Dúvidas de iniciante

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2014
Messages
279
Reaction score
17
Boa tarde galera,


Sou novo no fórum, o qual venho acompanhando ha algum tempo. Sou amante de cerveja desde sempre, e passei a amar ainda mais quando descobri as cervejas especiais em idos de 2009.

Recentemente decidi fazer minha própria cerveja e estudar pra aprender cada vez mais sobre esse hobbie, para um dia concretizar meu grande sonho que antes pensei ser impossível: Abrir minha cervejaria.

Mas como sou iniciante, tenho algumas dúvidas que gostaria de sanar com os mais experientes:


1) As duas panelas (brassagem e fervura) necessitam ter os filtros instalados (bazooka)? Ou somente a de brassagem?

2) Sobre Fermentação: É indicado usar 1 ou 2 fermentadores? É necessário a torneira instalada?

3) Moro no nordeste, então, calor do capeta. Seria prejudicial fermentar uma cerveja ale em temperatura ambiente? Quero começar com as ales, mas quero muito fazer cerveja pilsen e premium (lagers). O que recomendam, uma geladeira comum com termostato instalado é suficiente?

4) Recomendam algum bom site pra comprar o kit completo?

5) Para o envasamento: No prime, é melhor utilizar água com açúcar ou alguma solução de prime especial vendida em sites especializados?

6) No caso de envasar cervejas long neck, fica ruim pra beber virando a garrafa como fazemos normalmente? Pergunto isso por causa dos resíduos de fermento que ficam instalados no fundo da garrafa.

7) Como evitar explosões de garrafas?


Bem, por enquanto é só. A medida que surgirem duvidas vou postando...

Estou programando minha primeira brassagem para final desse mês. Quando iniciar postarei os resultados.


Forte abraço e agradeço desde já.
 
Boa tarde galera,


Sou novo no fórum, o qual venho acompanhando ha algum tempo. Sou amante de cerveja desde sempre, e passei a amar ainda mais quando descobri as cervejas especiais em idos de 2009.

Recentemente decidi fazer minha própria cerveja e estudar pra aprender cada vez mais sobre esse hobbie, para um dia concretizar meu grande sonho que antes pensei ser impossível: Abrir minha cervejaria.

Mas como sou iniciante, tenho algumas dúvidas que gostaria de sanar com os mais experientes:


1) As duas panelas (brassagem e fervura) necessitam ter os filtros instalados (bazooka)? Ou somente a de brassagem?

2) Sobre Fermentação: É indicado usar 1 ou 2 fermentadores? É necessário a torneira instalada?

3) Moro no nordeste, então, calor do capeta. Seria prejudicial fermentar uma cerveja ale em temperatura ambiente? Quero começar com as ales, mas quero muito fazer cerveja pilsen e premium (lagers). O que recomendam, uma geladeira comum com termostato instalado é suficiente?

4) Recomendam algum bom site pra comprar o kit completo?

5) Para o envasamento: No prime, é melhor utilizar água com açúcar ou alguma solução de prime especial vendida em sites especializados?

6) No caso de envasar cervejas long neck, fica ruim pra beber virando a garrafa como fazemos normalmente? Pergunto isso por causa dos resíduos de fermento que ficam instalados no fundo da garrafa.

7) Como evitar explosões de garrafas?


Bem, por enquanto é só. A medida que surgirem duvidas vou postando...

Estou programando minha primeira brassagem para final desse mês. Quando iniciar postarei os resultados.


Forte abraço e agradeço desde já.


Bom o povo aqui é mega super mais experiente que eu , mas vou tentar ajudar com o pouco que eu sei.

1- Só precisa de filtro na de brassagem, não precisa da de fervura.

2- Na minha opinião 2 médios é melhor que 1 grande, por exemplo, 2 de 20 é melhor do que 1 de 40 porque você pode fazer experiencias com a mesma leva de cerveja, mudando o fermento e o dry hopping por exemplo. e A torneira é muito útil, eu tenho ela instalada em todos os meus baldes, mais não é obrigatório, se você for usar sifão.

3-Sim a geladeira comum com termostato é suficiente. Eu uso essa configuração em uma geladeira antiga da brastemp e consigo chegar a 0 graus sem esforço.

4- Vou falar por experiencia própria, Levei 3 semanas mais montei eu mesmo o meu kit e não me arrependo de nada. Ja montei um de 40 litros e hoje ja quero aumentar. Se eu tivesse comprado um pronto de 20 teria pago quase a mesma coisa que gastei e hoje talvez eu ja tivesse "descartado" para montar um. Mais isso ai vai de cada um.

5- não tenho tanta experiencia assim, mais sempre usei só açúcar normal depois de fervido e nunca tive problemas em relação a isso.

