Dúvida - Tempo de coldcrash.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marciowinter

Member
Joined
Sep 14, 2015
Messages
19
Reaction score
3
Olá confrades!
Tenho uma dúvida:
Iniciei o coldcrash na minha Weiss na sexta-feira (02/06) e hoje tenho tempo para fazer o envase (minha geladeira mantém em média 3ºC). Não seria pouco tempo de coldcrash? Qual a quantidade de dias ideais para fazer o fermento sedmentar BEM no fundo fermentador para partir pro priming?
 
Olá confrades!
Tenho uma dúvida:
Iniciei o coldcrash na minha Weiss na sexta-feira (02/06) e hoje tenho tempo para fazer o envase (minha geladeira mantém em média 3ºC). Não seria pouco tempo de coldcrash? Qual a quantidade de dias ideais para fazer o fermento sedmentar BEM no fundo fermentador para partir pro priming?

Geralmente levedura para Weiss demoram para sedimentar mais que os outros, o que eu faço é 24 horas de cold crash somente para reduzir o excesso de fermento, até porque faz parte do estilo da cerveja o fermento em suspensão.
 
Segue o anexo de como estava quando fui medir o FG da cerveja.
 

Attachments

  • IMG-20170602-WA0026.jpg
    IMG-20170602-WA0026.jpg
    86 KB · Views: 99
Não vejo problema em ter uma weiss mais turva. Eu particularmente acho bacana!
Os dias de cold crash são decididos pelo cervejeiro (você) hehehe
Já maturei a 3º por mais de 1 semana.
abs
 
Tenho como padrão (pra mim) fazer cold crash na weiss de 3 dias a 3 graus. Fica do meu agrado, com uma turbidez razoável.
 
Eu não sei se estou fazendo certo mas eu fermento minhas cervejas por 7 dias e transfiro para um outro balde para maturar. deixo em média por 3 semanas a 2 graus. Percebi que quanto mais deixo a cerveja nessa temperatura melhor elas ficam
 
Cara, talvez a gelatina fizesse a turbidez diminuir. Ela ajuda na sedimentação. Agora isso depende de cada um. Eu gosto de deixar as cervejas mais claras.
 
Olá confrades!
Tenho uma dúvida:
Iniciei o coldcrash na minha Weiss na sexta-feira (02/06) e hoje tenho tempo para fazer o envase (minha geladeira mantém em média 3ºC). Não seria pouco tempo de coldcrash? Qual a quantidade de dias ideais para fazer o fermento sedmentar BEM no fundo fermentador para partir pro priming?
Só pra esclarecer.... cold-crash é o ato de baixar a temperatura de uma vez só...... é, por exemplo, a cerveja estar em 20, e vc colocar no termostato 3 graus.

O processo ao longo dos outros dias não é cold-crash...... é clarificação ou seja lá o que vc estiver fazendo.

Exemplo, eu posso sair da fermentação secundária e ir baixando lentamente até atingir 3 graus pra deixar 1 semana clarificando.

Ou eu posso fazer um cold-crash pra 3 graus e deixar 1 semana clarificando.

Entendeu a diferença?

Sobre tempo, não existe certo ou erro... cada um faz o que acha melhor. Eu, particularmente, recomendo pelo menos 1 semana.

Abraço,
 
Eu costumo deixar uma semana, pelo menos (exceto na weiss) pra clarificar, mas dificilmente deixo mais de 2 semanas.
A parte de maturar, acontece depois mesmo na garrafa, não tem necessidade de maturar no balde, eu acho.
 
Back
Top