Dúvida resistência x amperagem

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mvrinaldi1

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Pessoal,

Estou querendo mudar do gás para resistência. Li num dos posts que o Guenter recomenda 1000w para cada 10 litros. Minha panela tem 60 litros então, considerando que tem um head space, acredito que uma resistência de 5000w via me servir.

Só que fiquei em duvida quanto à capacidade da rede elétrica e de relês. A rede da minha cidade é 110V. Então, 5000/110 dá 45 ampéres.

O relê SSR maior que conheço é de 40 ampéres.

Posso usar esse mesmo?

Outra questão... pra confirmar que não entendo absolutamente nada de eletricidade. As tomadas da minha casa são de 20 ampéres. Isso pode dar algum problema? Os fios e as tomadas irão aguentar?
 
Pessoal,

Estou querendo mudar do gás para resistência. Li num dos posts que o Guenter recomenda 1000w para cada 10 litros. Minha panela tem 60 litros então, considerando que tem um head space, acredito que uma resistência de 5000w via me servir.

Só que fiquei em duvida quanto à capacidade da rede elétrica e de relês. A rede da minha cidade é 110V. Então, 5000/110 dá 45 ampéres.

O relê SSR maior que conheço é de 40 ampéres.

Posso usar esse mesmo?

Outra questão... pra confirmar que não entendo absolutamente nada de eletricidade. As tomadas da minha casa são de 20 ampéres. Isso pode dar algum problema? Os fios e as tomadas irão aguentar?

Fala colega,
Sobre dimensionamento de rede elétrica: é algo muito importante e envolve segurança pessoal e patrimonial.
Cuidado! Se não quiser/puder estudar bastante sua rede, busque um eletricista para averiguar seu dimensionamento.

O que não entendi é se quer apenas mudar o modo de aquecimento para resistências elétricas ou pensa em automatizar o sistema (pra que usará o SSR?)

Pra resumir: suas tomadas não vão aguentar. SSR não vai aguentar.
Novamente, estude bem sua rede, desde a ligação da resistência até o quadro de energia.

Abs
 
Fiz alguns posts didáticos que vão te ajudar nessa questão, para ter noção do que previsará adequar.

Tendo em vista o trabalho que terá para adequar o seu sistema elétrico (troca de cabos, disjuntores, fazer ligação bifásica e etc) será mais rápido e seguro contratar um profissional.

Abaixo segue o link.

[DÚVIDA] Ebulidor para lavagem

https://r.tapatalk.com/shareLink?sh...k.com.br/showthread.php?t=410534&share_type=t


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Pessoal,

Estou querendo mudar do gás para resistência. Li num dos posts que o Guenter recomenda 1000w para cada 10 litros. Minha panela tem 60 litros então, considerando que tem um head space, acredito que uma resistência de 5000w via me servir.

Só que fiquei em duvida quanto à capacidade da rede elétrica e de relês. A rede da minha cidade é 110V. Então, 5000/110 dá 45 ampéres.

O relê SSR maior que conheço é de 40 ampéres.

Posso usar esse mesmo?

Outra questão... pra confirmar que não entendo absolutamente nada de eletricidade. As tomadas da minha casa são de 20 ampéres. Isso pode dar algum problema? Os fios e as tomadas irão aguentar?
Nessa potência, recomendo que você trabalhe com 220V.

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Fala colega,

Sobre dimensionamento de rede elétrica: é algo muito importante e envolve segurança pessoal e patrimonial.

Cuidado! Se não quiser/puder estudar bastante sua rede, busque um eletricista para averiguar seu dimensionamento.



O que não entendi é se quer apenas mudar o modo de aquecimento para resistências elétricas ou pensa em automatizar o sistema (pra que usará o SSR?)



Pra resumir: suas tomadas não vão aguentar. SSR não vai aguentar.

Novamente, estude bem sua rede, desde a ligação da resistência até o quadro de energia.



