Dúvidas de um iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diego Honório Pires

Well-Known Member
Joined
Apr 23, 2015
Messages
66
Reaction score
13
Fala galera, estou me interessando muito pela arte de fabricaçao caseira de cerveja, é de fato um hobby fascinante. Resolvi fazer portanto uma pequena experiência (10L), escolhi fazer uma pale Ale pelo fato de gostar muito do estilo.
A brassagem está marcada para o próximo fim de semana e trago comigo algumas dúvidas, vou enumerá-las de forma que se forem respondidas ficarei muito agradecido.

1 - Como é apenas uma experiência, não pretendo investir bruscamente, portanto infelizmente o tampados de garrafas ficou fora do orçamento, gostaria de saber se há outra forma de se engarrafar as garrafas de uma forma mais caseira. eu cheguei a ler a respeito de uma forma de engarrafar apoiando a garrafa em um papelão e com o auxílio de um cano é um martelo fechar a garrafa, porém esse método não foi explicado e não me vem uma solução a cabeça(se alguém souber me explica por favor).

2 - gostaria de saber tambem o quão ruim é uma fermentação (para uma Ale) a temperatura ambiente, aqui em Goiânia a temperatura está oscilando entre 25 e 19 graus. seria melhor deixar o balde fermentados em uma caixa de isopor com gelo ?

3 - Quanto a maturaçao , pretendo usar a gelatina nesse processo para ajudar na clarificação, a quem temperatura seria ideal para o uso da gelatina ?

Desde de já, imensamente grato. Abs
 
1. Reconsidere isso, uma arrolhadora das mais simples sai por menos de R$ 50,00

2. A temperatura durante a primária é importante e ela sobe com a fermentação. Se tiver como manter perto dos 19°C é melhor.

3. A temperatura do mosto para aplicar a gelatina tem que ser fria. Quanto mais próximo de zero melhor.
 
1 - Ou compra um arrolhador, como disse o Minholi, ou então coloca em garrafa PET de refrigerante ou água com gás. Inventar métodos "alternativos" para colocar as tampinhas vai resultar em tampinhas mal colocadas, que vai estragar a sua cerveja, ou pode até gerar algum acidente (garrafa quebrada, corte nas mãos).

2 - Com controle de temperatura a cerveja fica nem melhor. Usar isopor com água e/ou gelo ajuda a manter a temperatura estável e mais baixa. Com geladeira e controle de temperatura fica melhor, mas sem isso não é inviável.

3 - Sem geladeira com controle de temperatura fica quase inviável usar gelatina. Como você vai garantir a cerveja perto de 0ºC por uns dias, sem controle de temperatura? Na base do isopor com gelo vai dar um trabalhão e gastar um monte de gelo.
 
Abaixo segue o que eu faria.

1 - Já foi dado os melhores conselhos.

2 - Como você mesmo disse, é apenas uma experiência. Então não vejo necessidade de se preocupar em controlar a temperatura para fermentação.
Deixe na temperatura ambiente mesmo e pode ter certeza que terás uma cerveja melhor que Skol ou outras similares.

3 - Também não vejo essa necessidade para clarificar visto ser teu primeiro contato com a produção de cerveja. O que pode fazer é como vai produzir apenas 10 litros, deixe maturando dentro da geladeira por umas duas semanas. Se a temperatura nela for baixa, isso já vai ajudar a clarificar.

No mais era isso.
 
Eu deixaria num isopor com água também, para minimizar as variações de temperatura.

Quanto a clarificação, quanto mais conseguir baixar a temperatura, melhor será a sedimentação (natural). Se tiver espaço, você pode deixar um tempinho no freezer ou uns dias na geladeira (mesmo sem controle de temperatura, desde que não deixe congelar). Para gelatina, terá que obter um temperatura bem baixa mesmo. Se conseguir uma temperatura lá pelos 5ºC, use gelatina. Outra dica, recircular bem o mosto na mosturação e usar um whirfloc no final da fervura também vai ajudar.
 