6- Sim fica se você tiver muito sedimento na garrafa, mais se vc fizer uma maturação boa no fermentador e conseguir tirar so o liquido pode melhorar, mais sempre fica sedimento se fizer primming na garrafa. E se o estilo for de trigo não tem problema o sedimento se não for muito.

7- Espere sua cerveja atenuar ao máximo antes de engarrafar, ou seja, tenha paciência e espere uns 10 dias maturando (É só um chute, tem que medir com o refratômetro, mais como vc esta começando, coloca 7 dias para fermentação e mais 10 para maturação) antes de engarrafar e nunca use mais de 8 gramas de açúcar por litro. Eu sempre uso 6 e fica bem carbonatada. A primeira vez que eu fiz cerva, não deixei atenuar tudo, engarrafei com 8 gramas e não explodiu nenhuma garrafa, mais quando eu abria mesmo depois de estar quase congelada, era um chafariz de cerva pela cozinha toda. Perdi quase a leva toda pq não dava tempo de tomar rsrsrs :drunk:

Espero ter ajudado!

abraços

Robson
 
vai fundo... também estou iniciando e é um hobbie muito divertido. Abrir a garrafa, ouvir o tsssss do gás e ver a tua cerveja saindo da garrafa, ainda mais se for num copo próprio e bonito, ver a espuma se formando, sentir o aroma e provar a sua cerveja não tem preço!

quanto a long neck ou qualquer formato de garrafa... cerveja não foi feita para se tomar no bico. Cerveja tem que ter espuma. Os mais experientes vão explicar toda a ciência muito melhor, mas a espuma vai emanar o aroma da tua cerveja e vai segurar o sabor. Não cometa o crime de engarrafar long neck e tomar no bico

Uma vez, em um passeio em uma cervejaria, a guia do passeio fez todos prometerem que nunca mais tomariam cerveja direto de uma garrafa ou de uma lata. Que sempre serviríamos em um copo, e sempre com o famoso colarinho. Confesso que já quebrei a promessa tomando cervejas "comerciais", mas não faça isso com uma cerveja especial, não faça isso com a tua cerveja ;)
 
Muito obrigado pelas respostas, pessoal.

Sobre o fermentador: Vocês recomendam o uso de Airlock no fermentador? Vi relatos de gente que costuma fementar sem airlock...
 
Boa tarde galera,


Sou novo no fórum, o qual venho acompanhando ha algum tempo. Sou amante de cerveja desde sempre, e passei a amar ainda mais quando descobri as cervejas especiais em idos de 2009.

Recentemente decidi fazer minha própria cerveja e estudar pra aprender cada vez mais sobre esse hobbie, para um dia concretizar meu grande sonho que antes pensei ser impossível: Abrir minha cervejaria.

Mas como sou iniciante, tenho algumas dúvidas que gostaria de sanar com os mais experientes:


1) As duas panelas (brassagem e fervura) necessitam ter os filtros instalados (bazooka)? Ou somente a de brassagem?

2) Sobre Fermentação: É indicado usar 1 ou 2 fermentadores? É necessário a torneira instalada?

3) Moro no nordeste, então, calor do capeta. Seria prejudicial fermentar uma cerveja ale em temperatura ambiente? Quero começar com as ales, mas quero muito fazer cerveja pilsen e premium (lagers). O que recomendam, uma geladeira comum com termostato instalado é suficiente?

4) Recomendam algum bom site pra comprar o kit completo?

5) Para o envasamento: No prime, é melhor utilizar água com açúcar ou alguma solução de prime especial vendida em sites especializados?

6) No caso de envasar cervejas long neck, fica ruim pra beber virando a garrafa como fazemos normalmente? Pergunto isso por causa dos resíduos de fermento que ficam instalados no fundo da garrafa.

7) Como evitar explosões de garrafas?


Bem, por enquanto é só. A medida que surgirem duvidas vou postando...

Estou programando minha primeira brassagem para final desse mês. Quando iniciar postarei os resultados.


Forte abraço e agradeço desde já.

1) Só a panela de brassagem necessita de filtro e te recomendo fundo falso.

2)É necessário 2 dois baldes e os dois com torneira instalada (para envase vais precisar trasfegar a cerveja para outro balde por uma torneira e deste outro balde vais precisar de uma torneira para mandar para garrafa)

3) Será extremamente prejudicial fermentar uma cerveja em temperaturas acima de 30ºC. Uma geladeira com termostato é o suficiente. Cervejas lagers em geral são muito mais difíceis de serem feitas, então é uma boa começar com ale mesmo.

4) Depende muito se sabe trabalhar com metal, se sim te recomendo a fazer com barris de inox de 50L. Se não sabe, terás que procurar um fornecedor ai perto porque o frete de panelas é muito caro, muitas vezes não compensando o preço baixo.