Abs


No momento não pretendo automatizar. Então posso ligar direto na rede? Ainda assim preciso ver a questão do dimemsionamento da rede ou isso é só para o uso do relê?


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Pessoal,

Estou querendo mudar do gás para resistência. Li num dos posts que o Guenter recomenda 1000w para cada 10 litros. Minha panela tem 60 litros então, considerando que tem um head space, acredito que uma resistência de 5000w via me servir.

Só que fiquei em duvida quanto à capacidade da rede elétrica e de relês. A rede da minha cidade é 110V. Então, 5000/110 dá 45 ampéres.

O relê SSR maior que conheço é de 40 ampéres.

Posso usar esse mesmo?

Outra questão... pra confirmar que não entendo absolutamente nada de eletricidade. As tomadas da minha casa são de 20 ampéres. Isso pode dar algum problema? Os fios e as tomadas irão aguentar?
É como vc disse... único detalhe a lembrar é que é 127v na maioria dos casos, não 110, então o cálculo de quanta corrente vai puxar é 5000/127, o que dá mais ou menos 39 Amperes.

Suas tomas são de no máximo 20 amperes, o que acha que vai ocorrer?

Fazendo uma analogia, imagine uma mangueira jorrando água.

Digamos que a Potência (5000 watts) seja a vazão de água que vc quer, como se fosse 5000 litros / hora.

A Tensão (voltagem) da sua rede, 127 ou 220, é a bitola da mangueira.... imagine uma mangueira de 10mm, ou uma de 20mm.

O que é a Corrente (amperagem)? É o quanto de pressão é gerado.

Se vc quiser atingir 5000 litros/hora com uma mangueira grossa de 20mm, o fluxo será mais fácil, e vai gerar menos pressão na sua mangueira (menos corrente/amperagem).

Agora, se vc quiser atingir os mesmos 5000 litros/hora de vazão (potência) com uma mangueira fina de 10mm, vais ter que bombear com mais pressão pois a mangueira é mais fina/restritiva, e isso gera mais pressão nela (amperagem), logo, sua mangueira mais fina precisa ser mais forte. Se não for forte o suficiente, a mangueira rompe.

No caso de um fio elétrico (uma mangueira pra eletricidade passar), se ele não tem bitola suficiente pra uma determinada amperagem, ele esquenta demais, e derrete.

Ou seja, 5000 watts em 127v é como usar uma mangueira fina... ela precisa suportar pressão (bitolas de fios maiores para não esquentarem, e tomadas apropriadas para a amperagem calculada).

Já 5000 watts em 220v é como usar uma mangueira mais grossa, a eletricidade flui mais fácil, esquentando menos o fio.

Em resumo, se usar uma resistência que puxa quase 40 amperes em uma rede e tomadas que estão te dizendo que só suportam 20 amperes.... é totalmente certo que vai estourar..... que vai derreter, dar curto, pegar fogo em algum lugar, e aí vc imagina o resto.

Ficou mais claro agora?

Por isso que no geral, pra quem quer ter equipamento elétrico e não sabe nada de eletricidade, eu recomendo duas opções:

A) Ou tem que baixar a cabeça e estudar sobre eletricidade, e hoje com o Goggle vc tem uma quantidade absurda de material pra aprender o necessário.
B) Ou desista de ter equipamento elétrico, pois isso é o mesmo que mal saber dirigir e querer construir um carro envenenado. Vc até pode ter, mas então compre um pronto, ou contrate um mecânico e um motorista pra comprar o seu.

Abração,
 
No momento não pretendo automatizar. Então posso ligar direto na rede? Ainda assim preciso ver a questão do dimemsionamento da rede ou isso é só para o uso do relê?


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Tudo! Absolutamente tudo tem que estar dimensionado para a corrente que necessita (45,5A no seu caso), fiação, disjuntores, tomadas, etc. E lembre-se que há o consumo do restante da casa que obviamente contribuem.
Enfim amigo, recomendo pedir ajuda a alguém especializado se não tem certeza do que fará.