Fala galera, estou me interessando muito pela arte de fabricaçao caseira de cerveja, é de fato um hobby fascinante. Resolvi fazer portanto uma pequena experiência (10L), escolhi fazer uma pale Ale pelo fato de gostar muito do estilo.
A brassagem está marcada para o próximo fim de semana e trago comigo algumas dúvidas, vou enumerá-las de forma que se forem respondidas ficarei muito agradecido.

1 - Como é apenas uma experiência, não pretendo investir bruscamente, portanto infelizmente o tampados de garrafas ficou fora do orçamento, gostaria de saber se há outra forma de se engarrafar as garrafas de uma forma mais caseira. eu cheguei a ler a respeito de uma forma de engarrafar apoiando a garrafa em um papelão e com o auxílio de um cano é um martelo fechar a garrafa, porém esse método não foi explicado e não me vem uma solução a cabeça(se alguém souber me explica por favor).

2 - gostaria de saber tambem o quão ruim é uma fermentação (para uma Ale) a temperatura ambiente, aqui em Goiânia a temperatura está oscilando entre 25 e 19 graus. seria melhor deixar o balde fermentados em uma caixa de isopor com gelo ?

3 - Quanto a maturaçao , pretendo usar a gelatina nesse processo para ajudar na clarificação, a quem temperatura seria ideal para o uso da gelatina ?

Desde de já, imensamente grato. Abs

Também economizei bastante na minha primeira leva e o resultado foi bem satisfatório.

1 - use garrafas pet, pinte de preto ou cubra com adesivo para diminuir a luz.

2 - Tente baixar a temperatura do mosto o máximo possível antes de inocular, após coloque o fermentador em uma caixa de izopor em algum local que tenha menor variação de temperatura possivel Banheiro, porão, despensa, etc.

3- esquece a gelatina na primeira leva, pois precisa baixar muito a temperatura, se possivel deixa umas 2 semana em uma geladeira e após troca de bande, fa o priming e envasa nas tuas PETS.

Abraços.
 
Também economizei bastante na minha primeira leva e o resultado foi bem satisfatório.

1 - use garrafas pet, pinte de preto ou cubra com adesivo para diminuir a luz.

2 - Tente baixar a temperatura do mosto o máximo possível antes de inocular, após coloque o fermentador em uma caixa de izopor em algum local que tenha menor variação de temperatura possivel Banheiro, porão, despensa, etc.

3- esquece a gelatina na primeira leva, pois precisa baixar muito a temperatura, se possivel deixa umas 2 semana em uma geladeira e após troca de bande, fa o priming e envasa nas tuas PETS.

Abraços.
Cara, nem vou entrar nas outras respostas pq já responderam... só quero enfatizar o seguinte:

-> Se vai colocar em garrafas de vidro... compre um tampador.

Abraço,
 
Poxa gente, muito obrigado pelas respostas. Não esperava tanta atenção em tão pouco tempo. Decidi engarrafar em garrafas pet mesmo e deixar a gelatina pra uma produção mais completa. Agradeço de verdade pela ajuda.
 
Poxa gente, muito obrigado pelas respostas. Não esperava tanta atenção em tão pouco tempo. Decidi engarrafar em garrafas pet mesmo e deixar a gelatina pra uma produção mais completa. Agradeço de verdade pela ajuda.

Para mim, este fórum foi a maior relíquia que já encontrei em termos de cerveja artesanal:mug:.

Quando descobri o fórum, debulhei praticamente todos os posts, acompanhei discussões épicas sobre melhor local para se instalar sensores de temperatura, fermentação, controle de temperatura, etc. Realmente pude compreender o porque de várias coisas, e minhas produções pós fórum deram um salto gigante.
 
Pode comprar o arrolhado r.quem faz a primeira brassagem ,nunca mais para . É fascinante .bem vindo ao mundo mágico das cervejas artesanais .
 
