Dúvidas - Contaminou?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lennon1

Well-Known Member
Joined
May 25, 2017
Messages
45
Reaction score
7
Pessoal, desculpem o post meio porcaria, mas o gosto está bem pouco azedo, pouca coisa mesmo e olhem as imagens....
Será que Contaminou?
O aroma está apenas lupulado como uma APA.
Primeira vez que abro o fermentador, e só abri pelo sabor um pouco estranho.
Pintou a dúvida agora :/
5004bb36f1a161563df566164728f69e.jpg


Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
Nenhuma das minhas ficou assim por cima.
Mais algumas já ficaram um pouco azeda devido a fermentação.
Porém quando engarrafada sumiu o azedinho

André Wenderosck
 
Isso pode ser proveniente de outros fatores, como dry hopping.

Contaminação não deixa "pouco azeda", sua cerveja perderia muitas características sensoriais.

Se já está maturando, baixa a temperatura para o mais próximo de 0° e vai monitorando se o sabor melhora.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Opa
Obrigado pela ajuda rápida galera
Pensei que poderia ser um pouco da gelatina que flutuou no transporte do fermentador

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
Fala Lennon,

Recentemente eu passei por um caso bem semelhante ao seu e no final, não era contaminação. O que eu acho que aconteceu comigo foi uma cerveja bem lupulada (justificaria o aspecto oleoso por cima do líquido) e a gelatina (deve ter flutuado um pouco por cima). Mas, durante o envase eu experimentei a cerveja e não tinha nenhum azedo. Tanto o cheiro quanto o gosto estavam ótimos.
Dá uma lida no meu post (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409711) e vê se te ajuda.

[]s
 
Fala Lennon,

Recentemente eu passei por um caso bem semelhante ao seu e no final, não era contaminação. O que eu acho que aconteceu comigo foi uma cerveja bem lupulada (justificaria o aspecto oleoso por cima do líquido) e a gelatina (deve ter flutuado um pouco por cima). Mas, durante o envase eu experimentei a cerveja e não tinha nenhum azedo. Tanto o cheiro quanto o gosto estavam ótimos.
Dá uma lida no meu post (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409711) e vê se te ajuda.

[]s
Valeu Bruno. Como é meu segundo envasamento ainda estou com um receio extra
Agradeço a ajuda!

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
Fala Lennon,

Recentemente eu passei por um caso bem semelhante ao seu e no final, não era contaminação. O que eu acho que aconteceu comigo foi uma cerveja bem lupulada (justificaria o aspecto oleoso por cima do líquido) e a gelatina (deve ter flutuado um pouco por cima). Mas, durante o envase eu experimentei a cerveja e não tinha nenhum azedo. Tanto o cheiro quanto o gosto estavam ótimos.
Dá uma lida no meu post (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409711) e vê se te ajuda.

[]s
Valeu Bruno. Como é meu segundo envasamento ainda estou com um receio extra
Agradeço a ajuda!
Fala Lennon,

Recentemente eu passei por um caso bem semelhante ao seu e no final, não era contaminação. O que eu acho que aconteceu comigo foi uma cerveja bem lupulada (justificaria o aspecto oleoso por cima do líquido) e a gelatina (deve ter flutuado um pouco por cima). Mas, durante o envase eu experimentei a cerveja e não tinha nenhum azedo. Tanto o cheiro quanto o gosto estavam ótimos.
Dá uma lida no meu post (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409711) e vê se te ajuda.

[]s


Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
Valeu Bruno. Como é meu segundo envasamento ainda estou com um receio extra
Agradeço a ajuda!

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Como está começando agora uma dica que eu aprendi lendo um poste do @Guenther
"Não crié um problema que você ainda não tem"
Ou seja, na dúvida continue o processo e sempre anote as coisas, anote TUDO, tudo mesmo (densidades durante todo o processo, volumes, temperaturas, tempos, etc.) pra ir sempre aprendendo com os acertos e erros.

André Wenderosck
 
Cara, isso é resto de fermento do krausen ainda em suspensão..

Mesmo com coldcrash, não é 100% a quantidade que vai decantar, ficar cristalina.. ela vai adquirir esse aspecto qnd estiver carbonatada

Quando é contaminação com formação de película ou biofilme, você vai saber na hora, pois o aspecto que se forma por fungo ou bactérias láticas, é bem distinto.
 
Como está começando agora uma dica que eu aprendi lendo um poste do @Guenther
"Não crié um problema que você ainda não tem"
Ou seja, na dúvida continue o processo e sempre anote as coisas, anote TUDO, tudo mesmo (densidades durante todo o processo, volumes, temperaturas, tempos, etc.) pra ir sempre aprendendo com os acertos e erros.

André Wenderosck
André, eu entendo e aceito, mas no caso o receio foi um pouco maior, depois deu uma calejada kkkkk
Agradeço amigo!

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
Cara, isso é resto de fermento do krausen ainda em suspensão..

Mesmo com coldcrash, não é 100% a quantidade que vai decantar, ficar cristalina.. ela vai adquirir esse aspecto qnd estiver carbonatada

Quando é contaminação com formação de película ou biofilme, você vai saber na hora, pois o aspecto que se forma por fungo ou bactérias láticas, é bem distinto.

Valeu Rodrigo. Eu havia ficado na incerteza de um início de contaminação, mas vi algumas fotos na net e a aparência da contaminação chega ser macabra perto dos resíduos.
Abraço!
 
Back
Top