5) Água com açucar e umas 2 gotinhas de limão é o bixo. O que os sites vendem normalmente é isso concentrado.

6) Não se abale com o fermento, é bom e deixa forte :tank: :rockin: hahahahahaha

7) Explosões nas garrafas são muito fáceis de serem evitadas, basta fermentar a cerveja até o final e fazer o calculo de primming direito, caso alguma coisa de errado tu vai ter um manômetro em uma garrafa que irá te indicar que a pressão passou do ideal então coloque imediatamente na geladeira que a re-fermentação irá parar.
 
Boa tarde galera,


Sou novo no fórum, o qual venho acompanhando ha algum tempo. Sou amante de cerveja desde sempre, e passei a amar ainda mais quando descobri as cervejas especiais em idos de 2009.

Recentemente decidi fazer minha própria cerveja e estudar pra aprender cada vez mais sobre esse hobbie, para um dia concretizar meu grande sonho que antes pensei ser impossível: Abrir minha cervejaria.

Mas como sou iniciante, tenho algumas dúvidas que gostaria de sanar com os mais experientes:


1) As duas panelas (brassagem e fervura) necessitam ter os filtros instalados (bazooka)? Ou somente a de brassagem?

2) Sobre Fermentação: É indicado usar 1 ou 2 fermentadores? É necessário a torneira instalada?

3) Moro no nordeste, então, calor do capeta. Seria prejudicial fermentar uma cerveja ale em temperatura ambiente? Quero começar com as ales, mas quero muito fazer cerveja pilsen e premium (lagers). O que recomendam, uma geladeira comum com termostato instalado é suficiente?

4) Recomendam algum bom site pra comprar o kit completo?

5) Para o envasamento: No prime, é melhor utilizar água com açúcar ou alguma solução de prime especial vendida em sites especializados?

6) No caso de envasar cervejas long neck, fica ruim pra beber virando a garrafa como fazemos normalmente? Pergunto isso por causa dos resíduos de fermento que ficam instalados no fundo da garrafa.

7) Como evitar explosões de garrafas?


Bem, por enquanto é só. A medida que surgirem duvidas vou postando...

Estou programando minha primeira brassagem para final desse mês. Quando iniciar postarei os resultados.


Forte abraço e agradeço desde já.

1 - Só a panela de mosturação

2 - Cara, normalmente se coloca uma leva em somente um fermentador. Torneira não é necessária, apesar de ser recomendável.

3 - Nem pense em fermentar ambiente nesse calor.

4 - WE / MalteShop / Lamas

5 - No "primming" (não é prime), no geral, uma solução de 6g de açúcar por litro de cerveja a ser envasada. Pode usar açúcar normal refinado, um pouco de água (1 ou 2 copos), e ferver durante alguns minutos. Limão, apesar de muitos utilizarem, é completamente desnecessário.

6 - Cerveja artesanal não se bebe no bico, a não ser em casos de desespero. Em caso de desespero, você não vai dar a mínima para os resíduos. :)

7 - Calcule a quantidade de primming direito, e antes de envasar misture BEM a solução em toda a cerveja. Dosar garrafa por garrafa, apesar de alguns utilizarem, eleva o risco de super-dosagem e consequente explosão.

Abraço,
 
7 - Calcule a quantidade de primming direito, e antes de envasar misture BEM a solução em toda a cerveja. Dosar garrafa por garrafa, apesar de alguns utilizarem, eleva o risco de super-dosagem e consequente explosão.

Abraço,

Guenther, porque exatamente dosar garrafa a garrafa com uma seringa eleva o risco? a precisão das seringas é de 1 décimo de mL. Se tiveres um açucar invertido com 1g/mL, por mais que se erre em 2 décimos de mL (mais que isso com seringa é praticamente impossível), o erro em 350 mL (pior situação) seria de 2,1 para 2,3 g de açucar, ou seja, menos de 10 % (de 6,0 g/L, iria para 6,57 g/L)...

Não seria mais prejudicial a cerveja (contaminação ou oxidação) fazer 2 trásfegas, do balde 1 -> balde 2 (com primming) e depois do balde 2 pra garrafa, e ter que mexer para homogeneizar o açucar? sem contar que não necessariamente esse açucar vai ficar bem homogêneo...
 
Tiefenses,

Digamos que você precise servir 30 copos de suco feito com suco em pó, e que todos esses copos precisem ter exatamente o mesmo teor de suco/água, o que é mais fácil e seguro pra atingir esse objetivo?

A) Colocar uma colher se suco em pó em um por um, colocar água, e misturar bem um por um

B) Colocar toda a água numa jarra grande, colocar o pó, misturar bem, e depois servir jarra por jarra?