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Ainda bem que perguntei!!! rss...

Guenter, eu já tinha lido algumas coisas sobre amperagem mas nunca tinha entendido bem. Legal essa comparação!!!! Deixou bem claro mesmo!!!
 
Ainda bem que perguntei!!! rss...

Guenter, eu já tinha lido algumas coisas sobre amperagem mas nunca tinha entendido bem. Legal essa comparação!!!! Deixou bem claro mesmo!!!

Minha sugestão para ti é puxar duas fases, pois economizará com cabo, tomadas e etc.

Eu uso resistência somente no aquecimento da água e pretendo utilizar na fase de mostura. A de aquecimento de água é 2500w e pretendo instalar uma de 2500w também na mostura. Já na fervura, vou manter no gás, pois teria que readequar muita coisa na rede elétrica, além de não ser tão seguro trabalhar com uma corrente tão alta.

Equipamento de 60 litros.
 
Minha sugestão para ti é puxar duas fases, pois economizará com cabo, tomadas e etc.

Eu uso resistência somente no aquecimento da água e pretendo utilizar na fase de mostura. A de aquecimento de água é 2500w e pretendo instalar uma de 2500w também na mostura. Já na fervura, vou manter no gás, pois teria que readequar muita coisa na rede elétrica, além de não ser tão seguro trabalhar com uma corrente tão alta.

Equipamento de 60 litros.

Duas fases você quer dizer 220V? Parece ser mesmo o melhor caminho.

Esses 2500w em 127v?
 
Duas fases você quer dizer 220V? Parece ser mesmo o melhor caminho.

Esses 2500w em 127v?
Importante é usar 220v.

Se na sua cidade o 220v é composto de 1 neutro e um fase 220, ou duas fazes 127v (que resultam em 220), aí vc tem que ver com algum eletricista.

Abraço,
 
Duas fases você quer dizer 220V? Parece ser mesmo o melhor caminho.

Esses 2500w em 127v?

Sim...220v

É relativamente simples puxar uma segunda fase, substituindo pelo neutro da sua rede atual de 127v. Mas vc precisa saber de onde essa fase vem e se o disjuntor aguenta e etc.

Eu por exemplo puxei a minha tomada de uma hidromassagem, que raramente é ligada.

Os 2500w estão ligados em tomada 220v, dessa forma a bitola do fio é mais barata...
 
Pessoal, muito bom a discussão, mas aproveitando os pontos tenho uma dúvida que me parece bem óbvia, para por segurança...

Trabalhando com uma resistência de 5.000w em 220v, teria +- 23 amperes. Seria correto ter um disjuntor só para isto, de 30 amperes e uma fiação do disjuntor até o controlador de temperatura/contatora de 4mm de espessura? O mesmo fio de 4mm eu usaria para todo o sistema entre controlador/contatora e a resistência?

E se ao invés de uma resistência de 5.000w, eu tivesse duas, sendo uma para a panela de água do sparge e outra para a panela de mostura/fervura. Teria que ter tudo multiplicado por 2 deste a entrada da rede ou posso usar um único disjuntor de 50 amperes? Segundo uma tabela que vi na internet, para 50 amperes recomenda-se fios com 10mm de espessura.

A ideia é ter realmente duas resistências, uma para a água do sparge e outra para a mostura/fervura, mas gostaria que em pouquíssimas situações dentro do dia da brassagem as duas estivessem ligadas ao mesmo tempo, até porque enquanto ferve o mosto eu estou com a outra panela fervendo água para limpeza dos equipamentos pós fervura. Panelas de 50L de Barril.

Qual seria a melhor opção neste caso? Existe alguma outra alternativa para o que quero fazer?

Estou estudando sobre isto, inclusive aterramento já que é uma casa.

Obrigado por qualquer ajuda.
 
Last edited:
Pessoal, muito bom a discussão, mas aproveitando os pontos tenho uma dúvida que me parece bem óbvia, para por segurança...

