Dúvidas fermentação/maturação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GKG

Member
Joined
Nov 30, 2017
Messages
15
Reaction score
2
Salve mestres cervejeiro,

Programei minha primeira brassagem para a ultima semana de dezembro (temperatura estimada de 30 graus aqui em Floripa), e estou com uma dúvida pertinente, posso fazer a primeira etapa da fermentação de minha IPA na geladeira, sendo que minha geladeira refrigera até 10 graus?

Penso em transferir para um isopor com gelo para a segunda etapa da fermentação e retornar o mosto para a geladeira (10graus), para a maturação, faz sentido?

Agradeço desde já!
 
Fala GKG!
Eu ainda sou novatão na brassagem, fiz ontem a minha segunda.
Minha sugestão é avaliar a faixa de temperatura ideal das leveduras.
Eu só tenho feito cervejas belgas, to usando o T58 da fermentis e ele trabalha MTO bem em 17C para a primeira fermentação, na sequência (7dias dps) eu coloco na geladeira para inativar e decantar.
Não sei se isso pode acontecer com as suas leveduras. Espero ter ajudado.
Abraço e boa sorte, o mundo cervejeiro é d+
 
Procure os tópicos sobre fermentação para entender as faixas de temperatura que as leveduras trabalham. 10ºc não vai haver atividade das leveduras, logo, não haverá fermentação.
 
Bom dia!!

Você pode fazer tanto na geladeira quanto no isopor com gelo. Vai depender do tamanho da leva. No isopor tenha um termômetro controlando a temperatura e pra baixa a temperatura pode colocar garrafa pet congelada. Faz um teste antes, colocando uma e duas garradas pra ver como fica a temperatura dentro do isopor.
Na geladeira tenha um termostato pra fazer esse controle.
10 graus é temperatura muito baixa pra uma Ale. Em média a temperatura pra ela é entre 17-25, lagers entre 6-12.

Dá uma olhada nesse link que tem bastante informação sobre justamente o que procuras.

Abrass
 
Valeu galera, vou pelo certo, fermentar no isopor e maturar na geladeira.:rockin:
 
Back
Top