A resposta é quase óbvia né. :)

E essa precisão de 0,1ml que tu diz na teria, na prática, é bem diferente. Imagina a diferença de trabalho e risco de erro ao ter que encher 30 ou 40 vezes uma seringa (existem 800 mil tipos de seringas) pra ela ficar EXATAMENTE em cima do valor que tu queres? Pode funcionar pra uns? Pode..... mas pra outros pode não funcionar...... e o fato de funcionar pra uns não garante que vai funcionar perfeito pra outros pois é um falso-positivo.

Sobre o risco de contaminação em relação ao ar...... desprezível o risco.

Oxidação..... basta ter cuidado.

Sobre "sem contar que não necessariamente esse açucar vai ficar bem homogêneo"...... discordo. Se ferver a solução de açúcar com água, misturar no mosto, e mexer bem, a mistura fica totalmente homogênea.

Todos esses motivos que estou citando nem são "meus" motivos....... são motivos pelo qual o próprio John Palmer recomenda essa técnica no How to Brew como a melhor e mais confiável.

Em relação às vantagens, na minha opinião, nem haveria discussão.......... agora, gosto é gosto.

Abraço,
 
realmente, garantindo a mistura homogênea, a técnica de misturar tudo é mais eficiente. A questão que levantei em relação a contaminação é muito mais por estar utilizando mais um balde, e não por contaminação pelo ar.
Mas com certeza a possibilidade de contaminar no fermentador é muito maior que a possibilidade de contaminar no envasador, pois ali o contato com a cerveja (já pode chamar de cerveja mesmo antes da carbonatação?) será por bem menos tempo. sem contar o saco que é dosar garrafa a garrafa.

e quanto a oxidação, muda muito utilizar mangueira ou enchedor para encher a garrafa a partir do fundo ou encher só com a torneira, garantindo um fluxo mais lento e que escorra pela lateral da garrafa inclinada?


Valeu pelos esclarecimentos!
 
Salvo melhor juízo, depois de iniciada a fermentação, já é cerveja.
 
Eu uso uma pipeta e um pipetador, fazo a solução de priming na concentração 2/1, sempre fica homogênea a carbonataçao, mas que dá mais trabalho isso da.
 
1) Só a panela de brassagem necessita de filtro e te recomendo fundo falso.

2)É necessário 2 dois baldes e os dois com torneira instalada (para envase vais precisar trasfegar a cerveja para outro balde por uma torneira e deste outro balde vais precisar de uma torneira para mandar para garrafa)

3) Será extremamente prejudicial fermentar uma cerveja em temperaturas acima de 30ºC. Uma geladeira com termostato é o suficiente. Cervejas lagers em geral são muito mais difíceis de serem feitas, então é uma boa começar com ale mesmo.

4) Depende muito se sabe trabalhar com metal, se sim te recomendo a fazer com barris de inox de 50L. Se não sabe, terás que procurar um fornecedor ai perto porque o frete de panelas é muito caro, muitas vezes não compensando o preço baixo.

5) Água com açucar e umas 2 gotinhas de limão é o bixo. O que os sites vendem normalmente é isso concentrado.

6) Não se abale com o fermento, é bom e deixa forte :tank: :rockin: hahahahahaha

7) Explosões nas garrafas são muito fáceis de serem evitadas, basta fermentar a cerveja até o final e fazer o calculo de primming direito, caso alguma coisa de errado tu vai ter um manômetro em uma garrafa que irá te indicar que a pressão passou do ideal então coloque imediatamente na geladeira que a re-fermentação irá parar.



Por quê recomendas fundo falso ao invés do filtro bazooka?



1 - Só a panela de mosturação

2 - Cara, normalmente se coloca uma leva em somente um fermentador. Torneira não é necessária, apesar de ser recomendável.

3 - Nem pense em fermentar ambiente nesse calor.

4 - WE / MalteShop / Lamas

5 - No "primming" (não é prime), no geral, uma solução de 6g de açúcar por litro de cerveja a ser envasada. Pode usar açúcar normal refinado, um pouco de água (1 ou 2 copos), e ferver durante alguns minutos. Limão, apesar de muitos utilizarem, é completamente desnecessário.

6 - Cerveja artesanal não se bebe no bico, a não ser em casos de desespero. Em caso de desespero, você não vai dar a mínima para os resíduos. :)

7 - Calcule a quantidade de primming direito, e antes de envasar misture BEM a solução em toda a cerveja. Dosar garrafa por garrafa, apesar de alguns utilizarem, eleva o risco de super-dosagem e consequente explosão.

Abraço,


Então somente um fermentador dá conta? Há maneira de diminuir a sujeira na garrafa no final?

Para fermentar, recomenda uso de airlock ou deixar a tampa do fermentador folgada?

