Dúvida sobre starter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xykomarcal

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
140
Reaction score
60
Caros amigos,

Do ponto de vista de obtenção de células de leveduras viáveis, fazer duas levas de starter de 500ml por exemplo, chega próximo de uma leva de 1l?

E se essas levas de 500ml não forem feitas individualmente, mas em sequencia, tipo decantando a primeira leva e utilizando o volume total da fase celular para fazer a semeadura do "segundo" starter de 500ml?
 
Cara, não sei qual teu intuito desse starter mas se for simplesmente propagar, duas de 500 com metade de um pacote de levedura seca em cada vai dar praticamente o mesmo que o pacote inteiro em 1L.
Quando tu faz sequencial, a idéia é ir aumentando o volume pq tu vai ter mais levedura e consequentemente precisa de mais nutrientes, simplesmente trocando o meio entre as passagens vai aumentar a contagem, mas não muito...

se tu precisar determinar quanto precisa p uma determinada leva, tem varias calculadoras online para isso

http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/
http://www.yeastcalculator.com/
 
Meus amigos, já sei a resposta.

O intuito da pergunta foi porque não tenho frasco decente para fazer um starter com mais de 500ml, pois na loja que compro produtos laboratoriais não tinha um erlenmeyer maior. Por isso a ideia de conseguir mais levedura fazendo um segundo starter sequencial.

Conselho de amigo: Não façam isso.

Quando fazemos o pitching num starter com um volume grande de levedura ela trabalha muito furiosa.

Num volume pequeno, supita tudo!!

Se estiver com o agitador magnético ligado então nem se fala!!

Só faltou ela cuspir em mim.

Minha mulher "adorou" a lambança. Fora o tanto de levedura que perdi por ter transbordado.

Vivendo e aprendendo....... Abrçs a todos.
 
M

Quando fazemos o pitching num starter com um volume grande de levedura ela trabalha muito furiosa.

Você pode usar Fermcap-S ou luftal se não quiser pagar frete pro lamas. :)

Ou comprar um vidro maior, que foi o que eu fiz, depois de limpar a cozinha.
 
Back
Top