Trabalhando com uma resistência de 5.000w em 220v, teria +- 23 amperes. Seria correto ter um disjuntor só para isto, de 30 amperes e uma fiação do disjuntor até o controlador de temperatura/contatora de 4mm de espessura? O mesmo fio de 4mm eu usaria para todo o sistema entre controlador/contatora e a resistência?

E se ao invés de uma resistência de 5.000w, eu tivesse duas, sendo uma para a panela de água do sparge e outra para a panela de mostura/fervura. Teria que ter tudo multiplicado por 2 deste a entrada da rede ou posso usar um único disjuntor de 50 amperes? Segundo uma tabela que vi na internet, para 50 amperes recomenda-se fios com 10mm de espessura.

A ideia é ter realmente duas resistências, uma para a água do sparge e outra para a mostura/fervura, mas gostaria que em pouquíssimas situações dentro do dia da brassagem as duas estivessem ligadas ao mesmo tempo, até porque enquanto ferve o mosto eu estou com a outra panela fervendo água para limpeza dos equipamentos pós fervura. Panelas de 50L de Barril.

Qual seria a melhor opção neste caso? Existe alguma outra alternativa para o que quero fazer?

Estou estudando sobre isto, inclusive aterramento já que é uma casa.

Obrigado por qualquer ajuda.
Essencialmente, sim, é isso mesmo que vc falou.

A alimentação elétrica do meu equipamento é muito parecida como vc falou.

Tenho um disjuntor separado no quadro elétrico da minha casa de onde saem fios de 10mm até o meu equipamento, onde há um outro disjuntor geral do equipamento do tipo DR, que por sua vez alimenta todo o resto. Disjuntor DR desarma com qualquer fuga, ou seja, digamos que eu pegue um fio desencapado... ele desarma antes de sentir o choque, tornando o equipamento super seguro.

Abraço,
 
Essencialmente, sim, é isso mesmo que vc falou.

A alimentação elétrica do meu equipamento é muito parecida como vc falou.

Tenho um disjuntor separado no quadro elétrico da minha casa de onde saem fios de 10mm até o meu equipamento, onde há um outro disjuntor geral do equipamento do tipo DR, que por sua vez alimenta todo o resto. Disjuntor DR desarma com qualquer fuga, ou seja, digamos que eu pegue um fio desencapado... ele desarma antes de sentir o choque, tornando o equipamento super seguro.

Abraço,
Guenther,

Somente verificando a informação mas o DR não vai te livrar do choque, somente vai desligar a energia em uma fração de ms a fim de prevenir algo pior (por tempo de exposição ao choque) como queimaduras graves e parada cardíaca.

Em mA:
10 a 30: Contração muscular
50 a 100: queimaduras graves e parada respiratória
200 a 500: Fibrilação cardíaca
1000: Parada cardíaca



[ame]https://www.youtube.com/watch?v=IgjI4Uzr3gU[/ame]


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@Guenther, obrigado pela resposta, vou começar desta forma então.

@tintscevadis, muito bacana esse lance do IDR/DDR.

Dei uma pesquisada nisto e no meu caso o melhor seria ter um disjuntor desses brancos de 50a na caixa central, de lá puxar um par de fios 10mm até a minha caixa de brassagem.

Nessa caixa de brassagem é melhor eu ligar um disjuntor DDR para cada resistência (25a cada DDR/resistência), ou vou para um único DDR de 50a e desse único sair os fios para os equipamentos que irão ligar as duas resistências?

Outro ponto quanto a questão de fuga de corrente, para esta aplicação é melhor um DDR de 25ma, menor ou maior?

Obrigado pessoal, estou aprendendo bastante sobre isso.
 
Ainda não consegui entender uma coisa ainda quanto ao DR.

Minha resistência tem dois fases de 110v cada. Pra detectar a fuga de corrente na panela/resistência de um possível choque, tenho que ligar um neutro na carcaça da panela e este neutro passando pelo DR, junto com as duas fases?