Perguntei sobre beber no bico pois as cervejas artesanais são engarrafadas normalmente em garrafas pequenas... E é o que pretendo fazer inicialmente.


Outra pergunta: Vou providenciar o material para produção de 20 litros. Se depois eu quiser aumentar a produção, seria viável comprar mais fermentadores, ou pegar caldeirões maiores também?
 
Por quê recomendas fundo falso ao invés do filtro bazooka?






Então somente um fermentador dá conta? Há maneira de diminuir a sujeira na garrafa no final?

Para fermentar, recomenda uso de airlock ou deixar a tampa do fermentador folgada?

Perguntei sobre beber no bico pois as cervejas artesanais são engarrafadas normalmente em garrafas pequenas... E é o que pretendo fazer inicialmente.


Outra pergunta: Vou providenciar o material para produção de 20 litros. Se depois eu quiser aumentar a produção, seria viável comprar mais fermentadores, ou pegar caldeirões maiores também?

Normalmente se obtem melhores resultados com fundo falso por ter um área de filtragem maior que a da bazooka.

"Então somente um fermentador dá conta? Há maneira de diminuir a sujeira na garrafa no final?" Não sei como vai engarrafar somente com um balde. A maneira de diminuir os residuos é clarificar bem a cerveja, seja maturando, com gelatina o que for.

"Outra pergunta: Vou providenciar o material para produção de 20 litros. Se depois eu quiser aumentar a produção, seria viável comprar mais fermentadores, ou pegar caldeirões maiores também?"
Sim, porém é caro. Eu ja compraria panelas um pouco maiores se tivesse possibilidade de crescimento da produção, já que nessas da para fazer tanto levas grandes quanto pequenas.
 
cara, mesmo utilizando garrafas pequenas (long neck, por exemplo) não vejo motivo para beber no bico. Pegue a garrafa pequena e sirva num copo.

Na Bélgica, por exemplo, eles vendem muito mais garrafas pequenas do que garrafas grandes (e as grandes normalmente são de 750 mL, tipo de champagne). E vendem em garrafas de 330 ou 350 mL justamente para que uma garrafa dê um copo. Então a cervejaria tem também o seu copo, para a sua cerveja, com a quantidade da garrafa + espuma gerada.

A desvantagem que vejo em garrafas pequenas é que tu vai ter que lavar, sanitizar e deixar escorrer muito mais garrafas, uma das partes mais chatas da produção... tu vai comprar garrafas ou utilizar as que já tem? se for long neck, tens que comprar tampa específica, para bico rosqueado...

Qual seria exatamente o motivo de tu querer tanto tomar direto da garrafa?
 
cara, mesmo utilizando garrafas pequenas (long neck, por exemplo) não vejo motivo para beber no bico. Pegue a garrafa pequena e sirva num copo.

Na Bélgica, por exemplo, eles vendem muito mais garrafas pequenas do que garrafas grandes (e as grandes normalmente são de 750 mL, tipo de champagne). E vendem em garrafas de 330 ou 350 mL justamente para que uma garrafa dê um copo. Então a cervejaria tem também o seu copo, para a sua cerveja, com a quantidade da garrafa + espuma gerada.

A desvantagem que vejo em garrafas pequenas é que tu vai ter que lavar, sanitizar e deixar escorrer muito mais garrafas, uma das partes mais chatas da produção... tu vai comprar garrafas ou utilizar as que já tem? se for long neck, tens que comprar tampa específica, para bico rosqueado...

Qual seria exatamente o motivo de tu querer tanto tomar direto da garrafa?

realmente as garrafas pequenas dariam mais trabalho... Acho que vou engarrafar em garrafas de 500 ou 600 mesmo.
 
1 - Só a panela de mosturação

2 - Cara, normalmente se coloca uma leva em somente um fermentador. Torneira não é necessária, apesar de ser recomendável.

3 - Nem pense em fermentar ambiente nesse calor.

4 - WE / MalteShop / Lamas

5 - No "primming" (não é prime), no geral, uma solução de 6g de açúcar por litro de cerveja a ser envasada. Pode usar açúcar normal refinado, um pouco de água (1 ou 2 copos), e ferver durante alguns minutos. Limão, apesar de muitos utilizarem, é completamente desnecessário.

6 - Cerveja artesanal não se bebe no bico, a não ser em casos de desespero. Em caso de desespero, você não vai dar a mínima para os resíduos. :)

7 - Calcule a quantidade de primming direito, e antes de envasar misture BEM a solução em toda a cerveja. Dosar garrafa por garrafa, apesar de alguns utilizarem, eleva o risco de super-dosagem e consequente explosão.

