Dúvida sobre starter/ reutilização de lama

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
91
Reaction score
15
Pessoal, vou partir pra minha primeira reutilização de levedura e tenho uma dúvida sobre o processo. Se puderem ajudar agradeço.

Fiz os cálculos e segundo o MrMalty precisarei de 829ml de lama, 757 bi de células (ale, 76L, 1.054 OG, coletado em 12/12/2015, cerca de 30 dias atrás).

Até aí tudo bem, pois tenho essa quantidade de lama guardada aqui. Mas no entanto, principalmente pelo tempo que foi coletado a lama, quero fazer starter pra reativação.

MAS, o recipiente maior que tenho pra trabalhar com isso é de 2000ml. Ou seja, teria que fazer um starter de no máximo 1200ml pra adicionar os 829ml de lama. Utilizarei Agitador Magnético pra isso.

É viável fazer isso nessa proporção, visto que não preciso num primeiro momento aumentar a quantidade de células, mas somente reativá-las? Como calcular isso???
 
Não da pra trabalhar com essa quantidade de células em 2L. O que você pode fazer é começar com menos células (menos lama, ex 150bi) e alcançar um pouco mais de 400bi, e fazer outra vez com mais outros 150bi da lama e ter mais 400+bi.

Ou, você pode estimar a perda de viabilidade da lama pela data, e compensar com mais quantidade, ao invés de fazer starter.

Um detalhe, ao estimar a SG do mosto do starter, considere que haverá diluição ao adicionar uma quantidade considerável de lama. Ou seja, calcule a quantidade de DME para o volume final, no seu caso 2L.
 
Ou, você pode estimar a perda de viabilidade da lama pela data, e compensar com mais quantidade, ao invés de fazer starter.

Um detalhe, ao estimar a SG do mosto do starter, considere que haverá diluição ao adicionar uma quantidade considerável de lama. Ou seja, calcule a quantidade de DME para o volume final, no seu caso 2L.

Bom, como disse a ideia não era fazer crescimento de população, somente reativar as leveduras. O cálculo da quantidade que fiz já estaria levando em consideração a perda de viabilidade pelo armazenamento
 
Foi mal, não havia entendido completamente. De qualquer forma, posso estar errado, mas no meu entendimento as células mais saudáveis serão as novas. Ou seja, vai depender de crescimento de população.

EDIT: estranho, minha mensagem foi postada pela metade - corrigido
 
Saquei, ainda não li o Yeast, preciso providenciar isso urgente hehe

De acordo com este trecho, certamente é benéfico. Mas ainda fica a dúvida (pelo menos pra mim) se estas células ficariam tão saudáveis quanto células novas.
 
Back
Top