[Dúvida] Volume dos Equipamentos vs Receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MateusGR

Member
Joined
Jan 12, 2018
Messages
5
Reaction score
0
Boa noite meus caros,

Irei iniciar a minha primeira brassagem no sábado, porém me surgiu uma leve dúvida perante o Kit de Panelas/Fermentador que comprei com o volume da receita que vou usar.

Tenho um Kit de 60L, com panela de mostura de 45cm(68.3L), uma panela de fervura de 50cm(94.2L) e um fermentador em bombona de 60L também.

Como não possuo experiência, optei por fazer uma receita de 20L, porém me deparei que a superfície de contato do líquido será muito maior (óbvio) em virtude do volume das panelas. Além da maior perda de mosto que terei, há algum outro problema em fazer volumes menores em equipamentos muito maiores?

Fiz apenas a medição de perda pelo contato na válvula das duas panelas, no total deu uma perda de quase 7L, isso fora medição de densímetro (250ml x4) e a perda na evaporação, o que ainda não sei dizer por não conhecer meus equipamentos.

Daria muito problema em aumentar o nível da agua pra brassagem em uns 5L acima da receita?

Att. Mateus G. Rahmeier
 
Mateus,
As perdas serão as mesmas em litros. Uma % para evaporação e uma sobra abaixo das válvulas. Proporcionalmente, isso representa mais em relação ao volume produzido. Aumentar a água vai te resultar menos OG.

Enviado de meu G3226 usando Tapatalk
 
Oi Mateus,

Meça seus volumes em cada etapa, e faça os cálculos das perdas. Depois calcule a receita para essas perdas.

Por exemplo em uma batelada de 60L, se a perda total for de 9L, faça uma receita para 70L (pouco mais de 69), e no final você terá algo próximo a 60L...

Mas deve comparar o volume inicial com o final de apronte, envasado de preferência.
 
Só um detalhe: o trabalho para fazer 70L é similar ao trabalho para fazer 30L... Demora um pouco mais, apenas. Se o meu equipamento fosse de 70L eu faria bateladas de 70L e assim por diante.
Apenas uma ideia.
Se for errar, erre bonito :) Só se aprende fazendo!
Boa brassagem, cara, se surgir dúvidas, não hesite em nos chamar, até
 
Quanto a perda nas válvulas, um joelho resolve. Nas minhas panelas (uso fundo falso ou BIAB) coloco um joelho que fica a 0.5 cm do fundo, ou seja,sugo até quase a última gota.
 
Quanto a perda nas válvulas, um joelho resolve. Nas minhas panelas (uso fundo falso ou BIAB) coloco um joelho que fica a 0.5 cm do fundo, ou seja,sugo até quase a última gota.

Com uma panela 45cm (68,3l) usando BIAB quantos litros se consegue obter aproximadamente no lote?
O peso do saco seria um empecilho nesse caso?
 
Boa noite meus caros,

Irei iniciar a minha primeira brassagem no sábado, porém me surgiu uma leve dúvida perante o Kit de Panelas/Fermentador que comprei com o volume da receita que vou usar.

Tenho um Kit de 60L, com panela de mostura de 45cm(68.3L), uma panela de fervura de 50cm(94.2L) e um fermentador em bombona de 60L também.

Como não possuo experiência, optei por fazer uma receita de 20L, porém me deparei que a superfície de contato do líquido será muito maior (óbvio) em virtude do volume das panelas. Além da maior perda de mosto que terei, há algum outro problema em fazer volumes menores em equipamentos muito maiores?

Fiz apenas a medição de perda pelo contato na válvula das duas panelas, no total deu uma perda de quase 7L, isso fora medição de densímetro (250ml x4) e a perda na evaporação, o que ainda não sei dizer por não conhecer meus equipamentos.

Daria muito problema em aumentar o nível da agua pra brassagem em uns 5L acima da receita?

Att. Mateus G. Rahmeier
Para as medições durante a fermentação, troque seu densimetro por um mini densimetro de 1 a 1,06 e a proveta por uma de 100mL... neste ponto menos é mais. Menos perca com mais precisão.

Enviado de meu SM-T113NU usando Tapatalk
 
Olá meus caros! Obrigado a todos pelos retornos.