Abraço,


Guenther,

Dei uma olhada nos sites, e percebi diferenças entre os kits da Lamas e da WE... O da WE é mais completo e tem algumas diferenças, recomenda algum em especial?
 
Cara, o que eu recomendo é comprar coisas que tu realmente precisa.

Ou seja, na real eu sou meio contra comprar KITs como um pacote completo.... eu acho certo é tu comprar um kit ou outro porque ele tem as coisas que tu quer, assumindo que tu já saiba quais utensílios vais usar, e o motivo (assim tu mesmo monta a lista de precisa).

Na minha opinião, se a pessoa ainda não sabe o que comprar, é porque ainda não deve comprar e precisa estudar/planejar um pouco mais.

Abraço,
 
Cara, o que eu recomendo é comprar coisas que tu realmente precisa.

Ou seja, na real eu sou meio contra comprar KITs como um pacote completo.... eu acho certo é tu comprar um kit ou outro porque ele tem as coisas que tu quer, assumindo que tu já saiba quais utensílios vais usar, e o motivo (assim tu mesmo monta a lista de precisa).

Na minha opinião, se a pessoa ainda não sabe o que comprar, é porque ainda não deve comprar e precisa estudar/planejar um pouco mais.

Abraço,

Concordo plenamente... estudando tu pode ver exatamente o que tu vai realmente utilizar, e com as brassagens já vai bolar uma lista de próximas aquisições. Até porque as técnicas de produção variam.

É o que o Guenther falou no Santo Cervejeiro. O hobbie de fazer cerveja pode ser barato, utilizando o que tu já tem em casa, com aquisições mínimas, e vai até o custo infinito. Afinal, tudo pode ser aperfeiçoado.

Fortemente indico, se tiveres uma espagueteira ou panela de pressão, fazer uma leva de 5 litros experimental, por BIAB, com o básico dos básicos. Vai precisar basicamente dos insumos (compre com malte já moído), tecido Voal, Escumadeira, colher de PVC, termômetro, gelo para resfriar dentro da pia, sanitizante e borrifador, fermentador (Se quiser já comprar, com airlock, melhor. Se não quiser investir, pode ser uma garrafa de 5 lts de água ou uma de 20. deixar ela só tampada, mas sem rosquear). E se não quiser investir no arrolhador, pode envasar em garrafas de água mineral com gás e deixar sempre em local escuro ;).

Daí tu começa a ver teus gargalos e o que vale investir (tipo se teu fogão vai conseguir ferver 20 lts que é tua meta, se o moedor de malte é realmente necessário inicialmente, ou se rola comprar de lojas que vendam moído, se vale a pena um aumento de eficiência pelo custo de mais uma panela com fundo falso, se realmente precisa do chiller para resfriamento, se tem onde comprar baratinho e onde colocar uma geladeira para controle de temperatura, etc.)
 
Muito obrigado pelas dicas pessoal, vou seguir estudando e tirando dúvidas!


Mais uma coisa, sobre a fermentação: Tenho uma geladeira disponível, porém utilizo para guardar algumas poucas coisas (frutas, bebidas...) e gostaria de saber se existe risco de contaminar quando o fermentador estiver dentro dela.
 
contaminar não, teu fermentador estará vedado.
O problema é que as Ales fermentam a +- 18ºC. Sua geladeira trabalhará uns 3, 4ºC abaixo disso. Não vai conservar muita coisa. E para utilizar, tens que comprar um controlador de temperatura.
Procure sobre TIC-17 e M518 no fórum!
 
Meus dois centavos:

Estou montando meu kit com paciência, perseverança, e uma economia de mais de 70% em relação ao um kit comercial para 10 litros.

E isso incluindo o moedor Guzzo e o fogão de alta pressão duas bocas, coisas que só vem em kits maiores e/ou mais caros.

Dica: Procure um fornecedor de panelas, fogões e equipamentos culinários na sua cidade, a diferença de valores é "agressivamente gritante", principalmente na eliminação de frete. Pegue o que puder localmente, e depois compre na internet. E enquanto tudo não chega, vai lendo o How To Brew do Palmer. É muito bom esse livro, estou curtindo muito a leitura dele.
 
cara, pra 10 litros, qualquer fogão dá conta. Pode usar o de casa mesmo. Não precisa de um de 2 bocas e alta pressão. Eu fervo 27 litros de água tranquilo utilizando 2 bocas do fogão de casa... e a fervura é intensa....
 
cara, pra 10 litros, qualquer fogão dá conta. Pode usar o de casa mesmo. Não precisa de um de 2 bocas e alta pressão. Eu fervo 27 litros de água tranquilo utilizando 2 bocas do fogão de casa... e a fervura é intensa....


