Dúvida sobre Mostura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Barone

Well-Known Member
Joined
Apr 12, 2019
Messages
54
Reaction score
12
Location
Atibaia -SP - Brazil
Boa noite pessoal , seguinte : se fizer uma brasagem a 67 Cº , com relação 2,57 Lt / Kg de grão , por 90 minutos , sem abrir a tampa ou ligar o fogo , ou seja , sem correção de temperatura , é necessário fazer o Mashout , ou já posso partir para a clarificação / lavagem ?
 
Boa noite pessoal , seguinte : se fizer uma brasagem a 67 Cº , com relação 2,57 Lt / Kg de grão , por 90 minutos , sem abrir a tampa ou ligar o fogo , ou seja , sem correção de temperatura , é necessário fazer o Mashout , ou já posso partir para a clarificação / lavagem ?

Eu não vejo o processo de Mash Out como obrigatório, mas sempre executo, com ele irá facilitar a clarificação, pois o mosto fica menos
viscoso, e otimizar o "arrasto" dos açucares que estão "presos" nos grãos. Mas acredito que executando uma lavagem lenta a parte dos açucares
seja resolvida. A parte de inativação das enzimas que o Mash Out proporciona, não sei se responder se tem grandes impactos para um cervejeiro caseiro.
 
OK ....Fernando , minha dúvida é que após 1 hora e meia sem ligar o fogo e sem mexer o mosto com a tampa fechada , a temperatura deve estar abaixo de 60 Cº .....não gosstaria de acender o fogo e ficar mexendo o mosto até 76 Cº....não vejo o porque deste trabalho
 
Qual é a função do mashout? desnaturar as enzimas, desativando-as e deixar o mosto menos viscoso para facilitar a lavagem e clarificação.

Sem fazer o mashout ainda é possível haver conversão e se houver amido e a temperatura cair muito, pode haver mais conversão com beta amilase, mas bem pouco provável pois a conversão já dever esatr bem adiantada e praticamente no fim.

Eu particularmente não faço correção de temperatura, muitas vezes não recirculo ou mesmo faço a lavagem (98% das vezes sigo da mostura para a fervura)
 
OK Jean , concordo que passado 1 hora e meia a temperatura deve ter caído bastante e o que sobrou no mosto foram praticamente só dextrinas, e isso quer dizer que a presença ou não de Alpha já não faz diferença alguma, ou seja, beta amilase vai quebrar essas dextrinas mesmo estando a 56, ou a 61,tornando o mosto mais fermentável
Não fazer a recirculação e lavagem perco muita eficiência
Minha dúvida é se devo ou não fazer o Mashout após a temperatura ter baixado muito e o tempo que irei perder para elevar a 78 Cº
Talvez apenas fazer a lavagem a 78 Cº , sem clarificação , seja suficiente para deixar o mosto menos viscoso
 
OK Jean , concordo que passado 1 hora e meia a temperatura deve ter caído bastante e o que sobrou no mosto foram praticamente só dextrinas, e isso quer dizer que a presença ou não de Alpha já não faz diferença alguma, ou seja, beta amilase vai quebrar essas dextrinas mesmo estando a 56, ou a 61,tornando o mosto mais fermentável
Não fazer a recirculação e lavagem perco muita eficiência
Minha dúvida é se devo ou não fazer o Mashout após a temperatura ter baixado muito e o tempo que irei perder para elevar a 78 Cº
Talvez apenas fazer a lavagem a 78 Cº , sem clarificação , seja suficiente para deixar o mosto menos viscoso

A pergunta maior é: Quer a cerveja bem cristalina ?

A recirculação tem função principal retirar micropartículas do mosto, facilitando posteriormente a clarificação a frio. Não faze-la vai afetar a apresentação. Eu nem sempre faço a recirculação (ainda mais quando faço duas receitas simultâneas por falta de 2 bombas) e nunca faço mash-out.

Quanto a temperatura da lavagem, eu faria mais fria, a 74ºC no máximo. Com 78ºC tens chances de extrair taninos, ainda mais se a água estiver com PH alto.

Quanto a perder eficiência, já a mediu e a monetizou? Na minha escala de 20~40 l o ganho de tempo compensa o custo do malte.
 
OK Jean .....não faço muita questão de cerveja bem cristalina ....farei apenas a recirculação ....sem MASHOUT e partirei para a lavagem a 78 Cº ...acho que assim deixarei o mosto menos viscoso .....minha água tem PH 5,25
Minha eficiência sempre foi de 74 %
Tudo bem ? .... ou algo mais
 
Back
Top