessoal!! Como vão?
Bom, ontem fiz minha primeira Brassagem e, durante o processo, uma dúvida surgiu:

1) Fiz uma burrada e na empolgação, ao invés de começar com uma panela "pequena", comecei com uma de 30L :ban:, porém fiz apenas 10L (Antes errar 10L do que 30L). Essa baixa quantidade de liquido em relação a panela, afeta a Brassagem?

Obrigado!!

Abraços!!
:mug:
 
Não afeta em nada, na panela não, só tem que ter cuidado na lavagem para não se perder nas contas e acabar com uma og muito abaixo ou acima do esperado. ano passado eu montei uma panela nova para 15L e para testar fiz 5 litros deu tudo certinho.
 
Alexandre, muito obrigado pela resposta!
Eu li um dado num blog a respeito da lavagem, em que é sugerido lavar os grãos utilizando a Quantidade Inicial de água x 1,5; ou seja, se comecei com 10L de água, deveria fazer a lavagem com 15L.. Eu achei um pouco estranho, fiz a lavagem com apenas 6L de água, chegando em exatos 10L pós - fervura!
Não sei se fiz algo errado nessa etapa!

Abraços!!
:mug:
 
Caro Nyetto seja bem vindo!
Também sou novato, mas pela pouca experiência que tenho acho que este cálculo de água pode estar correto sim.
Note que mesmo alcançando o volume "X" no pós fervura você ainda terá outras perdas com trub, medições e slurry diminuindo assim sua quantidade final para o envase.
Boas brejas! :mug:
 
O ideal é sempre ter em mente a densidade pré-fervura (que será menor que a OG) e ir usando um refratometro durante a lavagem para garantir que atingirá a densidade correta.
Abraço!
 
Alexandre, muito obrigado pela resposta!
...se comecei com 10L de água, deveria fazer a lavagem com 15L..
:mug:
Eu também acho que é muita água. Acredito ser o total de água próximo aos 16 litros

O ideal é sempre ter em mente a densidade...
Abraço!
É no que acredito, só mesmo fazendo as medições e, se necessário, ajustar a quantidade de água.

Para começar é bom ter uma quantidade bem próxima, o que facilitará os ajustes.
 
Alexandre, muito obrigado pela resposta!
Eu li um dado num blog a respeito da lavagem, em que é sugerido lavar os grãos utilizando a Quantidade Inicial de água x 1,5; ou seja, se comecei com 10L de água, deveria fazer a lavagem com 15L.. Eu achei um pouco estranho, fiz a lavagem com apenas 6L de água, chegando em exatos 10L pós - fervura!
Não sei se fiz algo errado nessa etapa!

Abraços!!
:mug:

Tem que ver a quantidade correta de água inicial também. Se colocou muita água no início, precisa de menos pra lavagem mesmo.

Usou quantos kg de malte ?
Se usou uns 2 kg, poderia usar 6 L de água inicial e 9 L de água de lavagem, chegando próximo aos 16 L que você usou.
 
Usar uma panela grande para uma brasagem pequena, não traz problemas devido a perdas maiores de volume no fundo da panela?
 
Sim, dependendo da altura da torneira, joelho... dentro da panela. Se vai fazer menos quantidade precisará ajustar colocando uma extensão (Pedaço de mangueira de silicone, por exemplo) de forma que o alcance no fundo seja facilidado. Virar a panela pode, mas vai levar parte da 'sujeira' junto.
 
O problema maior de uma panela grande para uma brassagem pequena é que se a altura da cama de grãos na mosturação for muito baixa por eles ficarem muito espalhados em uma panela de diâmetro grande isso causa baixa extração de açúcares, piorando muito a eficiência.
 
Tentando acrescentar: na hora do cálculo de água, lembre sempre que cada kg de grão absorve aprox 1.1kg de água. Além disso, pode haver perda de 15% a 30%. do total de água entre a mosturação e fervura.
Numa conta básica:
(Tt + P + M)*E
Total desejado p envase (Tt): 10L
Perda trub+slurry (P): 2L a 4L dependendo do seu equip.
Absorção malte (M): 1L/kg
Evaporação (E): 15% a 25%
A conta ficaria por exemplo:
(10L + 3L + 2,5)*1,20 = 18,6L
No seu caso, tendo usado 16L no total, vai mesmo ter 10L após a fervura, mas não terá 10L para envasar...
Enfim, recomendo medir e anotar as perdas pra sempre conseguir calcular a quantidade correta de água para o seu equip!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Gostaria de agradecer a todos pelas dicas e comentários construtivos à respeito da minha brassagem!
Anotei varias dicas e pretendo acrescentá-las na próxima brassagem, sempre na tentativa de obter um melhor resultado!

Abraços!!
:mug:
 
Back
Top