Eu sei, mas minha esposa não. ;)
 
Pessoal, estarei brassando minha primeira cerva (Pale Ale) nesse sábado, está tudo em ponto de bala e estou preparando as últimas anotações. Porém tenho algumas dúvidas (pra variar):

1- Apesar de nessa primeira brassagem eu não utilizar, gostaria de saber se é necessário o uso de software futuramente (beersmith), pois estou pensando em adquirir uma licensa no site deles. Acho que diminui bastante o trabalho braçal e deixa tudo mais prático.

2- Para 20 Litros de cerva, com quanto de água devo iniciar a brassagem? Vi em várias receitas algumas que indicam colocar 15 litros e depois fazer a lavagem pra completar o volume de uns 24 litros antes de ir pra fervura, e também vi receitas que indicam colocar logo os 24/25 litros de uma vez ao iniciar a brassagem. Isso afeta diretamente a eficiência? Alguma sugestão?

3- Na brassagem, sempre que quiser elevar a temperatura para controlá-la em 68, devo ir com fogo alto ou baixo? Pois estou utilizando filtro bazooka e li que fogo alto pode caramelizar o malte...

4- Como fazer a aeração do mosto sem correr risco de contaminação? Pensei em fazer por splash mesmo, quando trasfegar da panela depois do resfriamento, mas vi que existem riscos. Como minimizá-los?

5- Quando estiver resfriando o mosto com o chiller, terei de sanitizar o termômetro a cada medição?

6- Qual a temperatura ideal para refermentação na garrafa? Como já havia dito aqui no nordeste a temperatura ambiente é alta. Poderia refermentar na mesma faixa de temperatura que a fermentação primária por exemplo (20°C)?

7- Estarei fermentando essa primeira leva sem controle de temperatura (termostato). Apenas terei em mãos um termômetro digital com sensor que colarei na parede do balde com isopor, silicone e fita isolante. Ou seja, terei de tentar o mínimo de controle com o regulador da geladeira mesmo. Dá pra tentar? Como disse, fermentar em temperatura ambiente aqui é meio inviável pois durante a fermentação a temperatura tende a aumentar, deve passar fácil fácil de 26°C.

Por enquanto é "só" isso.

Peço desculpas desde já pela ignorância e noobice.

Abraços de malte!
 
Pessoal, estarei brassando minha primeira cerva (Pale Ale) nesse sábado, está tudo em ponto de bala e estou preparando as últimas anotações. Porém tenho algumas dúvidas (pra variar):

1- Apesar de nessa primeira brassagem eu não utilizar, gostaria de saber se é necessário o uso de software futuramente (beersmith), pois estou pensando em adquirir uma licensa no site deles. Acho que diminui bastante o trabalho braçal e deixa tudo mais prático.

2- Para 20 Litros de cerva, com quanto de água devo iniciar a brassagem? Vi em várias receitas algumas que indicam colocar 15 litros e depois fazer a lavagem pra completar o volume de uns 24 litros antes de ir pra fervura, e também vi receitas que indicam colocar logo os 24/25 litros de uma vez ao iniciar a brassagem. Isso afeta diretamente a eficiência? Alguma sugestão?

3- Na brassagem, sempre que quiser elevar a temperatura para controlá-la em 68, devo ir com fogo alto ou baixo? Pois estou utilizando filtro bazooka e li que fogo alto pode caramelizar o malte...

4- Como fazer a aeração do mosto sem correr risco de contaminação? Pensei em fazer por splash mesmo, quando trasfegar da panela depois do resfriamento, mas vi que existem riscos. Como minimizá-los?

5- Quando estiver resfriando o mosto com o chiller, terei de sanitizar o termômetro a cada medição?

6- Qual a temperatura ideal para refermentação na garrafa? Como já havia dito aqui no nordeste a temperatura ambiente é alta. Poderia refermentar na mesma faixa de temperatura que a fermentação primária por exemplo (20°C)?

7- Estarei fermentando essa primeira leva sem controle de temperatura (termostato). Apenas terei em mãos um termômetro digital com sensor que colarei na parede do balde com isopor, silicone e fita isolante. Ou seja, terei de tentar o mínimo de controle com o regulador da geladeira mesmo. Dá pra tentar? Como disse, fermentar em temperatura ambiente aqui é meio inviável pois durante a fermentação a temperatura tende a aumentar, deve passar fácil fácil de 26°C.

Por enquanto é "só" isso.

Peço desculpas desde já pela ignorância e noobice.

Abraços de malte!

Vamos lá:

1) O uso de software não é nem de perto obrigatório, porém vai te poupar muito tempo, eu não me arrependo.