Fiz então minha primeira brassagem no sábado, dia 20/01 (Baita trabalhão). Comecei as 12hrs e acabei as 20:30, fiz uma Belgian Blond Ale - Ou pelo menos acredito que saia isso, rsrs.

Já pude ter uma ideia de quão eficiente é meu equipamento, sendo que tive muita perda de volume, acima do que imaginei.

O volume total da receita era pra ser de 31,8L, mas por ventura iniciei com 35L. Na mostura separei 17L para o mosto primário e mais 18L para a lavagem. A receita tinha um total de 5.4Kg de grãos e adjuntos.

Quando passei para a panela de fervura, tinha apenas 21.8L, na hora tentei imaginar onde havia perdido tanto volume (Evaporação + vol. abaixo do registro + retido no bagaço + medição densímetro (2x)), dá no total 13.2L de perda, apenas para a mostura.

Enfim, por via das dúvidas, fervi mais 5L de água e coloquei junto a fervura, dando um total de 26L-27L para a fervura, sabendo que aqui teria uma perda muito maior.

Por fim, o volume pós-fervura ficou em 19L arredondando, fora o volume que ficou com o trub, o que deve ter sido uns 3L, acredito que no final para envase terei no máx. 16L. Pelo menos pra primeira brassagem já posso ter uma ideia de como terei que ajustar as receitas de acordo com o volume para as próximas.

O que posso dizer é que foi muito trabalhoso mas ao mesmo tempo super prazeroso, espero que no final fique ao menos tragável, hehe.

Receita:

Malte Pilsen (3.5Kg)
Malte Vienna (600g)
Aveia em Flocos (500g)
Biscuit (300g)
Açucar (500g)

Lúpulo Tettnang (50g)
Fermento Mangrove Jack Belgian Tripel M31

OG esperado 1063 / OG alcançado 1080
FG esperado 1004 / FG alcançado indefinido

Acredito que ela ficará extremamente alcoólica, acima da receita, se atenuar bastante. Nunca fiz um curso ou acompanhei uma brassagem antes, mas o que pude notar é que o mosto é puro açúcar, depois que seca fica extremamente pegajoso, como se fosse coca-cola, é isso mesmo? Outra coisa, por ela ser uma Belgian e eu ter adicionado os 500g de açúcar na fervura, eu tenho que seguir o volume de primming indicado (7g/L)? Ou posso diminuir isso para ter menos chance de explosão?

Agora é só aprimorar as minhas técnicas e cálculos, vocês aqui são de grande ajuda. Quando estiver pronto eu faço um post com fotos sobre a experiência com a minha primeira brassagem.

Desde já, agradeço.
 
OG esperado 1063 / OG alcançado 1080
FG esperado 1004 / FG alcançado indefinido

Tem algo bem errado no seu cálculo do volume de água. Não tanto sobre as perdas.

Mesmo após ferver 5 litros de água e adicionar na fervura, seu OG alcançado foi 1.080 em vez de 1.063.

Na minha primeira basagem aconteceu exatamente o mesmo comigo. Com medo, acabei não corrigindo essa diferença. Tranquilo, no final deu tudo certo e atenunou até onde eu queria, mas ficou uma cerveja totalmente diferente do estilo que eu pretendia.

É uma diferença bem grande. Poderia no final da fervura, poderia ter fervido mais água e corrigido de 1.080 para 1.063 e corrigido o volume de água nesta etapa, para aproximar de onde você queria chegar.

Mas fazer cerveja é assim, vamos aprendendo de forma constante.
 
Pois é @damigol. Na medição deu 1055, mas como fiz a uns 78°, somei 25.

Pode ser que tenha dado menos, porque não medi a temperatura quando coloquei dentro do recipiente, o que pode ter perdido alguns graus na troca. No máximo 1075 por ai. Como é uma cerveja Belga, até não seria tão ruim uma OG mais alta do que na receita, só vai ficar mais alcoólica.

Mas é como tu disse, primeira experiência, com o tempo vamos aprimorando.
 
Agradeço a quem tenha me respondido.

Ao ADM do fórum, pode fechá-lo.

Muito obrigado! :)
 
Back
Top