Dúvidas - dicas mosto muito turvo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

damigol

Well-Known Member
Joined
Sep 13, 2017
Messages
244
Reaction score
61
Pessoal.

Fiz uma brassagem onde deu muita coisa errada. Estava tudo dentro dos conformes, até a torneira da emperrou e não saía líquido algum por ela. Como eu não possuo sifão, o jeito de transferir o mosto para foi jogá-lo com trub e tudo para o fermentador. Além disso, minha bomba resolveu não funcionar. Nessa de tentar arrumar a mangueira voou água para dentro do mosto já resfriado. E, por fim, e eu não conseguia mais resfriar o mosto, e atucanado inoculei o fermento a 38°C, contando com a sorte. AH, depois lembrei que havia usado starter de slurry, e nessa atucanação também esqueci de aerar o mosto antes de inocular.

Vejam que muita coisa deu errada.

Por incrível que pareça, minha cerveja fermentou. Provei o mosto e está com um sabor desejável.

Bendito seja o US-05.

Na sexta-feira a densidade OG era 1.044 SG e hoje, quarta-feira, bateu em 1.008. ABV em 4,76% de teor alcóolico .

Agora vou ter dois problemas para resolver.

1) Como clarificar este mosto, que está mais do que turvo. Totalmente opaco. A cor parece suco de tamarindo. Vou tentar a gelatina e veremos se abaixa um pouco essa turbidez ridícula que ficou. Quando for engarrafar também vou usar uma peneira cônica esterilizada antes de fazer a trasfega para o priming. Alguma sugestão?

2) Embora tenha fermentado, agora com teor alcoolico alto, as chances de contaminação ainda são consideráveis?

Minha primeira brassagem, quando aprendi com um amigo, ele fez resfriamento NO-CHILL. Ia tudo bem, a cerveja fermentou, e ao final dela, após 2 semanas na garrafa, veio o golpe. A cerveja ficou ácida. Intragável.
 
Faz uma clarificação legal que limpa bem a cerveja.
Eu sempre baixo a temperatura para algo entre 0 e 5 graus por uns 3 dias, depois aplico gelatina (1 pacote para cada 20l) e deixa a 0,5 grau por mais 48 a 72hs.

Chance de contaminar sempre, mas a cerveja pronta tem ph baixo e álcool que inibem a maioria dos agentes contaminantes.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Turb para o fermentador não é garantia de cerveja turva. Como falaram, uma boa clarificação a frio resolve.

Quanto a temperatura, 38ºC é relativamente tranquilo para as leveduras bem no início da fernentação (é bem próximo da temperatura ideal de hidratação de levedura seca 25~27ºC), até vai facilitar a multiplicação das leveduras, só não pode ficar muito tempo nela.

Turbidez, se for a frio, pode ser outro problema. Fiz uma APA uma vez que quando em temperatura ambiente era cristalina, mas bastava gelar para turvar.

Hoje já não ligo muito para se a cerveja está ou não turva (Ales - estou fazendo uma Munchen Hell que está em uma clarificação no capricho), achando até bonito muitas vezes. Para mim o que importa é sabor e aroma. Se um tomador de Skol fizer cara feia para o suco, fico feliz, mais me sobra. hehehehe

O negócio é ficar aprendendo com os erros e problemas.
 
Olá, eu não usaria peneira para transferir para o recipiente do prime pois isso vai incorporar O2 à cerveja, se gerar splash. Costumo usar uma mangueira da torneira (ou mesmo direto do sifão) até o fundo do recipiente já com a calda do prime para misturar de forma homogênea e evitar qualquer aeração e espuma. Aposte nas baixas temperaturas e gelatina, se quiser, para clarificar o quanto desejar. Raramente uso gelatina para ALE, deixando apenas o cold crash de uns 0,5º por uns dias, geralmente 4 ou 5, ou mais se não for usar a geladeira para fermentar uma nova leva. Boas cevas.
 
Eu também não usaria a peneira cônica (chinoy) pelo motivo que o Machado expôs. Deixaria uns 20 dias a 4 ou 5 ºC e depois iria pra -1ºC por uns 3 dias antes de engarrafar, tenho feito isso em todas as minhas levas, aconselhado por um cervejeiro mais experiente e o visual melhorou. Não uso gelatina, mas essa certamente também ajuda, depois dos 20 dias de maturação fria. Quanto à contaminação, se não percebeu nada diferente até agora, toca o barco.
 
Sem falar que a peneira não vai reter as partículas que estão te turvando a cerveja. A única solução parecida seria filtrar a cerveja, mas dai terias que partir para carbonatação forçada depois.
 
Queria agradecer os comentários e relatar que descobri o que causou o problema em minha brasagem, me obrigando a levar todo trub para o fermentador, na primeira vez que usei minhas panelas novas.

Basicamente, um pedaço de plástico derretido na válvula ou registro da panela de fervura.

A pergunta que me faço é como este plástico foi parar lá? Não verifiquei a parte interna da torneira antes de usá-la. A panela estava bem limpa. Não consigo acreditar pelas fotos que algo tenha caído no mosto durante a fervura. Até pela forma que o plástico se fixou no registro. Para mim, veio da loja com este plástico assim. Mas até onde eu sei, estes registros não possuem plástico nas partes internas, ou possuem?

Enfim, o pedaço maior de plástico aparece na parte externa do registro, mas a parte interna também apresenta um pouco de plástico. O registro abre e fecha normalmente.

Moral da história, verifiquem sempre o registro antes de usá-lo a primeira vez.

Obrigado pela ajuda pessoal.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2018-02-01 at 15.18.32.jpeg
    WhatsApp Image 2018-02-01 at 15.18.32.jpeg
    64.6 KB · Views: 35
  • WhatsApp Image 2018-02-01 at 15.38.35.jpeg
    WhatsApp Image 2018-02-01 at 15.38.35.jpeg
    61.5 KB · Views: 33
Fera, esse plástico não foi simplesmente "parar lá", ele é o revestimento da esfera da sua torneira, funciona como um bucha, para evitar o vazamento.
Sua chama alcançou sua torneira e derreteu a bucha(pra mim ja aconteceu o mesmo), trabalhe com a panela melhor posicionada no fogareiro ou com chama mais branda...
 
Back
Top