Fala pessoal, fiz a brassagem da pale Ale (10l) e agora ela está fermentando, usei o us-04 e ela está desde o começo da fermentação na faixa dos 22-24 graus. Minha dúvida é a seguinte, que características(boas ou ruins) essa faixa de temperatura traria a cerveja ?? já que o indicado era fermentar a 18 graus. Cheguei a ler que isso traria a cerveja um gosto de banana kk
Enfim, outra dúvida que tenho é quanto a maturação, eu consegui um espaço em uma geladeira, porém só para 5L da cerveja. Pretendo maturar primeiro 5 litros da cerveja por uma semana, logo depois engarrafar(nesse período os outros 5 L permaneceriam a 22-24 graus ) e em seguida passar o restante dela pra geladeira. Será que meu plano daria certo ? Desde já muito obrigado.
 
Temperaturas altas de fermentação, principalmente nos primeiros dias, podem resultar na formação de álcool superior e ésteres, mas isso vai variar de cepa pra cepa de fermento. Então, essa leva fica de experiência.

Fermentado a temperatura ambiente, é bom colocar o fermentador dentro de um balde com água pra fazer com que as mudanças de temperaturas sejam mais lentas no mosto. Uma coisa que você pode fazer também, caso a cerveja fique com muitos álcoois superiores e esterificada, é, na próxima leva, colocar gelo do balde, pelo menos durante os primeiros dias de fermentação, que são os importantes na definição do perfil de sabor da cerveja.

Quanto a deixar a cerveja por um tempo prolongado na temperatura de fermentação, acredito que não tem problema, mas melhor esperar os mais experientes falarem alguma coisa.
Abraço!
 
Fala pessoal, fiz a brassagem da pale Ale (10l) e agora ela está fermentando, usei o us-04 e ela está desde o começo da fermentação na faixa dos 22-24 graus. Minha dúvida é a seguinte, que características(boas ou ruins) essa faixa de temperatura traria a cerveja ?? já que o indicado era fermentar a 18 graus. Cheguei a ler que isso traria a cerveja um gosto de banana kk
Enfim, outra dúvida que tenho é quanto a maturação, eu consegui um espaço em uma geladeira, porém só para 5L da cerveja. Pretendo maturar primeiro 5 litros da cerveja por uma semana, logo depois engarrafar(nesse período os outros 5 L permaneceriam a 22-24 graus ) e em seguida passar o restante dela pra geladeira. Será que meu plano daria certo ? Desde já muito obrigado.

O gosto de banana que você leu se refere as leveduras utilizadas em cerveja weiss, essa levedura sim produz ésteres semelhantes a banana nessas temperaturas. Como você está utilizando s-04 poderá ter estas questões de álcoois superiores e algum outro off-flavor, mas não banana.

Se o jeito é 5litros por vez então faz assim e analisa o resultado, acho que não terá problemas com isso.
 
Fala pessoal, fiz a brassagem da pale Ale (10l) e agora ela está fermentando, usei o us-04 e ela está desde o começo da fermentação na faixa dos 22-24 graus. Minha dúvida é a seguinte, que características(boas ou ruins) essa faixa de temperatura traria a cerveja ?? já que o indicado era fermentar a 18 graus. Cheguei a ler que isso traria a cerveja um gosto de banana kk
Enfim, outra dúvida que tenho é quanto a maturação, eu consegui um espaço em uma geladeira, porém só para 5L da cerveja. Pretendo maturar primeiro 5 litros da cerveja por uma semana, logo depois engarrafar(nesse período os outros 5 L permaneceriam a 22-24 graus ) e em seguida passar o restante dela pra geladeira. Será que meu plano daria certo ? Desde já muito obrigado.

Engarrafa, experimenta, pesquisa o que deu errado, ajuste na próxima brassagem.

Ignore a maturação por enquanto e foque em ajustar sua fermentação.

Uma caixa térmica com gelo e alguma isolação com papel alumínio já te ajudam a atingir os 18ºC mesmo em dias muito quentes.
 

Latest posts

Back
Top