Obrigado
 
Ainda não consegui entender uma coisa ainda quanto ao DR.

Minha resistência tem dois fases de 110v cada. Pra detectar a fuga de corrente na panela/resistência de um possível choque, tenho que ligar um neutro na carcaça da panela e este neutro passando pelo DR, junto com as duas fases?

Obrigado
Procure no YouTube os vídeos de dr do mundo da elétrica

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Já assisti os vídeos, só não entendi ainda aonde vou ligar o neutro que vem do DR, tenho que fazer um furo na panela e prender esse neutro na panela?

Porque minha resistência tem dois fases, mas aonde ligo o neutro?
 
Guenther,

Somente verificando a informação mas o DR não vai te livrar do choque, somente vai desligar a energia em uma fração de ms a fim de prevenir algo pior (por tempo de exposição ao choque) como queimaduras graves e parada cardíaca.

Em mA:
10 a 30: Contração muscular
50 a 100: queimaduras graves e parada respiratória
200 a 500: Fibrilação cardíaca
1000: Parada cardíaca



https://www.youtube.com/watch?v=IgjI4Uzr3gU


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Olá @tintscevadis

Reveja bem o que eu falei............... "desliga antes de eu sentir o choque"........... eu não falei "evita que eu tome um choque".

Na prática, vc mal sente qualquer coisa porque é tão rápido que acaba sentindo algo parecido com um choque de estática, ou bem menos do que vários choques que já tomei com geladeiras mal aterradas, etc, e... eu já testei isso, inclusive outros aqui no fórum tb (mas não me lembro mais quem) e por isso o "antes que eu sinta o choque". Não recomendo obviamente que ninguém faça isso. A grande questão de tudo é não ficar tomando o choque, ou seja, o DR evita totalmente que um choque chegue num ponto da pessoa ficar com a mão contraída, etc.

Abraço,
 
Last edited:
Já assisti os vídeos, só não entendi ainda aonde vou ligar o neutro que vem do DR, tenho que fazer um furo na panela e prender esse neutro na panela?

Porque minha resistência tem dois fases, mas aonde ligo o neutro?

Existem versões de reles diferenciais para 220V (bipolar)
Você liga as fases na entrada dele e as duas saídas alimentam seu circuito.

Não precisa ligar nada na panela nem em nenhum outro lugar...

Internamente o RD tem um sistema de acoplamento eletromagnético que "compara" as correntes que fluem por cada condutor. Em situações normais, toda corrente que entra por um condutor sai pelo outro. Neste estado o RD diferencial permanece inerte. Quem fez elétrica vai lembrar da lei de kirchhoff hehehe... Somatório das correntes em um nó é sempre zero hehehe


Caso ele detecte qualquer "diferença" entre o que entra e o que sai, isso é sinal que existe corrente elétrica "escapando" em algum outro lugar, o que sinaliza possibilidade de choque elétrico.. neste momento ele atua e interrompe toda a alimentação.

Importante que o uso deste tipo de relé não desobriga a utilização de proteções contra sobrecorrentes (como os disjuntores)! Eles tem funções distintas!

Aqui existe uma apostila bem bacana sobre proteção elétrica: https://www.schneider-electric.com.br/documents/cadernos-tecnicos/tema4_prod_dif.pdf
 
Já assisti os vídeos, só não entendi ainda aonde vou ligar o neutro que vem do DR, tenho que fazer um furo na panela e prender esse neutro na panela?

Porque minha resistência tem dois fases, mas aonde ligo o neutro?


O aterramento não passa pelo DR, esse fio vem direto do barramento de terra do seu quadro elétrico. Poderia passar o fio neutro se você estivesse em uma instalação 110v, mas não é o caso.

Na minha ligação o aterramento está própria panela, fiz um pequeno furo e coloquei um parafuso de inox que fica em contato com a água predendo o fio terra do lado externo da panela. Imagine um chuveiro elétrico, onde o fio terra fica em contato com a água, o conceito é o mesmo.

Abraço.
 
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