2) Cara, esse tópico pode ir longe em uma discussão, depende de muitos fatores, porém uma regra básica que o pessoal usa é: coloque de 2,5 a 3 vezes a quantidade de grãos em litros de água na panela para a mosturação, ou seja, se você tem 10 kilos de grãos, use de 25 a 30 litros de água. Para o sparge é fácil, apenas adicione a água necessária para completar o volume que você quer levar para a fervura.

3) Se você vai ligar o fogo com grãos na panela você tem que mexer para evitar que eles caramelizem. O ideal é não subir mais rápido do que 1 grau por minuto (de preferência 2 ou 3 minutos), e com bazooka você tem que mexer. Eu pego minha pa e fico jogando os grãos para cima.

4) Vai usar fermento seco ou líquido? Se usar seco não precisa fazer aeração, se usar líquido e quiser uma aeração decente vai ter ou usar oxigêncio puro, uma bomba de aquário, chacoalhar o balde fermentador ou como você mesmo disse trasfegar deixando o líquido cair do alto mesmo para criar bolhas (porém esse último método não é o ideal por não se conseguir oxigêncio suficiente). O risco sempre existe, como vai estar tudo aberto, feche as janelas do ambiente e obviamente sanitize bem tudo. Eu por exemplo evito até ficar respirando em cima do mosto.

5) Eu sou paranóico, eu tenho um borrifador com peracético, e eu dou uma borrifada toda vez antes de colocar ele na panela de novo. O melhor é sanitizar uma vez e deixar ele dentro do mosto já.

6) Cara isso também depende de vários fatores, mas qualquer temperatura entre 18-25 acho que estaria mais do que ideal, porém gostaria também de ouvir dos mais experientes.

7) Vai sair cerveja igual, porém lembre que a temperatura em si não é o único ponto em questão, a variação da mesma também deve ser evitada nos primeiros dias. Se você colocar na geladeira a probabilidade da variação ser alta, tipo 4 ou mais graus, é alta, e isso vai cobrar o preço mais tarde. Ainda sim é melhor do que você fermentadar na temperatura ambiente do Nordeste (pelo menos para a grande maioria das cervejas).

Abraços.
 
Compre as coisas separadas, procure em lojas industrias.. aqui em nh tem uns calderoes de 39l por 129,00, as válvulas vc mesmo pode instalar, custam em media 15,00, só nas panelas economisei 200 reais, necessário comprar o tic... abracos
 
E ai galera,

Sou Engenheiro Químico e trabalhei por algum tempo numa Usina de açúcar e álcool. O processo de fermentação do açúcar da cana segue a linha da fermentação para a cerveja, guardadas as devidas proporções.

Fiz minha primeira Witbier no fogão daqui de casa e ficou sinistramente boa, com espuma em nível ideal. Adicionei lúpulo Galena no envase em algumas garrafas pra observar a diferença. O gosto torna-se mais amargo e mais gostoso. Achei o resultado bem satisfatório no geral.
Algumas observações que faço para discussão e melhoras no processo:
1) Recirculação ao se aumentar a temperatura;
2) Durante a fervura, retirada da "espuma" que se forma continuamente;
3) Melhor resultado do Whirpool a quente do que a frio. Fiz a frio mas não assentou muito bem. Foi um pouco para a fermentação. Sorte que clarificou bem e ficou zero.
4) Fiz a fermentação num isopor com um superfície de água (gelo feito no congelador de casa) de uns 6 cm, com controle de temperatura no termômetro de mercúrio dentro do isopor, aqueles normais mesmo. A água transfere a temperatura para o fermentador e a mantem constante.
5) Maturando com gelatina ou sem (mais alguns dias) dá no mesmo. Fiz o teste separado e teve o mesmo resultado. Não transferi a cerveja outro maturador. Todo o processo foi no mesmo recipiente. Transferindo ou não, a lama assenta do mesmo jeito. Processos industriais utilizam a centrifugação para retirada do fermento e posterior tratamento para reprodução e posterior fermentação. Para cerveja artesanal, a meu ver, não necessita dessa trasfega.
6) Fermento não é tão sensível quanto se pensa (claro que se deve ter toda a higiene possível e o necessário tratamento e temperatura ótimos). Não precisa ter dó dele.
Ao iniciar o processo, há primeiro a reprodução, e em seguida o processo de fermentação suplanta o processo de respiração depois desse tempo de reprodução, e por isso a respiração fica, de certa forma, inibida. A pressão do gás carbônico gerado é bem maior do que a do oxigênio que se quer entrar no recipiente. Esse oxigênio ambiente não detona a cerveja se abrir o fermentador por pequeno período e observar o processo ou adicionar lúpulo, mais fermento, etc. Fiz isso várias vezes durante a fermentação e a maturação para ver todo o andamento e não houve problema. Não houve oxidação alguma.
É mais simples e mais prático do que se pensa.

Aguardo sugestões.
Abraço.
 
Back
Top